De protesto feminista à moda agênero, selecionamos cinco looks que trouxeram significado como forma de expressão através da roupa para o tapete vermelho do evento

A cerimônia de premiação do cinema mais aguardada do ano, o Oscar, sempre gera expectativas para o red carpet. As celebridades usam este momento tão importante da dramaturgia para se manifestarem através da roupa.  A moda é vista como uma forma de ressignificar a comunicação entre as pessoas e para os artistas, a preferência de poder passar uma mensagem através da sua vestimenta diz mais do que simplesmente o estilista que você está usando naquela noite.

De protesto feminista à moda agênero, selecionamos cinco looks que trouxeram mensagens poderosas para o tapete vermelho do evento. Confira a seguir:

A atriz Natalie Portman, na cerimônia do Oscar de 2020, fez uma homenagem às diretoras esnobadas na premiação, colocando seus nomes bordados na capa que estava usando, como uma forma de manifestação política de sororidade e protesto feminista. O ato repercutiu pelas redes sociais como uma resposta à discussão que viralizou na internet por apenas homens serem anunciados aos indicados para o prêmio de “Melhor Direção”. Natalie se voltou para apoiar diretoras mulheres da indústria cinematográfica.

Vestindo a alta-costura da Dior, o bordado da capa enaltecia grandes nomes, entre eles Greta Gerwig, Lulu Wang e Lorene Scafaria. “Eu quis homenagear as mulheres que não foram reconhecidas pelo trabalho incrível que fizeram este ano”, contou em entrevista direto do tapete vermelho.Oscar 2022 (Foto: Natalie Portman premiação do Oscar 2020)

SAOIRSE RONAN

Na premiação também de 2020, outro destaque: a atriz Saoirse Ronan em um vestido Gucci, produzido utilizando o mesmo tecido do último modelo que usou no BAFTA. Com um viés sustentável, a ideia da atriz e do diretor criativo da marca, Alessandro Michele, foi a do reaproveitamento de materiais. Como detalhe, preso em seu Oscar estava um broche de abelha Gucci High Jewellery.Oscar 2022  (Foto: Saoirse Ronan veste Gucci )

MARGOT ROBBIE 

Margot Robbie também levantou a bandeira da sustentabilidade no red carpet e usou um look Vintage Chanel, do ano de 1994. Há uma jóia no vestido – uma pedra lápis-lazúli circular, com ouro e pérolas com uma borla de pérola – esse é um ponto focal. O vestido de chiffon, com bustiê e sem alças, com uma saia esvoaçante e tiras também de chiffon nos braços, apostando também na tendência da volta da era dos anos 90 naquele ano.Oscar 2022 (Foto: Margot Robbie veste Chanel Vintage )

RUTH NEGGA

Indicada ao Oscar de “Melhor Atriz” em 2017, Ruth Negga fez protesto contra o ex-presidente Trump no red carpet. A atriz usou uma fita azul no vestido feito sob medida da Valentino, em apoio a Instituição American Civil Liberties Union, contra as ideias racistas de Trump e seus diálogos contra os direitos dos imigrantes.Oscar 2022 (Foto: Ruth Negga faz ato político no Oscar 2017)

BILLY PORTER

Oscar 2022 (Foto: Billy Porter Oscar 2019)

A fim de revolucionar o red carpet com uma crítica social, em 2019, Billy Porter usou um vestido ao invés de um smoking, desafiando as normas da moda. A criação personalizada do estilista Christian Siriano incluiu uma jaqueta de smoking bem ajustada por cima de um vestido de veludo sem alças com saia completa.

Para o ator e cantor, a escolha foi profundamente pessoal e refletia sobre como chegar a um acordo com sua identidade queer e como suas escolhas de moda se tornaram uma ferramenta poderosa para auto expressão e representação. “Queríamos jogar entre o masculino e o feminino. Esse visual foi interessante porque não é drag. Não sou uma drag queen, sou um homem de vestido”, disse Porter em entrevista para a Vogue.

Fonte: Vogue Globo