Preciso começar dizendo que esta receita pode parecer muito simples, e de fato é, mas não se engane, porque ela é também surpreendente, deliciosa, elegante e leve. A base do molho como o título já avisa é um pesto preparado com muito espinafre cru (olá nutrientes!!), e por isso esta cor linda e vibrante.
Esta massa é um verdadeiro coquetel de saúde, já que o espinafre é um vegetal rico em nutrientes com muitas propriedades benéficas à nossa saúde, e pode ser também um belo truque para acrescentar mais cálcio, ferro e fibras na alimentação dos pequenos, que podem torcer o nariz para as folhas mas podem gostar da ideia de comer um molho verde do Hulk…(sim, já usei deste artifício em casa para fazer a Oli comer espinafre). Eu aprendi esta receita certa vez em um workshop de queijos frescos que fiz em Nova York (lá ela era servida com uma baita burrata por cima) e desde então ela virou uma queridinha lá em casa. Outro ponto muito positivo desta massa é que ela é bastante versátil, podendo ser servida junto a carne vermelha, aves ou peixes. Também é uma receita super prática e rapidinha de preparar porque o molho é cru, feito todo no processador (ou no pilão se você tiver tempo e quiser praticar uma espécie de terapia). No meu caso como eu queria algo mais leve para o almoço daquele sábado quente e ensolarado apenas caprichei no queijo ralado, nas avelãs tostadas que acompanham e ainda acrescentei umas lascas de queijo de cabra cremoso. Este prato com uma taça de vinho rosé foi tudo de lindo!!
MASSA AO MOLHO PESTO DE ESPINAFRE
(serve 4 pessoas)
Ingredientes:
- 300g de massa curta da sua preferência
- 1 maço de espinafre* (somente as folhas)
- 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
- 2 dentes de alho descascados
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1/2 xícara (chá) de azeite extra
- 100g de avelãs
- sal a gosto
- queijo de cabra tipo boursin (opcional)
Modo de Preparo:
Lave bem as folhas de espinafre (* se encontrar espinafre baby no mercado o molho ficará melhor ainda pois as folhas são mais macias e menos fibrosas) e de manjericão, seque com papel absorvente e reserve. Coloque a massa para cozinhar até o ponto al dente. Em um processador ou liquidificador junte o espinafre, o manjericão, o queijo parmesão ralado, um punhado de avelãs, os dentes de alho, todo o azeite e bata até obter uma pasta bem grossa. Tome cuidado para não bater demais pois caso contrário o molho ficará muito ralo e queremos que ele fique consistente para grudar bem na massa. Prove o sal e se achar necessário acrescente mais. Esmague as avelãs restantes grosseiramente com a lâmina de uma faca. Aqueça uma frigideira e coloque as avelãs para tostar, mas apenas até ganharem uma cor caramelo claro pois e passarem do ponto podem amargar. Quando a massa estiver bem quente escorra-a reservando 2 dedos de água quente para acrescentar na massa. Coloque o molho pronto imediatamente sobre a massa e misture bem, adicionando aos poucos a água quente reservada do cozimento. Sirva em seguida com lascas de queijo de cabra, as avelãs tostadas, algumas folhinhas de manjericão e mais queijo ralado por cima.
Bom Apetite!
Fonte: Figosefunghis