Com concreto e madeira, design brasileiro de época e obras contemporâneas, o projeto deste imóvel em São Paulo foi assinado pelo escritório BC Arquitetos

Minimalismo na sala de estar: sofá de veludo verde da Carbono Design; poltrona Oscar; almofada da Codex Home; abajur Nord, da Lumini; rack executado pela Carlos Marcenaria e mesa de centro de mármore Gris Armani feita pela Lagonegro Marmoraria (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

SALA DE ESTAR | Minimalismo na sala de estar: sofá de veludo verde da Carbono Design; poltrona Oscar; almofada da Codex Home; abajur Nord, da Lumini; rack executado pela Carlos Marcenaria e mesa de centro de mármore Gris Armani feita pela Lagonegro Marmoraria (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

O apartamento de 84 m² que pertenceu à avó do headhunter Tauan Mendonça foi todo atualizado para servir como a morada paulistana ao rapaz e seu marido, o publicitário Guilherme Carapeba. Vivendo entre Presidente Prudente, SP, e a capital do estado desde o início da pandemia, ele desejava para sua primeira casa própria um espaço minimalista e que pudesse comportar sua coleção de obras de arte de jovens artistas contemporâneos.

Para tanto, as paredes ganharam destaque e viraram minigalerias, tendo como pano de fundo uma decoração neutra, cujos pontos de cor ficam por conta de alguns móveis— como o sofá e a cabeceira da cama, ambos em tons de verde — e dos próprios objetos de arte. “Escolhemos uma base branca em todo o apartamento para receber o acervo atual do morador e os novos trabalhos a serem adquiridos ao longo da vida”, conta o arquiteto Bruno Carvalho, do BC Arquitetos (@bcarquitetos).

O projeto privilegiou a integração da sala de estar com a cozinha por uma porta tipo camarão — já que os moradores gostam de receber amigos e familiares — e valorizou elementos como a laje de concreto aparente com iluminação periférica, que dá modernidade ao antigo imóvel. “A estrutura é um dos pontos altos da reforma e percorre a área social, íntima e de serviço, conectando esses três ambientes”, afirma Bruno.

A icônica poltrona Jangada e a obra de arte contemporânea do artista Duda Breda reforçam a mistura do antigo com o atual (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

SALA | A icônica poltrona Jangada e a obra de arte contemporânea do artista Duda Breda reforçam a mistura do antigo com o atual (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

 

A decoração com forte pegada brasileira traz itens de design assinado, como o sofá de veludo verde do designer Marcus Ferreira, da Carbono Design. “A primeira peça comprada antes da obra foi a poltrona Jangada, de Jean Gillon, que era o meu sonho. Todos os objetos de decoração foram adquiridos antes da reforma. Trouxe vários deles de viagens”, diz Tauan.

O piso de madeira original foi tratado e preservado. A valorização do natural ainda aparece na escolha do mármore branco Paraná para a bancada da cozinha. “O apartamento ficou com um ar jovem e ao mesmo tempo atemporal e sofisticado”, resume o dono.

A cozinha tem armários de lâmina de freijó executados pela Carlos Marcenaria, metais da Deca, eletrodomésticos da Brastemp, bancada de mármore branco Paraná da Lagonegro Marmoraria e fitas de led da Luminata (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

COZINHA | A cozinha tem armários de lâmina de freijó executados pela Carlos Marcenaria, metais da Deca, eletrodomésticos da Brastemp, bancada de mármore branco Paraná da Lagonegro Marmoraria e fitas de led da Luminata (Foto: Salvador Cordaro / Divulgação)

Fonte: Casa e Jardim