Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, traz os benefícios da proteína e dá dicas de receitas deliciosas para celebrar o dia

Uma das refeições mais antigas do mundo, o churrasco está presente em reuniões familiares e comemorações entre amigos.

Por isso, por que não trocar a carne bovina pela suína? No último ano, segundo dados da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), o consumo de carne suína por pessoa, no Brasil, chegou a 17,8 kg, mostrando que a proteína se torna cada vez mais popular entre os consumidores.

Rica em nutrientes, vitaminas e minerais, a carne de porco apresenta diversos benefícios. Possui potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e na saúde cardiovascular como um todo; é fonte de vitaminas do complexo B, importante para o nosso sistema nervoso central e para o metabolismo energético, e contém uma boa quantidade de ferro, selênio e zinco, antioxidantes ligados a imunidade.

Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, “a carne suína também é uma ótima fonte proteica para o nosso organismo, pois fornece nutrientes de forma muito parecida com a média dos cortes bovinos.”

Além dos benefícios nutricionais, a proteína suína também possui uma baixa quantidade de gordura. O pernil é um dos cortes com o menor percentual, sendo 13g de gordura em 100g de carne. Entretanto, Renata destaca que, mesmo sendo pouco gordurosa, é necessário verificar a quantidade ideal para o consumo – que varia de acordo com o peso de cada pessoa e também com as demais fontes de proteína na alimentação. “Para um adulto, recomenda-se o consumo médio de 80g de algum tipo de carne, tanto no almoço, como no jantar.”, ressalta.

O pernil suíno, por exemplo, pode ser preparado de diversas formas: grelhado, na brasa, assado, marinado, entre outras opções. O necessário é sempre verificar o ponto da carne na hora do preparo. A nutricionista conta que “a carne bem passada oferece mais segurança ao consumidor, já que o calor destrói diversos microrganismos que podem estar presentes.”

Confira opções de receitas saborosas para acrescentar o corte no cardápio do seu churrasco!

Pernil de porco na grelha

Ingredientes:

2 fatias de pernil de porco com osso, pele e gordura (cada fatia deve ter, aproximadamente, 5cm de espessura)

4 dentes de alho

5 folhas de louro

4 colheres de sopa de alecrim fresco

1 maço de cheiro-verde

6 limões

1 colher de café de pimenta-do-reino preta em grãos

1 colher de café de pimenta vermelha em grãos

2 colheres de chá de sal

1 colher de sopa de açúcar

800 ml de água

1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Em uma bacia com aproximadamente 800ml de água, esprema os limões, adicione o sal e o açúcar e mexa bem para preparar a salmoura. Coloque o pernil na bacia, até que fique totalmente coberto.

Corte os 4 dentes de alho em fatias finas e adicione à salmoura junto com o cheiro-verde (picado grosseiramente), o alecrim, as folhas de louro e com as pimentas (previamente amassadas em um pilão).

Deixe descansar por 12 horas.

Após o período, leve o corte à grelha pré-aquecida. De vez em quando, pincele o líquido da salmoura no pernil e deixe até que os dois lados estejam dourados.

Ao retirar da grelha, antes de servir, passe um pouco de manteiga a gosto no pernil.

Pernil assado na churrasqueira a bafo

Ingredientes:

4 kg de pernil (desossado)

3 tomates

½ xícara (de chá) de azeite

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher (de sopa) de colorau

1 colher (de sopa) de louro triturado

3 limões espremidos

Alecrim a gosto

2 colheres (de sopa) de sal

1 colher (de café) de pimenta do reino

Cheiro verde a gosto

100 ml de água (se necessário)

Modo de Preparo:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes, exceto o pernil. Quando terminar de bater, verifique a consistência do tempero e, se necessário, acrescente a água e bata novamente. Reserve.

Com uma faca, fure todo o pernil (para que ele absorva melhor o tempero) e acrescente o tempero. Enrole o pernil com papel alumínio e leve à churrasqueira a bafo por aproximadamente 4 horas.

Fonte: Divulgação