As rotinas minimalistas de skincare tem conquistado muita gente. Mas entender qual rotina é a ideal para o seu tipo de pele pode ser um desafio. Consultamos um especialista para simplificar tudo
As rotinas de skincare foram ficando mais intensas e mais complexas com o passar do tempo, chegando a 10, 12 passos, com produtos com texturas e fórmulas muito elaboradas e um investimento muiti alto. O que pode significar um grande desafio tanto para iniciantes quanto para quem não tem muito tempo disponível. Isso sem falar nas restrições financeiras. A boa notícia? As rotinas simplificadas, com uma ordem de produtos clara e concisa são o reflexo da nova era do skincare.
Depois de crescer dia após dia, somando camada por camada de hidratantes, séruns, máscaras, óleos, produtos para os olhos, brumas, loções e muito, muito mais – manter a rotina diariamente, com a dedicação que o cuidado com a pele exige, se tornou uma atividade pouco possível.
Na prática, além do tempo escasso, a vida pós-pandemia pede, ainda mais, por ações mais rápidas e com efeitos mais intensos. Mas como encontrar essa fórmula mágica, com produtos que funcionam especialmente para você? A médica especializada em dermatologia Gabriela Cesario nos ajuda a simplificar os processos, com produtos para peles secas, oleosas e mistas (em um recorte generalizado, sem levar em conta todas as variações possíveis dentro de cada categoria) – e ainda sugerimos produtos adequados para cada situação.
Peles secas
Se você sofre com a pele seca, as primeiras recomendações são para ficar longe de listas de ingredientes com grande quantidade de álcool. Além disso, a coexistência entre o hidratante e a limpeza deve ser balanceada, por isso, priorize lavar o rosto com sabonete hipoalergênico, sem parabenos, álcool e com ativos hidratantes como a Vitamina E. Finalize a limpeza com água micelar e aplique um creme facial de textura densa à base de pantenol, ceramidas, glicerina, vitamina C e manteiga de karité.
Peles oleosas
Peles oleosas quase sempre exigem cuidados redobrados, principalmente nos processos de limpeza. Por isso, a dermatolgosita reforça que é indispensável utilizar um sabonete específico para esse tipo de pele. Tônicos adstringentes e vitamina C com textura de sérum ou gel também podem ser boas pedidas. Finalizando a rotina de skincare com o uso de um protetor solar de toque seco.
Peles mistas
A indicação principal é apostar em sabonetes líquidos ou em gel, de fórmula neutra, para desobstruir os poros e controlar a oleosidade que geralmente aparece da zona T. Como esse tipo de pele tem uma área oleosa e outra mais seca, invista em um creme facial com ácido hialurônico para equilibrar essas características. Por fim, aplique o filtro solar com FPS alto para proteção da pele dos raios solares e poluição.
Fonte: Revista Marie Claire