O conjunto de falhas atrapalha (e muito) os resultados da academia, segundo o personal trainer Fernando Dragão
O treino de pernas serve para quem deseja definir os músculos, aprimorar a mobilidade e conquistar uma aparência proporcional em relação aos membros superiores. Porém, cada detalhe faz a diferença na malhação.
A seguir, veja os 10 erros mais comuns em treinos de perna, segundo o personal trainer Fernando Dragão:
Posicionamento dos joelhos
“Os joelhos devem sempre acompanhar o posicionamento dos pés. Não à toa, o valgo dinâmico um dos maiores causadores de problemas nos joelhos”, afirma Fernando.
Encaixe dos joelhos
“Encaixar os joelhos no final de cada série e encontrar um ponto de descanso. Relaxando a musculatura, eliminando o tempo sob tensão do exercício, interrompendo a contração e alongamento do músculo”, explica Dragão.
Manipulação das cargas
Esse tópico aborda de forma resumida de que não há peso demais ou menos pesos. A carga deve ser com qualidade. O pouco peso não dá intensidade para microlesões nas fibras musculares e, consequentemente, a hipertrofia miofibrilar.
“Já se você colocar peso exacerbado, executará o exercício com compensações de outros músculos, comprometerá a execução, qualidade e amplitude do movimento. Na pior das hipóteses, lesões em músculos e tendões”, garante.
Excesso de exercícios
Respeite o seu limite. A carga de acordo com que aquilo que você consegue cumprir permite que o seu treino seja bem feito. “Faça uma periodização dos treinos, não cometa excessos, isso pode gerar um desgaste metabólico e você perderá massa muscular”, orienta o personal trainer.
Execução errada
“Se posicionar errado no aparelho, levantar o glúteo em alguns exercícios, como: leg press, cadeira extensora, cadeira abdutora e balançar o corpo na tentativa de sobrepor a execução suja do movimento. Corrigindo esses maus hábitos, você terá um exercício mais pesado e eficiente sem necessariamente aumentar as cargas”, relata.
Pouca amplitude
O movimento de pouca amplitude não absorve o potencial biomecânico do exercício. “Agachando pela metade, descendo pouco no leg press ou outros exercícios. Assim como no tópico acima, uma boa amplitude deixará o exercício mais eficiente”, argumenta.
Impulsionar os exercícios
“Muito comum em exercícios de panturrilhas. Academia é execução e concentração. Não use o seu corpo como facilitador do exercício. Não se sabote”, confirma.
Desequilíbrio muscular
Não vale a pena treinar os seus pontos fortes e negligenciar os seus demais pontos fracos. “Mantenha um bom equilíbrio. Treine com a mesma intensidade ou até superior os seus pontos fracos. Busque uma harmonia no seu corpo”, destaca.
Preservar a sua coluna
“Exercícios como stiff evita um aumento abusivo de cargas ou vai causar uma curvatura na sua coluna. Diminuindo drasticamente o alongamento posterior da coxa e sobrecarregando a coluna”, analisa Fernando.
Exagero na amplitude
“Descer demais sem controle pode gerar uma retroversão pélvica e sobrecarregar a sua lombar. Tenha uma boa amplitude, mas preserve a biomecânica do movimento”, encerra Fernando Dragão.
Fonte: Sortlife