Sites gratuitos oferecem diversas opções para melhorar produtividade e aumentar eficiência nos estudos online; veja como

Plataformas como o Google Acadêmico, MindMeister, Forest e Brainly são alguns exemplos de serviços que prometem ajudar quem estuda online ou faz aulas de Educação a Distância (EAD). As ferramentas grátis ajudam a memorizar conteúdos e têm até acervos com artigos e textos acadêmicos. Esses recursos podem ser úteis para estudantes que estão nas escolas, no pré-vestibular ou em faculdades espalhadas por todo o Brasil. A seguir, o TechTudoseparou uma lista com sites que podem ajudar a aumentar a eficiência dos estudantes.

1. Faça mapas mentais online

Desenvolver mapas mentais contribui para compreender um assunto com mais facilidade, além de viabilizar um maior armazenamento das informações. O mapa mental pode ser usado para estudar um assunto amplo e permite que sejam feitos resumos de conteúdos extensos com eficiência. Diversas plataformas, como GoConqr, Coogle e Gliffy, estão disponíveis na Internet para que estudantes criem seus materiais.

Outra opção é o MindMeister, um site que permite estabelecer tópicos e ligações com o assunto principal para fazer o resumo de determinada temática. Além de mapas mentais, é possível escolher outras apresentações visuais, como listas e organograma. Cada balão permite que seja adicionado um link, comentário, notas ou algum anexo para facilitar durante os estudos.

2. Use flashcards para memorizar conteúdos

Quando é necessário memorizar vários conteúdos é importante utilizar métodos que permitam fazer isso de forma prática. O flashcard é um cartão que contém perguntas ou palavras-chave de um lado e repostas ou conceitos do outro, uma técnica que facilita a memorização e se mostra eficiente para quem quer decorar termos, nomenclaturas e siglas para fazer uma prova, por exemplo.

Uma plataforma para fazer flashcards gratuitos é o GoConqr. O site também permite montar mapas mentais, slides, notas, quiz e fluxogramas. Ao clicar em “Mapa Mental”, uma nova página mostra dois cartões. Em um, coloque a pergunta ou a palavra-chave. No outro, insira a resposta ou o conceito. Depois disso, é possível personalizar como quiser para treinar o assunto estudado.

3. Avalie o progresso do aprendizado em sites de respostas

Quem está estudando para concursos como o Enem, por exemplo, é bastante interessante avaliar qual é o progresso do aprendizado até o momento. Para isso, existem sites de respostas que auxiliam no processo e são aliados nas sessões de estudos, além de permitir estudar online grátis.

Um exemplo é o Brainly, serviço que permite visualizar respostas em diversas áreas do conhecimento e possibilita a interação entre professores e alunos. Outras plataformas específicas são o Qconcursos, voltada preferencialmente para concursos, e o Questões Enem, destinado aos estudantes que estão se preparando para o vestibular.

4. Use extensões para navegador que ajudam a manter o foco

Estudar online contribui para que sejam acessados sites que dispersam a atenção e dificultam o momento de foco. Utilizar extensões para navegador pode ajudar a manter a concentração e aumentar a produtividade durante os estudos.

O Forest é uma boa alternativa. Com a ferramenta, é possível estabelecer períodos de foco total, bloquear sites para evitar distrações e ganhar recompensas quando o tempo é cumprido pelo usuário. Outra extensão prática e eficiente é o Todoist, que possibilita fazer listas de tarefas, organizar os estudos e facilitar a visualização do que é preciso fazer no dia.

5. Pesquise artigos acadêmicos em plataformas especializadas

Para os estudantes do ensino superior, muitas vezes é preciso consultar artigos científicos para aprender algum assunto, participar das aulas com maior compreensão e debater determinadas temáticas. Plataformas como o Google Acadêmico são ótimas páginas de pesquisa para encontrar materiais acadêmicos.

No Google Acadêmico é possível filtrar a pesquisa por data, relevância e idioma. Para agilizar a procura de artigos, basta salvar os artigos para consulta na aba “Minha biblioteca”. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a plataforma SciELO (https://www.scielo.br/) também apresentam artigos acadêmicos que podem auxiliar nos estudos online.

6. Armazene as anotações das aulas em nuvem

Ao assistir às aulas online, vários alunos consideram mais ágil fazer anotações digitais em plataformas que permitem colocar textos, links e imagens. Atitudes como armazenar lembretes das aulas em nuvem possibilita que não sejam perdidas e, ao organizar em pastas, contribui na organização dos conteúdos revisados.

O Evernote e o Google Docs são plataformas de texto online que permitem que sejam feitas anotações rápidas e eficazes. É possível armazenar os documentos digitais nas nuvens para consultar quando quiser com praticidade.

7. Organize os trabalhos em grupo com ferramentas de gestão de projetos

Trabalhos em grupo no formato online podem ser organizados por intermédio de ferramentas especificas para gestão de projetos. Com elas, é possível relembrar tarefas a serem feitas e como executá-las. Um exemplo de ferramenta de gestão de projetos é o Trello. A plataforma permite fazer quadros usando o método kanban.. Outras alternativas são as plataformas Asana e ClickUp

Fonte: TechTudo