Para muitos, o vilão dos quilos a mais na balança é o metabolismo. Entretanto, um estudo publicado pela revista Science mostra que não adianta mais colocar a culpa nele. De acordo com a publicação, o funcionamento do metabolismo se mantém quase o mesmo entre os 20 e 60 anos de idade.

Para o médico pós-graduado em endocrinologia e metabologia da clínica Tivolly, Bruno Babetto, o estudo ajuda a desmistificar a ideia de que na meia-idade, as pessoas tendem a ganhar peso devido à redução do gasto energético basal. O médico explica que a queima de calorias não depende exclusivamente da idade biológica, já que o corpo reage aos estímulos gerados por nossos hábitos. “O ganho de peso na meia-idade, não está relacionado à decadência do metabolismo, mas à genética, alterações hormonais, estresse, sono, tabagismo e dieta. As calorias que queimamos permanecem praticamente as mesmas ao longo da vida. O que precisa ser observado são a quantidade e qualidade do que estamos comendo”, explica Dr. Bruno.

O estudo mostra ainda que neste período de idade, o metabolismo permanece quase completamente estável mesmo durante grandes mudanças hormonais, como gravidez e menopausa. Ou seja, com base nesses novos dados, uma mulher de 50 anos queima calorias com a mesma eficácia que uma mulher de 20. Abaixo o especialista da clínica Tivolly responde dúvidas sobre o tema, confira:

O que diz o estudo sobre o metabolismo dos 20 aos 60 anos?

O estudo publicado desafia as crenças anteriores de que o metabolismo é muito alto na infância e adolescência e diminui progressivamente ao longo da idade adulta e velhice. Em vez disso, os autores observaram que os bebês tiveram as maiores taxas metabólicas de todos. Isto é, as necessidades de energia disparam durante os primeiros 12 meses de vida: os bebês queimam calorias 50% mais rápido para o tamanho do seu corpo do que os adultos. Após o aumento inicial na infância (até 15 meses), o metabolismo de uma pessoa diminui cerca de 3% a cada ano até os 20 anos, quando se estabiliza em um novo normal. Os dados sugerem que nosso metabolismo só começa a declinar novamente depois dos 60 anos.

Qual a importância de manter-se ativo fisicamente e ter uma alimentação para controlar o ganho de peso?

Evidências ainda apóiam fortemente o consumo de dieta saudável e equilibrada, consistindo principalmente de alimentos integrais na forma de frutas, legumes, proteínas magras e grãos integrais; a manutenção de estilo de vida ativo com um objetivo de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, incluindo treinamento de força para aumentar ou manter a massa muscular magra; realizar descanso adequado (sono de qualidade); minimizar o estresse do dia a dia por meio da atenção plena, meditação ou outras atividades relaxantes.

Fonte: Divulgação