O Hyundai Creta ganhou uma nova geração em 2021 e segue sendo um dos SUVs mais vendidos do Brasil. Com novos motores e muita tecnologia, ele conquista os usuários por ser bem equipado e confortável, além de ter um ótimo desempenho. Já o Nissan Kicks, que ainda está em sua primeira geração, se apresenta como uma opção bem equilibrada.
No comparativo direto entre os dois carros, levaremos em conta os modelos topo de gama tanto de Creta quanto de Kicks. No caso do SUV sul-coreano, trata-se da versão 2.0 Ultimate; enquanto no japonês, a versão escolhida é a Exclusive, a mais equipada da gama.
Muito embora o Creta tenha uma versão 1.0 turbo e que já foi avaliada pelo Canaltech, manteremos sempre a comparação com as variantes mais equipadas, para ser justo com os demais modelos. Isso deve ser citado pois há uma boa diferença de valores entre ambos, ultrapassando os R$ 20 mil.
Para chegar à conclusão de qual é o melhor SUV entre Hyundai Creta e Nissan Kicks, analisaremos os seguintes itens:
- Design
- Acabamento
- Conforto
- Desempenho
- Conectividade
- Segurança
- Custo-Benefício
Já a pontuação será do seguinte modo:
- Vitória: 3 Pontos
- 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
- 2º lugar absoluto: 1 ponto
1. Design
Em todos os comparativos em que o Hyundai Creta da atual geração entrar para competir em design, quase sempre ele irá levar desvantagem. Por mais ousado que seu desenho seja, não dá para comparar com a elegância e sobriedade do Nissan Kicks, ainda mais depois de sua reestilização de 2021.
- Vencedor: Nissan Kicks – 3 pontos
- 2º lugar: Hyundai Creta – 1 ponto
2. Acabamento
Muito embora o Hyundai Creta tenha melhorado em termos de acabamento na atual geração, ainda está atrás do Nissan Kicks. O segredo está na escolha dos materiais que a montadora japonesa adotou no interior do seu SUV, tornando-o mais requintado e sóbrio.
Na versão Exclusive, há uma boa faixa de material sensível ao toque e os bancos parecem com um couro de melhor qualidade — não que no carro da Hyundai seja ruim. Os encaixes das peças no SUV da Nissan também parecem mais bem acertados e as cores escolhidas para a cabine agradam, embora o modelo sul-coreano também acerte nesse quesito.
- Vencedor: Nissan Kicks – 3 pontos
- 2º lugar: Hyundai Creta – 2 pontos
3. Conforto
Aqui talvez seja o parâmetro mais equilibrado entre os dois SUVs. A começar pelas medidas, que dão ao Kicks vantagem de apenas 1cm no comprimento (4,31m contra 4,30m). Já na distância entre-eixos, empate: 2,61m. No porta-malas, nova vantagem para o SUV japonês, com 432 litros contra 422 litros.
Entretanto, dentro do carro, o nível de conforto é bem parecido, já que pessoas com mais de 1,80m viajam sem problemas nos bancos de trás. O que muda, porém, é o comportamento dinâmico, que dá uma pequena vantagem ao Kicks.
O acerto de suspensão do modelo japonês privilegia muito mais o conforto do que no da Hyundai, que opta por um ajuste mais firme e que transmite mais os impactos do solo para a cabine. Além disso, os bancos do Kicks passam uma sensação mais agradável, já que contam com a tecnologia feita em parceria com a NASA.
- Vencedor: Nissan Kicks – 3 pontos
- 2º lugar: Hyundai Creta – 2 pontos
4. Desempenho
Tanto na versão 2.0 de 167cv quanto na 1.0 turbo de 120cv, o Hyundai Creta anda muito mais do que o Kicks, que é equipado até hoje com o competente 1.6 de 114cv. Na mostragem com o propulsor de 2 litros do SUV sul-coreano, o baile é enorme, com 0 a 100 km/h em 9,3 segundos — nesse quesito, o modelo japonês leva 11,4s no meste teste.
- Vencedor: Hyundai Creta – 3 pontos
- 2º lugar: Nissan Kicks – 1 ponto
5. Conectividade
Por aqui, vitória fácil do Hyundai Creta. O projeto mais novo do SUV sul-coreano lhe proporciona equipamentos de conectividade muito melhores, como a ótima central multimídia de 10,25 polegadas e o sistema Bluelink de recuperação e monitoramento veicular.
Com ele, o Creta oferece ao usuário uma série de comandos remotos, além do monitoramento completo do veículo pelo celular. É possível, por exemplo, traçar um perímetro para ação com o carro e climatiza-lo antes de entrar.
- Vencedor: Hyundai Creta – 3 pontos
- 2º lugar: Nissan Kicks – 1 ponto
6. Segurança
Por aqui, equilíbrio quase que total e que merece um empate devido à semelhança dos itens que ambos oferecem. Tanto Kicks quanto Creta estão equipados com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa e câmeras 360º para manobras.
Além disso, ambos saem de fábrica com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa e sensores de estacionamento. Se por um lado o Kicks tem o Chassis Control, que proporciona uma maior estabilidade em curvas e situações extremas, o Creta tem, por exemplo, o alerta de fadiga.
- Empate: 3 pontos para cada
7. Custo-benefício
Mesmo com a clara vantagem do Hyundai Creta em termos de desempenho e conectividade, isso não pode justificar a diferença de mais de R$ 20 mil entre as variantes topo de gama. Na data de edição deste comparativo, o Nissan Kicks Exclusive é encontrado por R$ 139 mil, enquanto o SUV sul-coreano sai por R$ 160 mil.
- Vencedor: Nissan Kicks – 3 pontos
- 2º lugar: Hyundai Creta – 1 ponto
Hyundai Creta x Nissan Kicks: Qual é o melhor?
- Nissan Kicks – 17 pontos
- Hyundai Creta – 15 pontos
A diferença de preço e de alguns itens e aspectos tornam o Nissan Kicks mais atraente do que o Hyundai Creta, mesmo o SUV sul-coreano tendo desempenho bem superior e mais equipamentos de conectividade.
Mas, se você não ligar de pagar mais de R$ 20 mil, talvez o Creta seja uma opção que agrade mais. Apesar de concorrentes, ambos são bem diferentes.
E você, qual escolheria?
Fonte: Canaltech