Cidades em São Paulo, Belo Horizonte e Santa Catarina são opções para quem deseja começar a curtir o inverno viajando
As baixas temperaturas chegaram um pouco mais cedo em 2022 com uma nova onda de frio que atinge as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no mês de maio, após a chegada de uma massa de ar polar ao país. Para quem curte a estação gelada, é o momento de preparar os agasalhos e embarcar rumo a destinos como Brasília, Goiânia, Belo Horizonte, Santa Catarina e São Paulo, onde os termômetros já chegaram a registrar menos de 10° C. “O clima costuma ser um dos principais fatores levados em consideração no momento da escolha de uma viagem. E como o Brasil é um país tropical e conhecido pelo intenso calor, locais com temperaturas mais baixas configuram uma quebra na rotina de ambiente e paisagem com a qual os brasileiros estão acostumados. Aconchego, conforto, gastronomia e belezas naturais são diferenciais nas regiões”, argumenta Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Dentre os estados com previsão de friaca, municípios de Minas Gerais são ótimas opções para os turistas. A região é repleta de lugares pacatos e acolhedores como Tiradentes, Ouro Preto e São Lourenço que pedem abraços apertados, mantas quentinhas e conquistam os visitantes pelo céu estrelado iluminando as noites e pelas lareiras e fogões de lenha. Contudo, no quesito frio, Monte Verde é o destino mais famoso entre os mineiros. O Distrito de Camanducaia, no sul do estado, está a mais de 1500 metros de altitude, está localizado na Serra da Mantiqueira, o que lhe garante temperaturas baixas durante todo o ano. “Suas construções em estilo europeu, que lhe renderam o título de Suíça Mineira, dão um charme ao lugarejo e, associado ao clima e às pousadas super aconchegantes, criam um ambiente propício para a preparação de roteiros diversos para todos os gostos pela equipe Bancorbrás”, pontua Carlos.
O frio de Santa Catarina se concentra especialmente nas cidades serranas, onde ocorrem geadas regulares e, com um pouco menos de frequência, neve. A região possui altitudes que chegam aos 1800 metros e costuma registrar as mais baixas temperaturas do país. As cidades de São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra podem fazer parte de um roteiro encantador, ideal para quem quer curtir ao máximo a natureza e a friaca. “Em São Joaquim, por exemplo, os termômetros chegam a marcar -10 graus e a neve costuma dar o ar da graça durante o inverno. Por lá, cachoeiras e campos ficam congelados e o visitante que gosta do clima aproveita para curtir as atrações, que incluem visita a Vinícola Villa Francioni, a serra do Rio do Rastro e ao Snow Valley, local repleto de diversões radicais. Já Urubici possui belos campos, muralhas de pedra basalto, e florestas de araucárias. A cidade conta com uma mistura de culinária campeira, cultura gaúcha e catarinense, cavalgadas, fazendas centenárias, cavernas com inscrições rupestres e muito mais”, aponta Carlos.
Já nos arredores da grande São Paulo, a Serra da Mantiqueira é o grande atrativo para quem busca abusar de casacos, botas e cachecóis. A região montanhosa é repleta de cidades com paisagens bucólicas, pousadas charmosas e com arquitetura no estilo alpino que são refúgio das rotinas intensas na metrópole brasileira. “São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal se localizam na serra e fazem sucesso entre os viajantes, principalmente, os que buscam sossego. Porém, as opções não param por aí. Além da conhecida Campos do Jordão, o município Cunha, no interior de São Paulo, possui como marca registrada seus belos campos de lavanda e a pequena Holambra, um pequeno pedaço da Holanda no Brasil é conhecido como ‘Cidade das Flores’ são alternativas localizadas próximas a capital e que podem ser visitados de carro. Os nossos consultores especialistas estão à disposição de quem deseja começar a curtir o inverno viajando pelo país”, afirma.
Fonte: Divulgação