Os profissionais dão conselhos certeiros para comer melhor e criar hábitos saudáveis no novo ano

Quer você faça ou não metas para o Ano Novo, janeiro costuma ser um mês para focar em melhorar os nossos hábitos e (espero) dizer adeus a alguns dos maus. Enquanto no passado o primeiro dia do ano normalmente trazia consigo uma enxurrada de produtos e dietas que prometiam ajudar a “mudar o peso do Natal”, felizmente esse tipo de pensamento ultrapassado está ficando para trás. Agora, a ideia é fazer escolhas saudáveis que pareçam certas para cada um, que melhorem a maneira como vivemos e como nos sentimos em relação a nós mesmos, independente do peso e desconstruindo padrões.

Se alimentar de forma saudável, claro, é um fator decisivo para nos sentirmos bem. Como e o que comemos impacta na maneira na qual nos sentimos – além de beber muita água, um dos principais pontos de partida. Por isso, a Vogue pediu para que três top nutricionistas compartilhassem os seus conselhos de especialistas para melhorarmos a forma como nos alimentamos em 2022. Confira!

Não faça detox

“Diversas pesquisas já mostraram que ‘desintoxicar’ e fazer dietas restritivas de calorias não funciona. Ao invés de tentar soluções radicais para perder peso, se afaste de alimentos que não são saudáveis e substitua-os por comidas frescas e não industrializadas. Faça três refeições por dia que sejam compostas de: proteína magra (um quarto do prato), carboidratos complexos (um quarto do prato) e uma variedade de vegetais (metade do prato)”, aconselha a nutricionista Rosemary Ferguson.

Tenha uma mentalidade consistente

Na mesma linha, procure começar a construir hábitos saudáveis que você possa manter de forma consistente ao longo do ano, aconselha a terapeuta nutricional Eve Kalinik. “Não fique tentado a recorrer a ideias extremas, isso atrapalha o metabolismo a longo prazo”, diz ela. “Meu principal conselho é ter consistência.”

Rhian Stephenson, nutricionista, naturopata e fundadora da empresa de soluções nutricionais Artah, concorda, enfatizando que a consistência é o caminho mais eficaz para se sentir bem. “Existem alguns conceitos básicos que, muitas vezes, atrapalham isso”, acrescenta ela. “Uma dessas concepções equivocadas que mais ouço é a noção de que precisamos ‘começar de novo na segunda-feira’, um pensamento que, geralmente, é seguido de uma indulgência não planejada no meio da semana. A percepção de quem tem essa ideia é de que os seus esforços estão arruinados por conta disso e, então, eles farão uma pausa na rotina saudável e começarão novamente apenas na próxima segunda-feira.”

Stephenson diz que essa mentalidade costuma levar à dieta ioiô e ao estresse, culpa e frustração que, em geral, tendem a acompanhá-la. Ao invés de agir dessa forma, se você sair e fizer uma refeição pouco saudável, coma bem no dia seguinte. “Não jogue a toalha e deixe que isso se transforme em cinco dias de alimentos não saudáveis seguidos de uma restrição”, diz ela.

Coma fibras

“Aumente o consumo de fibras em sua dieta incluindo uma grande diversidade de frutas e vegetais na alimentação”, diz Ferguson. Ela recomenda ter como objetivo consumir uma variedade de cores diferentes do arco-íris em seu prato, e tentar ingerir de oito a 10 porções por dia desses alimentos.

Coma de acordo com a temporada

Pode ser útil modificar o seu cardápio de acordo com a estação. “Troque as saladas frias e pratos refrescantes por receitas quentes e, os smoothies, por sopas no inverno”, aconselha Stephenson. A mesma ideia vale para o verão. Essa também é uma boa maneira de consumir mais produtos frescos, orgânicos e sazonais.

Planeje a sua alimentação com antecedência

“Arrase na sua preparação”, diz Stephenson. “Seja fazendo um pequeno planejamento das refeições ou encontrando ideias inspiradoras de receitas saudáveis para te ajudar a manter sua nutrição, é importante se preparar para ter sucesso.” Adote planos de refeições criados por nutricionistas e pesquise por receitas diárias fáceis, além de criar uma lista de compras inteligente, o que torna o processo de comer saudável mais simples – mesmo para quem vive um estilo de vida agitado.

Mexa-se!

Esta dica pode não estar diretamente relacionada à sua dieta, mas um pouco de movimento a cada dia é fundamental para equilibrar os níveis de açúcar no sangue e ajudar a balancear o hormônio leptina, que controla nosso apetite, explica Ferguson. “O exercício é muito importante não apenas para o controle do peso ou pela tonificação ​​muscular, mas para equilibrar nosso ciclo hormonal”, completa ela.

 

Fonte: Vogue