Separamos cinco dicas de atividades com potencial para renovar as energias e a saúde física e mental no novo ano
Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, pessoas de todo o mundo precisaram se adaptar para encarar os dias com melhor qualidade de vida. As atividades que priorizam o bem-estar físico e mental ganharam espaço na rotina ao longo dos últimos dois anos e devem seguir como prioridade ao longo de 2022.
Neste sentido, a tecnologia está a nosso favor. Existem inúmeros aplicativos que ensinam os primeiros passos para quem quer aprender a meditar ou a praticar exercícios físicos. As atividades ao ar livre também ganham espaço, com o ar puro como um bônus.
Veja cinco tendências de bem-estar para 2022:
Treinamento em grupo
Em meio à pandemia da Covid-19, com as medidas restritivas para conter a transmissão do novo coronavírus, foi necessário se reinventar para praticar atividades físicas. Muitas pessoas adaptaram os treinos para o ambiente de casa.
Agora, com o avanço da vacinação, a expectativa é que os treinos em grupo, em ambientes ao ar livre ou bem arejados, voltem com tudo. Estudos mostram que o convívio com outras pessoas é essencial para a regulação do estresse e as atividades com amigos se tornam uma opção benéfica para o corpo e mente.
Atenção plena
O uso de aplicativos voltados para a saúde mental, com atividades de meditação e atenção plena, aumentou 130% no primeiro trimestre de 2021, em relação a 2020, segundo um levantamento realizado pelo Gympass.
O dado mostra que o isolamento social fez com que as pessoas prestassem mais atenção à saúde emocional, o que deve ser manter em 2022. Cuidar da saúde mental se mostrou tão importante quanto praticar atividade física.
Equipamentos tecnológicos
Enquanto algumas pessoas não veem a hora de retornar de vez às academias, algumas se adaptaram muito bem ao estilo de vida mais recluso, ganhando um incentivo extra com a aquisição de equipamentos esportivos que combinam com essa realidade.
Para 2022, a prática de bike indoor e dos exercícios com a plataforma de exercícios deve ganhar ainda mais força. Os equipamentos não exigem muito espaço para serem guardados e proporcionam resultados satisfatórios.
Com a plataforma é possível fortalecer bíceps, tríceps e fazer agachamentos para definir o bumbum, coxas e panturrilhas.
Stand-up paddle
Em tempos de pandemia, o stand-up paddle se mostrou uma excelente opção para manter o corpo e a mente sãos. Seja em grupo ou acompanhado por amigos, a prática combina atividade física ao ar livre com a garantia de um distanciamento seguro entre as pessoas. Respire fundo, aproveite o sol e renove as energias.
Jejum intermitente
O jejum intermitente é uma estratégia moderna para perder peso fugindo de uma dieta convencional com restrição de calorias. Mas os benefícios vão além da aparência física. Especialistas afirmam que ele ajuda a reduzir inflamações, a pressão arterial, o açúcar no sangue e a resistência à insulina.
Além disso, para de comer por uma parte do dia ou restringir a ingestão de calorias por alguns dias da semana tem o poder de reforçar a imunidade e melhorar o humor e a função cerebral.
Durante o jejum, dê prioridade às proteínas de alta qualidade, às gorduras e óleos saudáveis, aos vegetais de cores diferentes, e às fibras de legumes e grãos internos.
Fonte: Metrópoles