Endereço icônico da capital federal, o MAB receberá palestras sobre sustentabilidade, dentro de uma programação que segue até o fim do ano
Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília Foto: Agência Brasília
As próximas semanas prometem uma programação movimentada no Museu de Arte de Brasília (MAB), endereço prestigiado da capital federal. O espaço, que junto com a Concha Acústica faz parte do Complexo Cultural Beira Lago, receberá muitas atividades em diferentes etapas até o fim do ano. As visitações guiadas às exposições dão start à programação, que também inclui aulas gratuitas para todas as idades, palestras sobre sustentabilidade e feiras colaborativas gratuitas, além de lojinhas de souvenirs e vending machines que estarão no local. O intuito do projeto é dar visibilidade ao museu, que estava fechado desde 2007 e foi reinaugurado em abril de 2021, no aniversário da cidade.
Entre os principais destaques da programação estão as aulas e oficinas voltadas para o compartilhamento de experiências e qualificação profissional. Ao todo, serão mais de 156 horas de ações formativas, com temas como história da arte antiga e moderna, introdução ao desenho, corpo e movimento, introdução a DJ, entre outros assuntos que prometem animar quem não perde uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o universo da cultura. As aulas serão independentes e ocorrerão aos sábados e domingos. Ou seja, quem se interessar pode assistir a uma só, ou várias. Para se inscrever, basta entrar em contato por telefone, mas a quantidade de vagas é limitada.
Feiras, palestras e visitações guiadas
Outra parte da programação que promete são as feiras colaborativas, que terão as datas divulgadas posteriormente. Cada uma delas ganhará um tema: artesanato, literatura, moda e gastronomia, como ocorreu na inauguração do projeto Complexo Cultural Beira Lago, em 2021. Em cada encontro temático, haverá 10 estandes com expositores.
As visitações guiadas às exposições, que têm curadoria do próprio MAB, serão entre quarta a segunda-feira, de 9h às 21h, até o fim de dezembro deste ano. A programação do projeto também inclui visitas direcionadas a alunos de instituições públicas e particulares do Distrito Federal, para aproximá-los das ideias de cultura, criatividade, inovação e tecnologia. As palestras sobre sustentabilidade, por sua vez, serão quatro.
Sobre o projeto
O projeto Complexo Cultural Beira Lago, na qual o MAB está inserido, é uma iniciativa da associação Amigos do Futuro em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF). Em 2021, a iniciativa reuniu feiras colaborativas temáticas e aulas no MAB, além de uma programação de filmes na Concha Acústica. O objetivo é fomentar e incentivar a cultura no quadradinho brasiliense, além de dar visibilidade a esses dois endereços importantes da cidade.
Serviço:
Programação no MAB
Onde: SHTN, trecho 01, projeto Orla polo 03, Lote 05, Brasília, DF
Atividades formativas:
02/04 – História da Arte no Brasil
09/04 – Arte e Tecnologia
Introdução a DJ
23 de abril, 21 de maio, 04 de junho, 09 de julho, 13 de agosto e 19 de novembro
Introdução à Fotografia
30 de abril, 28 de maio, 11 de junho, 16 de julho, 20 de agosto e 20 de novembro
Fundamentos da Linguagem Visual
07 de maio, 27 de agosto, 22 de outubro e 27 de novembro
Corpo e movimento
14 de maio, 03 de setembro, 29 de outubro e 03 de dezembro
História da Arte Antiga
18 de junho, 10 de setembro, 26 de novembro e 17 de dezembro
História da Arte Moderna
25 de junho e 17 de setembro
Introdução à Escultura
02 de julho, 24 de setembro e 05 de novembro
Introdução à Pintura
23 de julho e 15 de outubro
História da Arte no Brasil
30 de julho
Arte e Tecnologia
06 de agosto
Introdução ao Desenho
01 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro
Introdução à Gravura
08 de outubro
Horário das atividades formativas: 9h às 13h (4 horas/aula)
Telefone para inscrições: 99246-3245
Palestras sobre sustentabilidade:
07/04 – Sustentabilidade – 12h a 13h
30/04 – Sustentabilidade – 12h a 13h
28/05 – Sustentabilidade – 12h a 13h
Fonte: Divulgação