Aplicação do imunizante nessa faixa etária foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Veja quem tem direito e onde se vacinar.
Doses da CoronaVac, em imagem de arquivo — Foto: Geovana Alburquerque/Agência Saúde
A vacina também pode ser ministrada em crianças a partir de 3 anos, que não sejam imunossuprimidas. No entanto, a pasta não divulgou cronograma para imunização do restante do público.
A secretaria afirma que segue orientações de uma nota técnica do Ministério da Saúde e, por isso, vai separar as doses de CoronaVac para garantir a primeira e segunda dose do novo grupo incluído na campanha. “O estoque desse imunizante é de 6,5 mil doses nesta data”.
A pasta disse ainda que os pontos de vacinação infantil estarão preparados para vacinar o novo público. O governador Ibaneis Rocha (MDB) chegou a anunciar que a imunização de crianças de 3 e 4 anos começaria na segunda (18), porém, a medida foi vetada pela secretaria, que afirmou que ainda aguardava orientações do Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, são consideradas pessoas com imunossupressão grave as que se enquadram em alguma das situações abaixo listadas:
- Imunodeficiência primária grave;
- Tratamento de quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV / AIDS;
- Uso de corticóides em doses de 20 mg/dia ou mais de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune;
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas;
Fonte: G1