Se você já teve algum problema com uma companhia aérea, provavelmente sabe o tamanho da frustração de quem tinha planos de uma viagem tranquila.
Ninguém gosta de sair de férias (ou até mesmo à trabalho) e ter que lidar com um atraso de voo ou cancelamento. É um pé no saco e nem sempre as empresas te oferecem exatamente o que você tem direito em situações desse tipo.
Mas aí vem a pergunta: você sabe o que você pode exigir das Cias aéreas nesses casos? Sabe quando elas estão cumprindo com a lei? E ainda, sabe como correr atrás dos seus direitos, se necessário? Nesse texto vamos ver tim tim por tim tim tudo o que você precisa saber para não ser passado pra trás! Encontramos uma forma muito legal de descobrir na hora se você tem algum direito contra uma companhia aérea pelo Tomaz.app.
ATRASO DE VOO – DIREITOS
Infelizmente cada vez é mais comum chegarmos no aeroporto e nos depararmos com um atraso de voo. Não só isso desestabiliza completamente a vibe da nossa viagem, como muitas vezes causa real sofrimento!
Quem já passou horas e horas sentados no saguão do aeroporto, às vezes com frio e pagando valores caríssimos para comer um lanche, sabe muito bem como é a sensação de injustiça. Eu já vivi isso mais de uma vez, e sei bem!
Mas a verdade é que nós não somos obrigados a passar por nada disso! Você sabia que a cada hora de atraso de voo a cia aérea é obrigada a te dar uma compensação na hora, no aeroporto, justamente para você não sofrer mais ainda com situação?
Infelizmente nem todas as companhias agem de boa fé, e se aproveitam a falta de conhecimento dos seus passageiros para não ter que pagar o que temos direito. Por isso, anote no seu caderninho para exigir os seus direitos e nunca mais passar por isso!
O que você pode exigir em caso de atraso de voo:
- A partir de 1 hora de atraso: acesso gratuito a comunicação (internet, telefonemas, etc.).
- Depois de 2 horas de atraso: alimentação gratuita (voucher para lanche e bebidas).
- A partir de 4 horas de atraso: hospedagem e transporte gratuitos, do aeroporto ao local de acomodação. Os tribunais brasileiros, neste caso, também podem reconhecer o seu direito ao recebimento de uma indenização por danos morais.
E atenção! Esses direitos são cumulativos, ok? Se seu voo atrasou 3 horas, por exemplo, a cia aérea precisa pagar pela sua internet e alimentação.
CANCELAMENTO DE VOO E OVERBOOKING – DIREITOS
Ahhhh quem aí já ouvir falar do famoso e tenebroso overbooking? Essa prática está sendo cada vez mais usada pelas empresas e pode trazer muita dor de cabeça pra gente.
Se você não conhece: o overbooking é quando a empresa aérea vende mais passagens do que assentos do avião e todo mundo aparece. Resultado? Alguém vai ficar de fora, e pode ser você.
Isso também se chama preterição de embarque, e nesses casos a empresa é obrigada a te reacomodar em um próximo voo ou em outras companhias parceiras para você chegar no seu destino o mais rápido possível. E mais, você também pode pedir:
- Reembolso integral da passagem incluindo taxa de embarque, caso a viagem não faça mais sentido para você;
- Remarcar o voo para outra data e horário que fique melhor para você, sem nenhum custo.
E claro, eles ainda são obrigados a pagar por toda assistência material que já falamos acima (internet, alimentação, hospedagem) se o seu tempo de espera até o próximo voo for longo.
INDENIZAÇÃO POR ATRASO DE VOO
Mas aí você pergunta: “peraí, Thaís, mas eu não tenho direito a uma indenização ou compensação financeira pelos danos sofridos? É só isso?”
Sim, gente! Na maior parte das vezes você pode (e deve!) correr atrás de uma indenização por danos morais, ainda mais a cia aérea se recusar a pagar pelos seus direitos. E mesmo se pagarem! Um atraso de voo pode te custar perder uma reunião importante de trabalho ou perder um passeio que já foi pago da sua viagem, e você não pode sair no prejuízo.
Estima-se que somente em 2017 talvez 12 milhões de passageiros tenham sido prejudicados por atrasos, cancelamentos e remarcações de voos, segundo a ANAC, que reforça ainda que os consumidores podem recorrer à justiça para reaver seus direitos.
O QUE FAZER PARA SABER SE TENHO DIREITO A UMA INDENIZAÇÃO?
Cada caso é um caso, mas na maioria daz vezes você tem direito a uma indenização, sim. Minha dica é acessar o app da Tomaz, idealizado pela Amaral e Cunha Advogados, que pretende revolucionar a relação das pessoas com o direito.
O objetivo do aplicativo é ensinar ao público que a sua relação com a justiça pode ser digital, transparente, ágil e sem qualquer custo antecipado. O processo pode ser iniciado diretamente do seu celular, em apenas incríveis 5 minutos.
Você acessa o site deles, e vai respondendo a poucas perguntas sobre seu caso e sua viagem, tipo, quantas horas seu voo atrasou, se você chegou ao destino final, se a cia aérea já te pagou algo etc. Em seguida ele já vai te dar um “diagnóstico”:
Dali mesmo você já consegue dar seguimento ao processo, sem nenhum custo, e tudo de maneira digital! Como o Tomaz tenta mediar a maior parte dos casos sem precisar chegar ao juíz, na maioria dos casos uma resolução satisfatória pode acontecer em menos de 90 dias!
Você só paga ao final de todo o processo, caso realmente haja uma compensação financeira! Quem me dera conhecer o app antes na minha vida.. haha já teria evitado tanto stress, viu?
MINHA EXPERIÊNCIA
Eu gosto muito dessa abordagem do Tomaz de tentar mediar a situação primeiramente, pois você resolve seu caso muito mais rápido em sem dor de cabeça, sabe? Há anos atrás eu passei por um atraso de voo terrível saindo do Uruguai. Mofei 8hs no aeroporto sem NENHUM auxílio da cia aérea, e ainda era de madrugada!
Na época, era a segunda viagem que eu fazia na vida, não tinha noção nenhuma dos meus direitos e nem do que eu podia fazer. Resultado: dormi no chão do aeroporto com frio, comi um sanduíche caríssimo que paguei no meu bolso, e tive que pagar para ligar para minha mãe (na época nem tinha smartphones rs). Foi sofrido demais e estragou o final da minha viagem…
Quando voltei pro Brasil que fui descobrir tudo o que eu tinha direito, e depois de literalmente 4 ANOS, consegui uma indenização por danos morais no Tribunal de Justiça. Se na época existisse um app assim, talvez eu tivesse concluído esse caso com muito menos stress. Vale a pena conferir!
COMO FORTALECER SEU CASO – DICAS DE DOCUMENTOS
Para finalizar, queria dar uma dicas básicas que aprendi ao longo dos anos, que podem te ajudar a fortalecer seu caso. Afinal, se você vai correr atrás dos seus direitos, você precisa de provas, não é mesmo?
Em caso de atraso de voo, eu sempre tiro foto das telas no aeroporto mostrando a situação do atraso.
Você também pode e deve exigir da cia aérea uma declaração de atraso de voo, que é um documento emitido por eles na hora comprovando o atraso ou cancelamento, contendo seus dados. Muitas empresas enrolam e não querem dar, mas eles são obrigados a emitir.
Guarde toda e qualquer nota fiscal de gastos que você tenha no aeroporto durante o atraso: pagamento por internet, alimentação ou até diárias em hotel e uber, caso eles se recusem a oferecer.
E claro, se você tiver tido qualquer perda por não chegar no destino final no momento esperado, guarde qualquer comprovante: declaração da empresa que você deveria estar em uma reunião, voucher do passeio / hotel pago, tudo mesmo!
Com esses documentos você consegue provar todos os prejuízos materiais e morais que teve, o que facilita muito sua conciliação ou processo judicial!
Se tiverem alguma dúvida sobre como funcionam os serviços da Tomaz, acessem aqui o site deles direto nas perguntas frequentes, que tem tudo explicadinho para você!
Fonte: Guiamundoafora