Marca italiana ganhou mais de R$ 45 bilhões no ano passado; japoneses venderam bem menos, só que faturaram mais por carro emplacado
A Fiat é a líder disparada do mercado automotivo brasileiro. Em 2022, foram quase 430 mil veículos emplacados e cerca de 22% das vendas totais. Só que a marca italiana pode comemorar outra liderança – até mais importante. A empresa foi a que mais faturou no Brasil, R$ 45,3 bilhões, segundo dados da consultoria Jato Dynamics.
Dividindo a receita pelo número de emplacamentos, significa que a Fiat ganhou R$ 105.449 por cada carro vendido. A quantia parece razoável, mas fica bem abaixo da média do mercado, considerando as 20 maiores fabricantes do país, que é de R$ 140.321.
Se nas vendas a Fiat é soberana, na lista das fabricantes que mais faturam a liderança é mais apertada. E a segunda colocação chega a ser surpreendente. É da Toyota, que, segundo a Jato, ganhou R$ 39 bilhões no Brasil em 2022. Considerando que a marca japonesa vendeu menos de 200 mil carros por aqui, o ticket médio é de R$ 204.072.
Na sequência, aparecem Chevrolet (R$ 37,7 bilhões) e Volkswagen (R$ 31,4 bilhões), segunda e terceira fabricantes que mais venderam carros no Brasil em 2022.
E a tese de que vender muito é sinônimo de alto faturamento cai por terra ao analisarmos algumas outras marcas. A Jeep é um exemplo. A marca emplacou cerca de 140 mil veículos, pouco mais da metade do volume da Volkswagen, mas faturou só cerca de R$ 5 bilhões a menos – R$ 26,6 bilhões, na quinta colocação.
A Hyundai, que vendeu mais (187 mil carros), também faturou menos, R$ 17,7 bilhões. Os coreanos inclusive foram a segunda empresa com menor ganho por carro emplacado – R$ 104.982. A primeira foi a Renault.
A fabricante francesa, que aposta em modelos de entrada como o Kwid, faturou R$ 12,5 bilhões e vendeu 125 mil carros. É a única marca a ganhar menos de R$ 100 mil por carro emplacado.
No outro extremo, a Ford conseguiu bons resultados após abandonar a produção local. Com menos de 20 mil carros vendidos, os americanos conseguiram faturar R$ 5,4 bilhões – mais do que as francesas Peugeot (R$ 4,7 bilhões) e Citroën (R$ 3,7 bilhões), ambas com fábrica instalada no país e vendendo modelos em segmentos mais populares. Veja abaixo a tabela com os maiores faturamentos do país:
Faturamento das fabricantes de veículos em 2022
Marca | Faturamento (em bilhões) | Emplacamentos | Ganho por veículo |
Fiat | R$ 45,3 | 429.591 | R$ 105.449 |
Toyota | R$ 39 | 191.109 | R$ 204.072 |
Chevrolet | R$ 37,7 | 291.036 | R$ 129.537 |
Volkswagen | R$ 31,4 | 271.013 | R$ 115.862 |
Jeep | R$ 26,6 | 137.339 | R$ 193.681 |
Hyundai | R$ 19,7 | 187.651 | R$ 104.982 |
Renault | R$ 12,5 | 125.930 | R$ 99.261 |
Nissan | R$ 8,2 | 53.587 | R$ 153.022 |
Honda | R$ 7,5 | 56.622 | R$ 132.457 |
Caoa Chery | R$ 6,2 | 34.977 | R$ 177.259 |
Mitsubishi | R$ 6 | 22.580 | R$ 265.722 |
BMW | R$ 5,6 | 13.765 | R$ 406.829 |
Ford | R$ 5,4 | 19.480 | R$ 277.207 |
Peugeot | R$ 4,7 | 41.657 | R$ 112.826 |
Citroën | R$ 3,7 | 32.048 | R$ 115.452 |
Mercedes-Benz | R$ 3,3 | 8.833 | R$ 373.599 |
Audi | R$ 2,3 | 5.482 | R$ 419.555 |
Porsche | R$ 2,2 | 3.232 | R$ 680.693 |
Volvo | R$ 2,2 | 5.267 | R$ 417.965 |
Land Rover | R$ 2 | 3.653 | R$ 547.495 |