Com a chegada da temporada mais elegante do calendário, a coluna ensina a combinar peças de diferentes maneiras. Confira!
Tira casaco, bota casaco: eis que o clima de inverno se instalou em grande parte do país e trouxe consigo temperaturas mais amenas. Com a chegada da estação, as combinações do cotidiano precisam de mais camadas para rebater o frio. Antes mesmo de você ir às compras atrás de peças invernais, a coluna separou algumas dicas para aproveitar os itens que já temos no guarda-roupa e montar looks quentinhos e igualmente estilosos.
Ressignifique as peças
No Brasil, as estações do ano podem não ser tão bem definidas como no Hemisfério Norte, mas grande parte das pessoas costuma classificar as roupas em dois polos: verão e inverno. Na temporada mais quente, nem sempre é possível usar as peças voltadas para o frio. No entanto, o caminho inverso pode render produções surpreendentemente estilosas.
Quando começa a esfriar, muitos apostam no combo calça, casaco e bota. Além dessa combinação clássica, que tal tentar outras alternativas? Uma saia ou bermuda de alfaiataria, por exemplo, pode ser combinada com meia-calça — preta ou até mesmo colorida, para as mais ousadas. Um macacão de alças finas ganha novos ares se arrematado com uma segunda pele por baixo. E o cropped, uma das peças preferidas entre as brasileiras, pode sobrepor uma camisa branca ou suéter. Na mesma proposta, o colete de tricô pode substituir o modelo de blusa.
Para as fashionistas que adoram “pescar” roupas no armário do pai, irmão ou namorado, vai a dica extra: peças oversized, quando combinadas com acessórios elegantes, resultam em um visual sofisticado sem muito esforço. Jaquetas jeans, parkas, coletes, blazers alongados e camisas em tamanhos maiores são itens coringas que possibilitam combinações-mil.
O cropped, uma das peças preferidas entre as brasileiras, pode sobrepor uma camisa branca ou suéter, por exemplo
Peças oversized, quando combinadas com acessórios elegantes, resultam em um visual sofisticado sem muito esforço
Fuja do óbvio
O clima nublado tende a influenciar a tonalidade das combinações invernais. As cores neutras, como o preto, branco e cinza, não saem do repertório na temporada. Para quem não é adepto de peças coloridas, não precisa sair, necessariamente, da zona de conforto. Mas há algumas possibilidades de “temperar” o look com itens que fogem do óbvio, como uma meia de lurex, alguma peça de paetê ou acessórios com estampas atemporais, como xadrez, poá e pied de poule — a clássica padronagem dos casaquinhos da Chanel.
Já quem gosta de ousar, independentemente da estação, é o momento ideal para apostar em combinações alegres. As cores análogas, por exemplo, são tonalidades que estão próximas no chamado círculo cromático. Por serem vizinhas, elas têm muitos tons semelhantes e, juntas, podem criar um encontro de contrastes para lá de interessante.
O color block (ou color blocking), que consiste em criar composições utilizando blocos de cores, também pode ser uma estratégia de imagem para causar impacto. No estilo, os looks costumam ser vibrantes, usando, por exemplo, uma calça na cor vermelha e uma blusa na cor verde, ou uma saia rosa e uma blusa amarela — sempre em blocos de cor.
Para fugir do óbvio, que tal “temperar” produções monocromáticas com itens de paetês?
Já quem gosta de ousar nas cores, independentemente da estação, o inverno é o momento ideal para apostar em combinações alegres
Os truques de styling podem parecer simples, mas elevam o visual e aumentam as possibilidades na hora de montar uma produção. Afinal de contas, sustentabilidade também é dar novos significados às peças. Para não esquecer dos outfits elaborados, uma recomendação bônus é tirar fotos das combinações e guardar em um álbum do celular para olhar sempre que precisar de inspiração.
Fonte: Metrópoles