Até o momento, 24.752 pessoas se inscreveram no programa Habilitação Social do Detran-DF. Vagas são para pessoas de baixa renda
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) prorrogou o prazo para as inscrições do programa Habilitação Social. Inicialmente, os interessados teriam até esta quarta-feira (25) para fazer o cadastro, mas, agora, poderão realizá-lo até 6 de junho, por meio do portal de serviços do Detran-DF.
A medida visa dar mais oportunidade para aqueles que ainda querem participar das etapas de inscrição e seleção da CNH Social, podendo ser contemplados posteriormente com o processo de habilitação. Até o momento, foram contabilizados 24.752 inscritos.
Para este ano, o Detran disponibilizará 5 mil vagas para pessoas de baixa renda que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Distrito Federal e sejam domiciliadas no DF há pelo menos dois anos.
As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 1,5 mil na modalidade Estudante Habilitado e 3,5 mil na modalidade Cidadão Habilitado.
Para se inscrever nessa modalidade, é necessário ter entre 18 e 25 anos e estar cursando ou ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou ter participado dessa prova no ano anterior.
O Programa de Habilitação Social será executado em três fases: inscrição, seleção e processo de habilitação. Terminado o prazo das inscrições, as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Justiça e Cidadania (Sejus), parceiras no programa, terão 60 dias para publicar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado do Detran.
O resultado final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados estará disponível por consulta individualizada, exclusivamente em meio eletrônico, no portal de serviços do Detran, em data e hora a serem divulgados.
Fonte: Metrópoles