Apesar de quase todas as cidades terem cancelado a folia, o feriado de Carnaval 2022 está confirmado.
Veja quais são as melhores viagens de Carnaval 2022: onde fugir da superlotação e curtir o feriadão mais longo do primeiro semestre.
A Bóia explica:
- Carnaval 2002 é um feriadão de 4 a 5 dias
- Véspera de feriado: sexta 25 de fevereiro
- Feriadão: sábado 26 a terça 1º ou quarta 2 de março
Carnaval 2022 em praias sem muvuca
Encontrar uma praia sem superlotação é bastante difícil no Carnaval. Um feriadão de 4/5 dias, fechando o verão, sempre leva as multidões a todas as praias próximas a capitais.
Para um Carnaval na praia sem muvuca, a saída é procurar uma praia distante dos grandes centros.
Aqui vão 5 praias à prova de superlotação até mesmo no Carnaval (veja detalhes de acesso e hospedagem clicando nos links)
Carnaval 2022 no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro tem intenção de manter o desfile das escolas de samba em 2022. Mas até a última hora o desfile pode ser cancelado.
O Carnaval de rua ainda não vai acontecer como era antes da pandemia. Provavelmente vão pipocar blocos clandestinos pela cidade. Fale-se também na criação de espaços controlados para o desfile, onde os participantes possam comprovar vacinação.
Carnaval à parte, o Rio de Janeiro vai funcionar normalmente no feriado: praias, atrações, restaurantes. Como boa parte da população viaja nessa época, o Rio é um ótimo destino para curtir o feriado de Carnaval – mesmo (ou sobretudo!) sem carnaval de rua.
Carnaval 2022 em capitais nordestinas
As capitais litorâneas do Nordeste sempre são ótimas alternativas aos vilarejos de praia, que ficam superlotados.
Como tudo funciona e muitos moradores saem da cidade, o acréscimo de turistas no Carnaval não provoca confusão.
Em 2022, até mesmo Salvador e Recife, que em anos normais ficam inviáveis para quem não curte carnaval, este ano estarão relativamente tranquilas, já que o carnaval oficial de rua foi cancelado.
Carnaval 2022 nas serras
Ainda que se situem próximas a grandes capitais, cidades de serra são um pouco menos procuradas do que as praias.
Para um descanso à prova de stress, procure pousadas de chalés individuais.
Serra paulista e sul de Minas
Saindo de São Paulo, priviegie lugares menores como São Bento do Sapucaí (190 km de São Paulo), São Francisco Xavier (150 km de São Paulo), Santo Antônio do Pinhal (175 km de São Paulo), Gonçalves (210 km de São Paulo) e Cunha (230 km de São Paulo).
Caso você escolha um dos destinos mais procurados, como Campos do Jordão (180 km de São Paulo) ou Monte Verde (170 km de São Paulo), porém, evite a muvuca do centrinho. Escolha restaurantes ao ar livre, em horários com pouco movimento (entre 16h e 19h, por exemplo).
Serra Fluminense
Na Serra Fluminense, pousadas com chalés individuais são o padrão fora dos centrinhos. Pense em Visconde de Mauá (200 km do Rio), nos arredores de Petrópolis (180 km) e Penedo.
Serra Catarinense
A Serra Catarinense certamente estará menos lotada que o litoral. Há muitas atividades ao ar livre, para fazer em passeios privativos, em Urubici e também em Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro).
Serra Gaúcha
Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, vai estar em plena vindima — a época da colheita das uvas. Você vai encontrar uvas maduras em alguns vinhedos e vai poder participar da pisa simbólica de uvas em algumas vinícolas.
Destinos-curinga
Identificamos 6 lugares que servem como destinos-curinga: valem a viagem em qualquer feriadão, mesmo os de 3 dias, em qualquer época do ano. Dois deles já estão indicados acima (Rio de Janeiro e Bento Gonçalves). Veja os outros 4.
Em São Paulo e Curitiba você vai aproveitar preços de hotel mais em conta (por causa da ausência de viajantes a negócio).
Fora de capitais
Foz do Iguaçu fica cheia, mas não hiperlotada como os destinos mais procurados de praia e serra.
A viagem ao exterior que cabe em todos os feriados – sobretudo nos de 4 dias – é Buenos Aires. O Carnaval é feriado em Buenos Aires, mas as atrações turísticas funcionam.
Fonte: Viajenaviagem