Além de belas praias, o território brasileiro tem opções para aproveitar as baixas temperaturas. Veja uma seleção de roteiros para a época
Caso o friozinho dos últimos dias tenha despertado seu desejo de relaxar num ambiente devidamente estruturado para curtir o inverno, esse post é para você. Afinal, apesar de ser um país tropical, o Brasil é enorme e conta com as mais variadas paisagens e destinos para todos os gostos. Assim como belas praias, temos também incríveis opções para curtir o frio, cada vez mais preparadas para receber e encantar os turistas.
Os destinos de inverno costumam ficar mais cheios durante a estação, é claro, em especial no mês de julho, que também corresponde ao período de férias escolares. Como eles ficam mais cheios na estação, esse também é o período de alta temporada em muitas cidades.
1 – Diamantina, Minas Gerais
A cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital, Belo Horizonte, e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: a Estrada Real. Por muitos anos esquecida pelos visitantes, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1999 e desde então busca novos rumos para o turismo.Cada dia mais movimentada, Diamantina reserva preciosidades que vão além da história ligada à extração de diamantes no século XVIII.
Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Eles são palco do maior espetáculo local: a Vesperata. O show reúne dezenas de instrumentistas que emocionam os visitantes em interpretações musicais sob comando de um maestro em meio ao público.
2 – Domingos Martins, Espírito Santo
O município de Domingos Martins faz parte da região das Montanhas Capixabas e abriga belas paisagens montanhosas, com um clima ameno. A região foi colonizada por italianos e alemães e sua gastronomia oferece excelentes pratos. A área é ótima para quem buscar ar puro, quer ver cachoeiras, fazer trilhas e conhecer pequenos negócios de produtores locais, que vendem queijos, cafés e licores produzidos por lá. Vale a pena reservar um dia para conhecer o Parque Estadual de Pedra Azul, uma que se destaca entre outras montanhas e parecer ter um lagarto tentando subí-la.
3 – Monte Verde, Minas Gerais
Boa dica para quem busca um destino com clima ameno e nas montanhas, Monte Verde está em Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, sendo uma boa opção de destino de inverno a partir da capital paulista. A distrito, que é parte da cidade de Camanducaia, tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranquilidade. É um excelente destino para casais e para quem quer encontrar uma cidade com boa estrutura, já que por lá você encontra bons hotéis e pousadas.
4 – Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades.
5 – Bento Gonçalves e a região do Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de 2 h de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha.
6 – Guaramiranga, Ceará
Destino de frio no Ceará? Pois é, a maioria das pessoas pensa em praia e calor ao falar do Ceará, mas alguns destinos de clima mais ameno são uma boa pedida para fugir do calor forte da região e um deles é Guaramiranga. A cidade está a pouco mais de 100 km de Fortaleza e tem entre seus principais passeios o Mirante do Pico Alto, que tem visão panorâmica da região, o Mosteiro dos Jesuítas e o Parque das Trilhas, que como o próprio nome indica, oferece trilhas na natureza. Outra dica no Ceará, mas bem mais distante da capital, é Ubajara, onde fica o Parque Nacional de Ubajara.
7 – São Bento de Sapucaí, São Paulo
Boa dica para quem quer fugir do ritmo da capital paulista mas sem a badalação de Campos do Jordão, São Bento de Sapucaí é um destino tranquilo, com bons preços e menos agito que sua cidade vizinha. A cidade, que está na Serra da Mantiqueira, é uma boa pedida para fazer turismo rural, visitar pequenos produtores locais, admirar o trabalho de artesãos locais, conhecer a Pedra do Baú, grande atração da cidade ou a Pedra do Bauzinho, uma formação de menor porte e acesso mais simples.
8 – Teresópolis, Rio de Janeiro
Localizada na região serrana do Rio de Janeiro e a cerca de 50 km de carro Petrópolis, sua vizinha mais badalada, Teresópolis oferece imersão na natureza e ótima gastronomia. A cidade costuma ficar mais animada nos fins de semana, quando chegam por lá os visitantes cariocas, e é uma boa dica para quem quer relaxar ou fazer atividades físicas, como os trekkings do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Para quem busca paisagens montanhosas, mirantes, quer admirar belas flores ou cachoeiras, é um destino super bacana!
9 – Curitiba – Paraná
A capital paranaense é a maior cidade dentre as nossas sugestões e não poderia deixar de estar aqui, já que é a capital mais fria do Brasil. Curitiba tem uma ótima estrutura e pode ser uma boa ideia para quem prefere um destino de maior porte, com direito a hotéis de excelente qualidade e grande variedade de restaurantes para jantar. Organizada e limpa, a cidade é uma boa opção para quem quer também visitar museus, parques e experimentar cervejas diferentes.
10 – Urubici, Santa Catarina
Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil e se você gosta de temperaturas extremas, pode ser esse seu lugar para as férias de inverno! Viajando ao local você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.
11 – Santo Antônio do Pinhal, São Paulo
Vizinha de Campos de Jordão e localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal pode ser o destino ideal para quem busca tranquilidade, aconchego e bons preços. A cidade é pequenina, tem cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um centrinho onde fica a Boulevard Araucária, sua principal via. É uma cidade simples, mas cheia de charme e do aconchego de destinos pequenos.
12 – Ouro Preto, Minas Gerais
Entre ladeiras e ruas de pedra com casarões coloniais, vive a charmosa Ouro Preto. Destino cheio de história, com igrejas de grande valor cultural e uma ótima estrutura. A cidade tem muitas ladeiras, uma arquitetura linda, boa variedade de hotéis e restaurantes de excelente qualidade. Para quem quer aliar infra-estrutura, atrações históricas e o tão falado acolhimento mineiro, Ouro Preto é um destino incrível!
13 – Tiradentes, Minas Gerais
Com um centro histórico charmoso e ruas que são um convite aos passeios ao ar livre, Tiradentes é um destino para curtir um pouco de tranquilidade e espairecer em Minas Gerais. É um lugar de gastronomia invejável, ótimo para não fazer muita coisa e simplesmente aproveitar para estar por lá, descansar e apreciar belas paisagens. Pertinho de lá fica também São João Del Rei, outro destino muito bacana, com bela arquitetura e construções barrocas.
14. São Paulo
Além das cidades do interior, a própria capital do Estado de São Paulo pode render um belo roteiro durante o inverno. O frio que faz na cidade convida a um delicioso roteiro gastronômico — veja aqui onde comer em São Paulo —, permite conhecer museus ou também fazer atividades ao ar livre quando o frio não é tão intenso. As atividades culturais em São Paulo são inúmeras, com eventos o ano todo, o que também convida viajantes a um passeio pela capital.
15 – Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
Cambará do Sul está localizada no Rio Grande do Sul, a cerca de 230 km de Porto Alegre e na região dos Campos de Cima da Serra. Cambará está em uma região de paisagens incríveis, cercada pela mata e por cânions, como o Cânion do Itaimbezinho e Fortaleza, é um destino muito bacana para aliar atividades na natureza, como trilhas, às temperaturas amenas do sul do país.
16. Holambra, São Paulo
Conhecida como a “cidade das flores”, Holambra é uma cidade pequenininha a cerca de 130 km da capital, que tem em torno de 15 mil habitantes. Sua história está ligada à da Holanda, já que a cidade recebeu uma colônia de imigrantes neerlandeses. Holambra tem várias construções com estilo holandês e é uma grande produtora de flores, por isso, ao visitar a cidade, um dos programas mais legais será visitar fazendas com plantações de flores, das mais variadas espécies.
As flores produzidas em Holambra são comercializadas em todo o país e quem visita a cidade no mês de agosto costuma poder frequentar a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. A cidade também é um bom passeio no Natal, quando recebe uma decoração especial, o chamado Noeland!
17 – Pirenópolis, Goiás
Chamada apenas de “Piri” entre os íntimos, Pirenópolis é uma cidade pequena, muito frequentada nos fins de semana e feriados, que tem uma arquitetura charmosa e ruas de pedra. É uma cidade com várias cachoeiras ao redor e uma excelente estrutura para quem quer ficar bem hospedado. Muitas pessoas que vivem em Brasília procuram Piri quando querem relaxar e com o clima ameno que faz nas noites de inverno do centro-oeste, curtir Pirenópolis pode ser uma excelente alternativa.
18 – Petrópolis, RJ
A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil. Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infra-estrutura. A cidade oferece passeios em meio à natureza e outros vários ligados à época do Brasil imperial.
19 – Gramado, Rio Grande do Sul
A pequena cidade gaúcha não poderia faltar entre as nossas sugestões, já que é conhecida como o maior destino de inverno do Brasil. Gramado já é muito famosa entre boa parte dos viajantes e realmente impressiona por sua estrutura, variedade de atividades, excelente gastronomia e diversidade de hotéis. É um destino que pode ser visitado o ano inteiro e que sempre tem visitantes, mas que no inverno fica ainda mais charmoso por causa de suas baixas temperaturas.
Independentemente da idade ou do tipo de atividade que você prefira, Gramado é sempre uma boa ideia e certamente um dos melhores destinos no Brasil para curtir o frio! Se sua preferência é ficar mais isolado ou em um local mais pacato, basta ficar em Canela, cidade vizinha que é cheia de charme!
20 – Campos do Jordão, São Paulo
Para fechar nossas sugestões com chave de ouro, não dá para esquecer Campos do Jordão. A cidade é um verdadeiro charme, mistura badalação e infra-estrutura de uma maneira única e ainda tem uma linda arquitetura. É um destino excelente para descansar, admirar belas paisagens naturais e desfrutar da ótima gastronomia da cidade. E quem gosta de vida noturna também encontrará isso por lá – é uma cidade completa.
Campos é um destino de inverno popular já há muitos anos no Brasil, principalmente entre os moradores do estado de São Paulo, mas que não é um destino muito barato. Vale conferir as atrações do Festival de Inverno de Campos do Jordão em julho, sempre com apresentações de música clássica, muitas delas gratuitas!