Especulada pela imprensa internacional desde o início de 2020, a tão falada versão de quatro portas do Suzuki Jimny parece finalmente próxima de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, captadas na Europa e responsáveis por revelar a nova configuração rodando em testes finais de desenvolvimento. Protótipos já circulam com carroceria definitiva e deixam escapar detalhes importantes do design.
Em termos gerais, o Jimny de 4 portas (que deverá se chamar Jimny Long) será entre 20 cm e 30 cm mais comprido que o tradicional. Dessa forma, o comprimento total ficará na casa dos 3,85 metros e abrirá espaço para a instalação das portas extras. Apesar da camuflagem, é possível notar o formato das quatro portas e inserção de pequena janela vigia traseira. Já altura e largura (atualmente em 1,73 m e 1,64 m, respectivamente) não devem mudar.
O Jimny Long já nascerá reestilizado, adiantando novidades que também será aplicadas na versão mais curta. As mudanças serão concentradas na dianteira e devem colocar o modelo em paridade com a nova linguagem visual da marca.
São esperadas alterações no desenho dos para-choque, grade, rodas e elementos internos das lanternas – porém nada profundo ou que possa modificar a identidade do carro. O interior deve acompanhar as novidades com multimídia atualizada e novos grafismos no cluster.
A nova variante deixará o Jimny com proposta mais familiar, de modo a ofertar espaço para até 5 ocupantes – e não apenas 4, como atualmente. Além disso, a capacidade do porta-malas também deverá crescer para além dos parcos 85 litros atuais.
Outra novidade importante estará sob o capô. Em mercados mais exigentes, como na Europa, o Jimny ganhará motorização híbrido-leve e finalmente se enquadrará nas novas normas anti-poluição, resolvendo problema que hoje limita a comercialização do modelo na região.
O lançamento acontecerá ainda neste ano, provavelmente no último trimestre. Assim como o modelo mais curto, o Jimny de 4 portas terá alcance global.
Fonte: Motor1