Falta de hidratação, contato frequente com produtos químicos, má alimentação… Tudo isso pode contribuir para o ressecamento das unhas. Reunimos produtos para ajudar você a tratá-las.

Vários fatores podem culminar no ressecamento das unhas. Deixar o esmalte por muito tempo, falta de hidratação, má alimentação e até manuseio de produtos químicos podem deixar essa parte do corpo mais quebradiça e frágil.

“O álcool em gel e outros produtos à base de álcool, como removedores de esmalte com acetona e produtos de limpeza, podem causar desidratação e ressecamento das unhas, que se tornam mais frágeis, e das cutículas, que adquirem um aspecto esbranquiçado e apresentam pontas de pele solta”, afirma a dermatologista Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Se você passar por essa situação, basta adotar alguns cuidados que ajudam a contornar o ressecamento e fortalecer essas estruturas, através de cosméticos específicos para isso. “A hidratação das unhas pode ser realizada juntamente com a hidratação das mãos com um produto específico para essa finalidade, que deve ter uma formulação rica em óleos que evitam a perda de água”, explica Patrícia.

“O ideal é aplicar o produto sempre após a higienização das mãos, mas, se não for possível realizar a hidratação com tanta frequência, recomendo utilizar o produto, no mínimo, duas vezes ao dia”, diz.

As unhas e cutículas também podem ser hidratadas com produtos específicos para essa finalidade, como as ceras nutritivas. Outro cuidado importante também é evitar deixar esmaltes por longos períodos de tempo, pois o produto também pode contribuir para o ressecamento da região.

“Na hora de tirar o esmalte, opte por produtos sem álcool e evite usar a acetona, que também pode causar desidratação. E, após tirar o esmalte, lave bem as mãos para retirar o excesso do removedor e hidrate as unhas na sequência”, completa a médica. Evite ainda a exposição prolongada e sem proteção à produtos químicos através do uso de luvas.

No entanto, se mesmo seguindo os cuidados acima suas unhas ainda permanecem quebradiças e ressecadas, pode ser interessante consultar um dermatologista para descobrir a causa do problema. “Mudanças na coloração, formato e textura das unhas podem ser sinal de que você não está se alimentando como deveria ou que você está sofrendo de doenças mais sérias. Por isso, é sempre importante ficar atento a essa estrutura queratinosa na ponta dos dedos, que deve permanecer forte, transparente e lisa”, finaliza.

Fonte: Revista Marie Claire11