Marca italiana ganhou mais de R$ 45 bilhões no ano passado; japoneses venderam bem menos, só que faturaram mais por carro emplacado

A Fiat é a líder disparada do mercado automotivo brasileiro. Em 2022, foram quase 430 mil veículos emplacados e cerca de 22% das vendas totais. Só que a marca italiana pode comemorar outra liderança – até mais importante. A empresa foi a que mais faturou no Brasil, R$ 45,3 bilhões, segundo dados da consultoria Jato Dynamics.

Dividindo a receita pelo número de emplacamentos, significa que a Fiat ganhou R$ 105.449 por cada carro vendido. A quantia parece razoável, mas fica bem abaixo da média do mercado, considerando as 20 maiores fabricantes do país, que é de R$ 140.321.

Se nas vendas a Fiat é soberana, na lista das fabricantes que mais faturam a liderança é mais apertada. E a segunda colocação chega a ser surpreendente. É da Toyota, que, segundo a Jato, ganhou R$ 39 bilhões no Brasil em 2022. Considerando que a marca japonesa vendeu menos de 200 mil carros por aqui, o ticket médio é de R$ 204.072.

Na sequência, aparecem Chevrolet (R$ 37,7 bilhões) e Volkswagen (R$ 31,4 bilhões), segunda e terceira fabricantes que mais venderam carros no Brasil em 2022.

E a tese de que vender muito é sinônimo de alto faturamento cai por terra ao analisarmos algumas outras marcas. A Jeep é um exemplo. A marca emplacou cerca de 140 mil veículos, pouco mais da metade do volume da Volkswagen, mas faturou só cerca de R$ 5 bilhões a menos – R$ 26,6 bilhões, na quinta colocação.

A Hyundai, que vendeu mais (187 mil carros), também faturou menos, R$ 17,7 bilhões. Os coreanos inclusive foram a segunda empresa com menor ganho por carro emplacado – R$ 104.982. A primeira foi a Renault.

A fabricante francesa, que aposta em modelos de entrada como o Kwid, faturou R$ 12,5 bilhões e vendeu 125 mil carros. É a única marca a ganhar menos de R$ 100 mil por carro emplacado.

No outro extremo, a Ford conseguiu bons resultados após abandonar a produção local. Com menos de 20 mil carros vendidos, os americanos conseguiram faturar R$ 5,4 bilhões – mais do que as francesas Peugeot (R$ 4,7 bilhões) e Citroën (R$ 3,7 bilhões), ambas com fábrica instalada no país e vendendo modelos em segmentos mais populares. Veja abaixo a tabela com os maiores faturamentos do país:

Faturamento das fabricantes de veículos em 2022
Marca Faturamento (em bilhões) Emplacamentos Ganho por veículo
Fiat R$ 45,3 429.591 R$ 105.449
Toyota R$ 39 191.109 R$ 204.072
Chevrolet R$ 37,7 291.036 R$ 129.537
Volkswagen R$ 31,4 271.013 R$ 115.862
Jeep R$ 26,6 137.339 R$ 193.681
Hyundai R$ 19,7 187.651 R$ 104.982
Renault R$ 12,5 125.930 R$ 99.261
Nissan R$ 8,2 53.587 R$ 153.022
Honda R$ 7,5 56.622 R$ 132.457
Caoa Chery R$ 6,2 34.977 R$ 177.259
Mitsubishi R$ 6 22.580 R$ 265.722
BMW R$ 5,6 13.765 R$ 406.829
Ford R$ 5,4 19.480 R$ 277.207
Peugeot R$ 4,7 41.657 R$ 112.826
Citroën R$ 3,7 32.048 R$ 115.452
Mercedes-Benz R$ 3,3 8.833 R$ 373.599
Audi R$ 2,3 5.482 R$ 419.555
Porsche R$ 2,2 3.232 R$ 680.693
Volvo R$ 2,2 5.267 R$ 417.965
Land Rover R$ 2 3.653 R$ 547.495
Fonte: Autoesporte