A capital mundial da música clássica tem locais incríveis pra você conhecer! Selecionamos 17 atrações principais de Viena pra incluir no seu roteiro. Confira!
A capital da Áustria é uma das mais belas cidades de toda Europa. Cheia de belas e antigas construções, igrejas, parques. Há em Viena pontos turísticos de sobra para visitar.
E o melhor, é que tem muito o que fazer em Viena para todo tipo de visitante. Por exemplo, se você gosta de arte e música, a cidade tem inúmeros museus sobre o assunto. Afinal, é mundialmente conhecida como a cidade da música.
Viena é um bom destino também para quem gosta de catedrais, palácios e castelos, ou então parques e passeios ao ar livre. Em resumo, uma ótima opção de viagem! E para você não ficar perdido com tantas escolhas, separamos aqui alguns dos principais pontos turisticos de Viena.
Viena pontos turísticos – Palácios, Igrejas e Catedrais
Viena é maravilhosa para quem gosta de história. A cidade foi capital do Império Austro-Húngaro e casa da poderosa dinastia dos Habsburgos.
Por isso, você vai encontrar belas e gigantes construções. O que não falta é opulência para mostrar o poder dos imperadores. E, depois da Segunda Guerra Mundial, a cidade ainda ganhou modernidade e muitos pontos turísticos passaram por reformas e restaurações.
Hofburg
O Palácio Imperial de Hofburg é um dos melhores pontos turísticos de Viena. Foi construído no século 13 e era a residência oficial dos imperadores e centro de poder do império.
Aliás, foi lá onde nasceram Maria Antonieta e a Imperatriz Maria Teresa, entre outros Habsburgos famosos. Atualmente, o palácio é a residência oficial e local de trabalho do presidente da Áustria. É um dos principais pontos turísticos de Viena.
Hofburg é, na verdade, um enorme complexo. É lá onde fica, por exemplo, o Museu da Sisi (como é conhecida a imperatriz Elisabeth), cuja entrada está incluída no ingresso geral. O complexo do palácio também abriga a belíssima Biblioteca Nacional Austríaca.
Infelizmente, é proibido tirar fotos em muitas das salas da área interna do Hofburg. Há visitas guiadas em inglês e alemão e audioguias gratuitos em 13 línguas, inclusive espanhol – mas não em português ;(
Preços e horário de funcionamento:
O horário de visitação é das 9h às 17h30 ou até 18h, dependendo da época do ano. O ingresso para adultos custa 15 euros.

Palácio Schönbrunn
A residência de verão da família imperial é um dos lugares mais lindos de Viena. Não deixe de visitar. O interior do palácio barroco é luxuoso, em estilo rococó, e o exterior não deixa a desejar.
O palácio é cercado por jardins, fontes, um labirinto e inúmeras atrações. Suba até a Gloriette para ter uma vista imperdível de Viena.
Dentro da área aberta do palácio você também poderá visitar o zoológico de Viena, o mais antigo ainda em operação do mundo. O zoológico e outras atrações específicas, como o labirinto, são pagos, mas as áreas abertas dos jardins do Schönbrunn são gratuitas.
Preços e horário de funcionamento:
Há diversos tipos de ingressos diferentes, dependendo do quanto você quer conhecer. Para adultos, você pode comprar entradas a partir de 16 euros.
O horário de visitação do palácio é das 8h até 17h a 18h30, dependendo da época do ano. Mas vale lembrar que o parque e os jardins são gratuitos e abrem mais cedo, às 6h30, e fecham às 21h no verão.

Palácio Belvedere
Um lindo complexo histórico em estilo barroco, também com um jardim impressionante. O palácio foi construído no século 17 e é lá onde você vai encontrar um museu com diversas obras, inclusive a obra “O Beijo” do austríaco Gustav Klimt.
Preços:
Assim como o Schönbrunn, a entrada para a área aberta do palácio (jardins) é gratuita. Para entrar no palácio e ir ao museu, os ingressos para adultos custam a partir de 15 euros.

Catedral de São Estevão
Também conhecida como catedral de São Estéfano, Santo Estevão, Stephansdom ou, simplesmente, Catedral de Viena. É um ponto turístico em Viena que é um verdadeiro cartão postal na cidade. Em uma mistura entre estilos românico e gótico, ela foi construída no século 14 sobre as ruínas de uma primeira igreja de 1147.
Além disso, você pode visitar as torres e, depois de 343 degraus, aproveitar a bela vista do centro de Viena ou ficar cara a cara com o maior sino da Áustria.
Próximo à catedral, você também pode visitar a igreja de São Pedro, uma das mais antigas da cidade. Há uma igreja naquele local desde o começo da Idade Média.
Preços:
A entrada na igreja é gratuita, mas algumas áreas, como as torres e as catacumbas, precisam de ingresso pago. Um ingresso all-inclusive custa 14.90 euros para adultos. O ingresso inclui, por exemplo, visita às catacumbas com um guia contando alguns detalhes macabros dos Habsburgos (em inglês ou alemão).

Viena pontos turisticos – Museus e música
Viena é a cidade da música! E especialmente da música clássica. Muitos dos principais compositores do mundo ou nasceram aqui ou pelo menos passaram uma boa parte das suas vidas em Viena. A capital austríaca também tem excelentes museus onde você pode encontrar todo tipo de arte e artefatos, desde ossos de dinossauros até arte moderna e contemporânea.
Ópera de Viena
Não faltam belos pontos turísticos em Viena, mas esse provavelmente é um dos prédios mais lindos cidade. Especialmente à noite, todo iluminado.
A Ópera estatal de Viena, ou Wiener Staatsoper, foi construída no final do século 19. A premiere foi Don Giovanni, de Mozart, em Maio de 1869 e contou com presenças ilustres também entre os convidados, como o imperador Franz Josef e a imperatriz Sissi.
Para assistir a uma apresentação na ópera, é preciso conferir com muita antecedência. Nesse caso, os ingressos podem chegar a mais de 200 euros.
Entretanto, é possível tentar a sorte com um ingresso no dia da performance. Os stehplätze, como são chamados, são oferecidos por cerca de 10 euros a partir de 80 minutos antes da apresentação começar. Não é nada glamouroso, pode ter uma fila enorme e você precisa ficar em pé durante toda a apresentação, mas vale a pena caso você não tenha ingressos com antecedência ou queira poupar alguns (muitos!) euros.

MuseumsQuartier (MQ) e Maria-Theresian Platz
É fã de arte e museus? Ou de prédios com arquitetura impressionante? Então a região do “Quarteirão dos Museus” é o seu lugar. Lá, você vai encontrar nada menos do que 60 instituições culturais diferentes.
Desde arquitetura moderna a design contemporâneo, nada é fora dos limites para o MQ. E nas tardes de Primavera e Verão, ainda tem música ao vivo no pátio central.
É no MuseumsQuartier, por exemplo, que você vai encontrar o Leopold Museum. Esse é especialmente para fãs de arte moderna austríaca, e traz artistas como Egon Schiele, Gustav Klimt e Oskar Kokoschka. Ele abre diariamente (durante o verão) das 10h às 18h e um ingresso para adulto custa 14 euros.
São tantas opções que não raro em Viena pontos turisticos estão um ao lado do outro. Bem perto do MuseumsQuartier, por exemplo, está a Maria-Theresien Platz. Na praça, você vai encontrar o Museu de História da Arte, com artefatos antigos ou clássicos como Velázquez. Também vai encontrar o Museu de História Natural, um de frente para o outro.
No meio da praça Maria-Theresien Platz, uma grande estátua da imperatriz Maria Theresa chama atenção. A praça também tem eventos culturais e abriga um dos muitos mercadinhos de Natal de Viena. Aliás, aproveite o passeio para já passar pelo prédio do Parlamento Austríaco e a Rathaus, o edifício municipal feito com mais de 30 milhões de tijolos.

Galeria Albertina
O museu que era palácio dos Habsburgos fica no primeiro distrito vienense. Vale a pena a visita ou pelo menos subir até o terraço (de graça) e aproveitar a bela vista do centro da cidade.
Para os fãs de arte a visita é obrigatória. Lá você vai encontrar alguns clássicos de Monet, Picasso, Cézanne, Munch, Nolde, Miró e, claro, do austríaco Gustav Klimt.
Horário de funcionamento e preços:
O museu está aberto diariamente das 10h às 18h, com horário estendido às quartas e sextas para às 21h. A entrada custa 16 euros para adultos, e 11 euros para jovens com menos de 26 anos.

KunstHaus Wien e Hundertwasser House
A Hundertwasserhausé um prédio de apartamentos construído com estilo e conceito do artista austríaco Friedensreich Hundertwasser. O arquiteto tinha um estilo único de arquitetura expressionista e esse conjunto de prédios merece ser visto. A visita (externa) é gratuita.
Na região fica também o KunstHaus Wien, ou casa da arte, com uma exposição permanente de obras do arquiteto e artista. O museu fica aberto todos os dias das 10h às 18h e ingressos para o museu e a exibição atual ficam em 12 euros para adultos, mas se quiser visitar só a coleção permanente, fica 11 euros.

Parques e compras em Viena
Enfim, um pouco de relax, não é mesmo? Pois para quem curte áreas ao ar livre ou um tempinho para fazer compra, claro que tem opção boa em Viena!
Parque Prater e Donauturm
Anote aí para colocar na lista de pontos turisticos em Viena para conhecer. Isso porque o Prater é um gigante parque aberto que conta com parque de diversões. Não há cobrança de ingresso para entrar no parque, mas cada atração tem um valor.
É lá que você vai encontrar a Wiener Riesenrad, uma roda gigante que foi construída em 1897 e é um dos cartões postais da cidade. Quer um pouco de romance, ou privacidade? Pois é possível reservar um “vagão de luxo” nela.
Para a roda gigante, por exemplo, adultos pagam 12 euros€. Em época de alta temporada, vale a pena comprar online para evitar a fila nos caixas.
Já o Donauturm é a maior torre da Áustria, com 252 metros de altura e fica no Parque Donau. É possível até pular de bungee jumping de lá, para os mais corajosos. Para quem prefere ficar com os pés no chão, a torre oferece também belas vistas da cidade. O ingresso para subir fica a 14,50 euros para adultos.

Stadtpark, Kahlenberg e Augarten
Prefere natureza no meio da cidade? Então o Stadtpark é a sugestão! O lindo parque público do século 19 é cruzado por um rio, tem jardinagem impecável e pontes dignas de um quadro. E, claro, tudo isso de graça.
Kahlenberg é uma montanha que fica nos bosques de Viena, a Wien Wald, famosa por ser local de passeio de grandes compositores, como Beethoven. Do alto do monte é possível ter uma visão perfeita da cidade. Também de graça.
Por fim, outro parque público que vale a pena a visita é o Augarten, o mais antigo parque barroco da cidade. Lá você poderá inclusive ver Viena pontos turisticos como o palácio de Augarten, onde moram os Wiener Sängerknaben, o coral de meninos de Viena.

Mariahilferstrasse e Kärntner Strasse
Por fim, quer fazer compras? Então passeie pela Mariahilferstrasse, uma rua majoritariamente para pedestres e cheia de lojas e restaurantes mais populares.
Ou seja, se prepare para se esbaldar na H&M, Peek&Cloppenburg, Lush e muitas outras lojas que fazem sucesso entre os brasileiros.
Quer juntar em Viena pontos turisticos e compras? Então, vá para a Kärntner Strasse, onde você vai encontrar uma Apple Store em um prédio antigo maravilhoso e lojas da Swarovski que, aliás, é uma marca austríaca.
Onde se hospedar próximo aos pontos turísticos de VienaClaro que uma das coisas mais importantes da sua viagem é a hospedagem. Afinal, é bom ficar em um hotel bem localizado, mas ao mesmo tempo de boa qualidade e com bom preço. Aqui, separados três sugestões de hotéis onde ficar em Viena, com pontos turísticos por perto.
Viena é dividida em distritos, localizados no entorno do Distrito número 1, conhecido como Innere Stadt (o centro histórico da cidade). Ao todo são 23, e as melhores regiões onde se hospedar são os Distritos 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 13.
Separamos algumas opções:
Wombat’s City Hostels Vienna – Naschmarkt ($): Uma das melhores localizações, bem em frente ao metrô da linha U4 (verde). O hostel oferece quartos compartilhados para viajantes com orçamento mais apertado ou privados.
Motel One Wien-Staatsoper ($$): Excelente opção para quem quer um hotel acessível no primeiro distrito. O hotel oferece café da manhã e está localizado a apenas 100m da Ópera de Viena.
Hotel Sacher Wien ($$$): Cinco estrelas e uma atração turística em si. O tradicional hotel fica no centro da cidade, oferece a famosa sobremesa Sachertorte e tem opções de quartos luxuosos em estilo boutique.
Fonte: Dicas de Viagem