Homenageada por estrelas como Lady Gaga e Beyoncé e até por personagens como Emily in Paris, Audrey Hepburn, prestes a ser vivida nos cinemas por Rooney Mara, é uma fonte inesgotável de estilo
Em Hollywood, Rooney Mara é a nova Audrey Hepburn – pelo menos no roteiro do novo longa sobre a vida da atriz, dirigido por Luca Guadagnino (Call Me By Your Name) e ainda sem data de estreia. Quase três décadas depois de sua morte, e apenas algumas semanas desde o aniversário de 60 anos do icônico filme Bonequinha de Luxo (1961), o anúncio traz de volta a figura de Audrey Hepburn aos holofotes.
Na realidade, a atriz, que conquistou uma legião de admiradores com seu talento, estilo e filantropia, jamais deixou de ser referência. Sua longa carreira e parcerias ilustres, como a apaixonada amizade que dividiu com o costureiro Hubert de Givenchy, são fonte inesgotável de inspiração.
Em tapetes vermelhos, clipes, filmes, séries e campanhas, o legado estético de Audrey Hepburn é constantemente revisitado por ídolos e ícones do século 21.
Aqui, relembramos cinco vezes em que a diva hollywoodiana inspirou outras celebridades e momentos fashion:
Lily Collins, em Emily in Paris
Alguns fãs poderiam jurar que a atriz que interpretou a atrapalhada (mas bem-intencionada) Emily Cooper no sucesso da Netflix, Emily in Paris, que já foi renovada para uma 3ª e 4ª temporada, seria escalada para interpretar Audrey Hepburn no novo longa.
O estilo pessoal de Collins é famoso por seu lado lady-like, que lembra o de Audrey. Ainda assim, foi a personagem de Lily, Emily, a protagonizar um momento muito inspirado pela atriz da Era de Ouro de Hollywood.
A visita de Emily à Opéra Garnier, em Paris, com um vestido preto e um acessório delicado na cabeça (escolhas da figurinista Patricia Field, conhecida por seu trabalho em Sex & The City e O Diabo Veste Prada) foi uma referência direta à uma das cenas de Hepburn no filme Cinderela em Paris (1957). No original, o figurino de Audrey foi obra conjunta de Edith Head e Hubert de Givenchy.
Lady Gaga e o colar milionário da Tiffany & Co.
Poucas horas antes de receber de ser premiada por Melhor Trilha Sonora Original em Nasce uma Estrela (2018), com o sucesso “Shallow”, Lady Gaga chegou ao tapete vermelho dos Oscars em 2019 com um look que parou a internet.
A artista optou por um combo de vestido preto e luvas longas, ambos assinados pela grife Alexander McQueen, mais um penteado preso elegante com franja em destaque, evocando Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly nas primeiras cenas de Bonequinha de Luxo (1961). Ainda mais impressionante foi a escolha da joia: um colar da Tiffany & Co. avaliado em 30 milhões de dólares.
A peça conta com um diamante amarelo (batizado de Diamante Tiffany) de 128.54 quilates comprado na África do Sul em 1878 pelo próprio fundador da casa, Charles Tiffany. Antes de Gaga, apenas duas outras mulheres tiveram a oportunidade de ostentar a pedra: a socialite Mary Whitehouse, em um baile em 1957, e a própria Audrey Hepburn, durante as divulgações do longa.
O retorno do diamante Tiffany com Beyoncé
Dois anos depois do tapete vermelho com Lady Gaga, o diamante Tiffany a gerar comentários entusiasmados nas redes ao enfeitar o pescoço da cantora Beyoncé, que se tornou a primeira mulher negra a usar a pedra.
Com o marido, o rapper e produtor musical Jay-Z, e um quadro do artista Jean-Michel Basquiat, a artista participou da campanha “About Love”, da Tiffany & Co., e não perdeu a oportunidade de evocar o visual de Audrey Hepburn no clássico “Bonequinha de Luxo”.
Um vestido preto e luvas de ópera completaram o look, além de um penteado levemente bagunçado, com o tipo de elegância despretensiosa que Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, ajudou a popularizar nos últimos anos.
Ainda assim, essa não foi a primeira vez que Beyoncé evocou de Miss Hepburn. Em 2011, ela já havia trazido elementos do visual da atriz para o clipe de sua música Countdown.
Kendall Jenner no MET Gala 2021
Para a edição de 2021 do Met Gala, um dos eventos anuais mais importantes da moda, a modelo Kendall Jenner escolheu, ao lado de Matthew M. Williams, diretor-criativo da Givenchy, homenagear Audrey Hepburn com seu look adornado por pedrarias.
A ideia surgiu da amizade profunda que a atriz cultivou com o costureiro com Hubert de Givenchy, de quem também foi musa, até falecer em 1993.
O vestido de Jenner, criado pela Givenchy, entretanto, não pegou inspiração de uma das criações do estilista para Audrey. A fonte foi um figurino assinado por Cecil Beaton para ser usado em My Fair Lady (1964), em que Hepburn interpretou a divertida Eliza Doolittle.
Kim Kardashian em ensaio futurista
Assim como a irmã mais nova, Kim Kardashian já havia referenciava o visual atemporal de Audrey Hepburn.
Em 2015, em um dos momentos fashion mais inesperados na década passada, a socialite passeou de bicicleta com um look preto e gola alta, rabo de cavalo e franja, em muita sintonia com as modas de Audrey em Cinderela em Paris. Tudo para um ensaio futurista do energético Hype.
Kim não esconde seu amor pelos ícones glamorosos dos anos 50 e 60, tendo como referências pessoais Jackie O e Elizabeth Taylor, além da própria senhorita Hepburn.
Fonte: Vogue