A alimentação é uma ferramenta que auxilia bastante no trato respiratório, uma vez que tem impacto direto no sistema de defesa do organismo
Nos últimos anos, o mundo sofreu com a epidemia das doenças infecciosas respiratórias, a exemplo da Covid-19. A depender de onde você mora, novas crises podem voltar a assombrar o seu bem-estar, cotidianamente. As condições climáticas favorecem — e muito! — o surgimento desse tipo de infecção e, por isso, cuidar da saúde é fundamental.
Para além de tomar suplementos que turbinam a imunidade ou “correr” até a farmácia mais próxima, a alimentação é uma ferramenta que auxilia bastante no trato respiratório, uma vez que tem impacto direto no sistema de defesa do organismo.
Para começar, é importante não pecar na ingestão de água, que ajuda na hidratação o corpo e é fundamental em diversas funções regulatórias.
Além disso, a boa ingestão de antioxidantes, presente no açaí, kiwi, abacaxi e outras frutas cítricas pode ajudar bastante, já que são ricos em vitamina C.
Foque, ainda, em legumes de cor amarelo e laranja, como cenoura e abóbora. Eles são ricos em betacaroteno, que atua como antioxidante e favorece o sistema imune.
Vegetais verde escuros, como brócolis, rúcula, espinafre, agrião e alface, ricos em diversas vitaminas e minerais, devem ser consumidos não apenas por quem está com quadros como bronquite e gripe, como também por quem quer evitar essas doenças.
Providencie, ainda, castanha-do-pará, atum e sardinha para a sua dispensa. São outros ingredientes mais que necessários no processo de desinflamação.
Por fim, não hesite em comer, com abundância, o ômega-3, gordura saudável com poder anti-inflamatório. Ela está presente em boa quantidade na linhaça, chia, nozes e pescados como atum, salmão e bacalhau.
Fonte: Metrópoles