Além de sua função tradicional, o móvel pode agregar outras atribuições para aumentar sua importância na decoração

Além de sua função tradicional, a estante pode funcionar como um divisor de ambiente e ainda agregar mais atribuições (Foto: Montagem Casa e Jardim  )
Além de sua função tradicional, a estante pode funcionar como um divisor de ambiente e ainda agregar mais atribuições (Foto: Divulgação | Montagem: Casa e Jardim)

Se você já gostava de estante na decoração, selecionamos oito ideias para aumentar sua admiração. Este móvel tão funcional é ideal para dividir ambientes e ainda agregar várias funções. Na sala, no quarto e no living integrado, veja bons motivos para pensar em ter uma na sua casa. Confira!

1. Pivotante e funcional

No projeto assinado pelo AR Arquitetos, a estrutura pivotante da estante permite a reconfiguração dos ambientes (Foto: Fran Parente / Editora Globo)
No projeto assinado pelo AR Arquitetos, a estrutura pivotante da estante permite a reconfiguração dos ambientes (Foto: Fran Parente / Editora Globo)

A estante metálica no projeto do AR Arquitetos é feita com chapas de aço, pintura com esmalte branco e fechamento de vidro, que permite a entrada de luz no escritório (Foto: Fran Parente / Editora Globo)
A estante no projeto do AR Arquitetos é feita com chapas de aço, pintura com esmalte branco e fechamento de vidro, que permite a entrada de luz no escritório (Foto: Fran Parente / Editora Globo)

No apartamento de 170 m², assinado pelo AR Arquitetos, a estante de metal tem contornos tão finos que parece feita de papel. A estrutura pivotante instalada na sala de estar e de TV esconde o escritório e permite ainda que o home theater se transforme em quarto de hóspedes quando necessário.

2. Boa circulação

SALA | A estante metálica vazada permite que a luz atravesse os ambientes (Foto: Divulgação / )
A estante metálica vazada permite que a luz atravesse os ambientes. Projeto da arquiteta Marilia Pellegrin (Foto: Divulgação)

Na casa de 250 m², a estante desta sala foi pensada pela arquiteta Marilia Pellegrini para separar a circulação. A reforma abriu totalmente o ambiente para as duas varandas, garantindo a circulação vertical do ambiente.

3. Móvel flutuante

 HOME THEATER | A estante metálica também abriga a televisão e tem visão para o living. O piso sobe pelas paredes e cobre o teto de toda a área. Mantas da Maison Tecidos, revestimento de madeira da Parket, sofá e puff Belcolore e Tapete S&E Rugs.  (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)
No home theater, a estante metálica abriga a televisão e divide o espaço com o liviing, sem, no entanto, bloquear a visão. Projeto do escritório MAB3 Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro/ Divulgação)

A estante flutuante divide living e home theater do apartamento de 160 m², projetado pelas arquitetas do escritório MAB3 Arquitetura. A estrutura metálica abriga a TV e, por ser vazada, permite a visão entre os ambientes.

4. Integração garantida

SALA | O painel ripado é feito em carvalho e tem um nicho para abrigar a adega da Art des Caves (Foto: Divulgação / Ricardo Basseti)
A estante vazada projetada pela arquiteta Consuelo Jorge serve como um divisor entre liiving e home theater sem interferir na integração dos ambientes (Foto: Divulgação / Ricardo Basseti)

A reforma na área social de 120 m² integrou home theater, sala de estar, jantar e varanda gourmet, criando um ambiente ideal para receber. Em um dos lados, a arquiteta Consuelo Jorge projetou uma estante vazada que divide o living e o home, trazendo privacidade sem, no entanto, deixar de lado a integração dos ambientes.

5. Divisor multifuncional

INTEGRAÇÃO | A estante delimita o espaço entre quarto e sala de estar (Foto: Divulgação / Júlia Ribeiro)
A estante delimita o espaço entre quarto e sala de estar no projeto de apê de 32 m², assinado pelo escritório Antonio Armando de Araújo Arquitetura (Foto: Divulgação / Júlia Ribeiro)

Um dos grandes destaques do apartamento de 32 m² é a estante que delimita os espaços entre estar e quarto. O escritório Antonio Armando de Araújo Arquitetura, responsável pelo projeto, desenhou o móvel vazado, que permite ser funcional para ambos os ambientes, servindo para apoio, guardar itens ou decorar o espaço.

6. Conexão de conforto

SALA | A estante com nichos abraça a divisão entre os ambientes e cria uma passagem repleta de personalidade (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)
A estante com nichos abraça a divisão entre os ambientes e cria uma passagem repleta de personalidade na reforma assinado pelo Estúdio Banga (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)

SALA | A estante vazada dá leveza e fluidez ao ambiente. Do lado esquerdo, a poltrona garante um cantinho de leitura confortável (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)
Vazada, a estante dá leveza e fluidez ao ambiente e permite conexão com o cantinho composto por poltrona e plantas, ideal para momentos de leitura (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)

A área social de 110 m² passou por uma reforma assinada pelo Estúdio Banga para integrar o espaço. Na sala, uma estante vazada permite delimitar o espaço do estar sem fechar totalmente o ambiente. Um local composto por poltronas e vasos foi projetado para momentos de descanso e para funcionar como o cantinho de leitura.

7. Aproveitamento total

Estante divide ambientes para aproveitar melhor os 50 m² do imóvel. Projeto da arquiteta Mona Singal, sócia do Rua 141 Arquitetura, junto de Rafael Zalc, arquiteto e morador (Foto: Divulgação)
Estante divide ambientes para aproveitar melhor os 50 m² do imóvel. Projeto da arquiteta Mona Singal, sócia do Rua 141 Arquitetura, junto de Rafael Zalc, arquiteto e morador (Foto: Divulgação)

No projeto pensado pela arquiteta Mona Singal, sócia do Rua 141 Arquitetura, junto de Rafael Zalc, arquiteto e morador, o quarto foi integrado à área social. A estante de vergalhões e chapas metálicas serviu para dividir os ambientes, aproveitando melhor os 50 m² do imóvel.

8. Escada acoplada

A designer de interiores Maria Marta desce a escada acoplada à estante, projetada pela arquiteta Renata Pati e pelo designer Claudio Correa. Vasos e esculturas da Kimi Nii, da Caroline Harari, da Marché Art de Vie e da Benedixt (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
A estante é acoplada à escada no projeto da arquiteta Renata Pati e do designer Claudio Correa. De um lado, ficam módulos como se fossem caixas empilhadas (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim)

Na outra faze da estante com escada, ficam os livros e gavetas para armazenamento  (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim)
Na outra faze da estante com escada, ficam os livros e gavetas para armazenamento (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim)

Entre dois andares da casa de três pavimentos, a estante faz o papel de guarda-corpo, com a escada acoplada, e fica apoiada nas vigas de aço estruturais. O projeto da arquiteta Renata Pati e do designer Claudio Correa previu ainda, em uma face, módulos de diversos tamanhos, como se fossem caixas empilhadas, para abrigar objetos; no lado oposto, ficam livros e gavetas.

Fonte: Casa e Jardim