Pensando em alugar um carro na sua viagem? Neste guia completo reunimos todos os detalhes que você precisa saber sobre esse serviço. Veja como alugar pelo melhor preço e acertar na escolha do veículo, entre outras dicas
Para uma viagem ser verdadeiramente gostosa, ter liberdade é imprescindível. E ter um carro à disposição tem tudo a ver com isso, afinal, com ele você pode ir a qualquer lugar, na hora que quiser. É aí que entra em questão o aluguel de carros, seja no exterior ou em destinos nacionais. Com ele fica muito mais fácil garantir toda essa autonomia. Porém, esse é um assunto cercado de dúvidas, não é?
Por isso, neste guia completo vamos abordar os principais pontos a respeito do aluguel de carros. Abaixo você vai encontrar dicas para encontrar o veículo ideal, onde reservá-lo, destinos onde compensa ter um carro em mãos, como economizar com esse serviço, qual seguro é indicado, e muito mais.
Como funciona o aluguel de carros?
O aluguel de carro funciona assim: você escolhe o carro (ou já deixa reservado pela RentCars), faz o pagamento de acordo com a quantidade de diárias, e retira o veículo no destino para poder utilizá-lo. Bem simples, né? Porém, existem detalhes entre essas etapas que requerem mais atenção.
Na retirada do carro será cobrado o caução (valor “bloqueado” pela locadora, por segurança, até a devolução do veículo). Essa quantia varia de acordo com alguns fatores, como a idade do condutor ou o tipo de carro.
O motorista que fizer a reserva será o único a dirigir o veículo, a menos que o item “condutor adicional” seja contratado. Além deste, há diversos outros extras que podem ser acrescentados ao aluguel. Porém, cada um tem um custo, somado ao valor final da diária.
Você deve ler com atenção o contrato de locação antes de assiná-lo, para garantir que tudo que foi acordado está sendo cumprido. O carro deve ser inspecionado antes de sair da loja, e na devolução tem que estar do mesmo jeito inclusive com o tanque no mesmo nível. A diária completa é de 24h, e quem ultrapassa esse tempo é cobrado à parte.
Como alugar um carro para a viagem?
Existem diversas formas de alugar um carro, e a mais fácil delas é, sem dúvidas, online.
Utilizando um comparador de carros, como o da RentCars, você consegue pesquisar quais veículos estão disponíveis no destino e comparar os preços de diferentes modelos numa mesma tela. Fora isso, pode ainda colocar adicionais na reserva, e finalizar a compra com a garantia de melhor preço, podendo receber a diferença caso encontre as mesmas condições de aluguel em outra plataforma.
Ao fazer a locação pelo site comparador de carros você pode optar por qualquer loja do aeroporto ou do centro. Isso facilita muito o processo, pois é possível retirar o veículo logo após a chegada e já sair dirigindo. Essa é uma das comodidades do aluguel de carro online.
Quem opta por alugar direto no destino enfrenta algumas desvantagens. A primeira é a parte burocrática do aluguel tomar tempo da viagem. Será preciso lidar com vendedor, escolher o veículo e fazer toda a contratação do serviço na hora, mesmo se você estiver cansado após um voo longo.
Outro ponto negativo de deixar para alugar na chegada ao destino é a possível falta de carros adequados para a sua necessidade. Isso pode gerar gastos altos, caso só veículos muito grandes estejam disponíveis e você estiver viajando sozinho ou com pouca gente. Num outro cenário, pode gerar um transtorno de falta de espaço, se só tiverem carros pequenos que não comportam toda o grupo e as malas.
Quem faz a locação do veículo online, além da praticidade, garante também que o carro ideal já vai ficar reservado.
Vale a pena alugar carro na viagem?
A resposta para essa pergunta não poderia ser outra se não: depende! Você precisa considerar o destino para saber se vale a pena alugar um carro na sua viagem.
Alguns lugares praticamente exigem um carro para que o tempo seja otimizado e você tenha conforto. É o caso dos EUA, com cidades projetadas para o uso dos automóveis, cheias de vias rápidas conectando os principais pontos de interesse. Por lá alugar um carro é sempre um acerto, mas há algumas poucas exceções (como Nova York, por exemplo).
Para viagens nacionais, a maior parte dos destinos não têm meios de transporte público eficientes, e por isso alugar um veículo é preferível.
Agora, se você for à Europa, precisa ponderar alguns cenários antes de tomar uma decisão. Caso o roteiro seja por um único país, ou mesmo países muito próximos, pode ser que os trens, ônibus ou voos low cost valham a pena. No entanto, se você quer pegar a estrada e ir conhecendo cidadezinhas pelo caminho, alugar um carro é imprescindível.
Em outros destinos, seja da África, da Ásia ou da Oceania, vale a mesma recomendação de analisar o local antes de se decidir. Algumas cidades têm trânsito caótico, como as da Índia e da Indonésia, enquanto outras podem ser um desafio por conta do idioma – imagine só ler as placas nas ruas de Seoul. Ou seja, ter um carro nesses lugares depende das suas necessidades de viagem.
Quanto custa um aluguel de carro?
O preço do aluguel de carros pode variar bastante. É preciso levar em consideração a categoria do veículo, a sazonalidade do local de destino, entre outras características.
Um carro econômico, por exemplo, custa menos de R$ 100/dia, enquanto um maior, de categoria mais alta, pode sair por mais de R$ 300 a diária. Tudo depende do que você escolher.
A boa notícia é que o comparador de veículos online oferece opções de pagamento facilitadas, sem IOF. Você pode dividir a compra em até 12x, ou pagar por boleto ou pix.
Como comparar preços entre as locadoras?
O comparador de aluguel de carros é a forma mais fácil de ver qual locadora oferece os melhores preços de locação no seu destino.
Para usar o comparador, basta entrar no site, informar a cidade onde você quer pegar o carro alugado (e selecionar entre loja do aeroporto ou do centro, se houver essas opções), indicar as datas de retirada e devolução do veículo, e clicar em “Pesquisar”. Ah, se precisar devolver o carro em outra cidade, também é possível incluir essa informação antes de iniciar a pesquisa.
O comparador vai, automaticamente, selecionar as locadoras disponíveis no local, e listá-las na página seguinte. Assim, você consegue conferir, lado a lado, qual marca tem os melhores preços dentre os carros que você procura. É muito mais fácil ter essas informações numa mesma página, não é mesmo?
Aluguel de carro no aeroporto ou no centro?
Pela praticidade, alugar o carro no aeroporto é sempre melhor. O preço costuma ser o mesmo praticado no centro (ou então a variação é mínima, não justificando a ida até a loja). Vale lembrar ainda que, para ir até outras locadoras da cidade, você vai ter que gastar com algum transporte até lá, encarecendo o valor final de qualquer forma.
Fora isso, a burocracia de deixar o aluguel para uma loja fora do aeroporto por si só já garante uma larga vantagem às locadoras de dentro do local. Quem não iria preferir chegar ao destino, retirar o carro de uma vez e já sair dirigindo até o hotel para descansar? Se o valor da locação não varia tanto, sem dúvida alugar no aeroporto é a opção mais vantajosa.
De qualquer forma, com o comparador de carros para alugar você consegue conferir os preços nas lojas do aeroporto ou de outros cantos do destino. Assim, você descobre de antemão se há alguma oferta imperdível numa locadora do centro, e já pode deixar seu carro reservado para retirar lá. Legal, né?
O que é necessário para alugar um carro?
As exigências para alugar um carro são: ter habilitação válida, ter 21 anos completos, ter um cartão de crédito com saldo suficiente para o caução, e a CNH definitiva deve ter, no mínimo, 2 anos.
Outros documentos solicitados são RG, CPF e/ou passaporte. Quem alugar o veículo online, com o comparador de veículos, também vai precisar do voucher de reserva do carro.
O seguro do carro alugado, apesar de não ser obrigatório, é outro ponto importante. Escolha uma das opções oferecidas pela locadora, ou confira se o cartão de crédito utilizado já oferece essa proteção. Veja se o seguro cobre terceiros, ou se tem franquia, antes de sair dirigindo no destino. Assim como o seguro viagem, a proteção do veículo é indispensável.
Na hora de pegar o carro, um ponto importante é inspecionar a integridade dele, inclusive com fotos e vídeos para registrar tudo que encontrar, sejam marcas, arranhões ou problemas mais sérios. Assim, se a locadora te contestar e quiser cobrar por algo, você vai ter como provar que não foi culpa sua.
Outros itens para incluir no aluguel do carro
Além do seguro, existem adicionais que você pode alugar junto com o carro. Alguns são necessários, como cadeirinhas para crianças, enquanto outros itens trazem mais comodidade na viagem, como é o caso dos condutores adicionais (para que você possa revezar a direção e descansar um pouco).
Se você quer economizar nesses itens, uma ótima dica é utilizar, por exemplo, o GPS do celular mesmo. Caso esteja viajando fora do Brasil, você pode contar com um chip internacional para celular e usar internet ilimitada para ver os trajetos que precisa fazer. Muito mais fácil, não é?
Para quem viaja aos EUA há ainda outra dica: compre a sua tag (aquele dispositivo tipo “Sem Parar”) num supermercado mesmo, onde elas custam muito mais barato que nas locadoras de carro.
Veja mais algumas sugestões do que você pode acrescentar ao aluguel do carro:
- Assento de elevação
- Bebê conforto
- Cadeirinha para criança
- Condutor adicional
- Navegador GPS
- Wi-fi
- Quilometragem livre
- Tag de pedágio (“Sem Parar”)
O que é o depósito caução?
Para que a locadora libere o carro para você, será necessário que ela cobre o chamado “depósito caução”. Essa é uma quantia que fica bloqueada no seu cartão de crédito, porém é estornada após a devolução do veículo. É por isso que quem aluga carro em viagem precisa ter um bom limite disponível.
O caução é um valor de segurança que a empresa pode tomar para si caso haja algum dano ao veículo não coberto pelo seguro, ou que o locatário deixou de pagar. Depois da inspeção do carro, quando não são encontrados problemas, a quantia é devolvida integralmente no cartão de crédito.
Normalmente, os carros sem seguro, ou com seguro sem franquia, tem um caução bem mais alto. Mas não se preocupe, pois essa prática é super comum e, desde que você conheça o contrato e siga o que está previsto nele, tudo correrá bem.
Como escolher o carro ideal?
Escolher o carro ideal também é algo que depende bastante das particularidades de cada viajante.
Um viajante solo, que vai a uma viagem de negócios, pode pegar um carro mais compacto, pois não vai precisar de tanto espaço no veículo. O mesmo é válido para um casal que quer ter a liberdade de ir e vir quando bem entender, porém pretende economizar com o aluguel do automóvel.
Por outro lado, quem viaja em família vai precisar de um carro maior, com espaço para guardar as malas de todo mundo. Se for um destino de compras, também é preciso considerar um espaço extra, pois na volta é muito provável que a bagagem seja ainda mais volumosa.
Existem diversos tipos de carro para escolher. Seja qual for a sua realidade, com certeza haverá um ideal para você e para a sua viagem no comparador de veículos online.
As categorias de veículos para locação são as seguintes:
- Econômico
- Compacto
- Standard
- Intermediário
- Full Size
- Luxo
- Van
- Premium
- Special
- SUV
- Minivan
- Conversível
Devo contratar seguro no veículo?
Sim, é imprescindível contratar um seguro para o carro alugado. Ninguém espera utilizá-lo, claro, mas não dá pra prever quando ele vai ser necessário. O mesmo princípio se aplica ao seguro viagem é sempre melhor estar prevenido, não concorda?
As locadoras dispõem de seguros próprios, que você escolhe quando faz a reserva online, pela RentCars, ou na loja física. Alguns são mais baratos, com franquia e um depósito caução mais baixo, enquanto outros são mais completos, sem franquia, e com caução elevado.
Outra forma de garantir o seguro do seu automóvel é verificar se o seu próprio cartão de crédito não tem esse benefício. Confira com atenção as condições e os detalhes de utilização desse serviço. Fique atento também com o contrato da locadora, pois os seguros dela anulam o seguro do cartão, e se embutirem algum na sua locação, você pode acabar descobrindo do pior jeito.
Ah, e sempre pesquise antes de escolher seu seguro, para chegar decidido na locadora quando for pegar o carro. Sabe o papo de vendedor? Se você deixar pra decidir na hora, vai acabar pagando mais caro, pois o atendente vai te conduzir a um seguro mais vantajoso para eles. Com essas dicas, porém, você não vai cair nessa, né?
Tipos de seguro
Abaixo você pode conferir um resumo sobre os tipos de seguro que são mais comuns de encontrar nas locadoras do Brasil e do mundo. Leia com atenção para escolher o seu.
- Seguro LDW (Loss Damage Waiver): Este seguro é mais completo e cobre colisões, vandalismo, roubo e até perda total, desde que dentro das condições do contrato. Não cobre motorista ou passageiros.
- Seguro CDW (Collision Damage Waiver): Cobre danos corriqueiros, como amassados, riscos e outros problemas do tipo, desde que dentro das condições descritas em contrato. Pode não cobrir roubos, nem o motorista ou os passageiros.
- Seguro ALI (Additional Liability Insurance): No caso de acidente, esse seguro cobre o motorista (caso sofra ferimentos corporais), e cobre os danos materiais a terceiros, até um determinado valor (previsto no contrato).
- Seguro PAI (Personal Accident Insurance): Esse seguro cobre danos físicos sofridos pelos ocupantes do carro em um acidente. Não é necessário para quem contratou um seguro viagem, que já oferece cobertura médica. Esse seguro pode ser conhecido também pelas siglas CPP, PAEC ou PTI.
- Seguro PEP (Personal Effects Protection): Este seguro cobre casos de roubo de objetos pessoais do motorista principal, do motorista adicional, e dos passageiros que estiverem junto.
- Cobertura do Cartão de Crédito: Alguns cartões de crédito (normalmente os Platinum ou Black) têm seguro de carro alugado já incluso. Eles costumam ser dos tipos CDW ou LDW, sem cobertura para terceiros (este pode ser contratado à parte). Confira com o seu cartão se ele tem esse benefício.
Cuidados ao alugar um carro
Além de cuidar do carro durante o tempo que ele estiver sob sua responsabilidade, confira no contrato todas as entrelinhas sobre o serviço. Tudo que aparece no contrato foi acordado previamente. Assim, nele você tem todas as informações que precisa para devolver o veículo sem problemas.
Em todo caso, elencamos alguns detalhes que merecem sua atenção ao alugar um veículo para viajar. Confira:
Contrato
Um dos pontos mais importantes do aluguel de carro é ler com atenção o contrato. Por mais que ele seja extenso, nele está tudo que você precisa saber para que a locação corra bem, e como os problemas que surgirem vão ser resolvidos. Tudo é acordado antes de você assinar, por isso confira se está tudo de acordo com o que você combinou com a locadora.
Ah, e se você receber cobranças indevidas e já tiver comprovado que não havia problemas com o carro quando o devolveu, acione o Procon.
Local de devolução
Uma das suas escolhas ao alugar o carro será o local de devolução. Você pode optar por entregar o automóvel no mesmo lugar onde o retirou, ou em uma cidade diferente. Dá pra casar a devolução com o seu roteiro tranquilamente.
Inspeção
Antes de pegar o veículo, faça uma boa inspeção nele (ou acompanhe o processo, se for feito por um funcionário). Filme e tire fotos de tudo, principalmente dos danos que já estiverem no carro, para que você consiga comprovar que não aconteceram durante o seu uso. Confira também o estepe se não tiver, exija um ou pegue outro carro.
Tanque cheio
Outro ponto de atenção é o combustível. É comum pegar um veículo com tanque cheio, mas você vai ter que devolvê-lo com tanque cheio também. Assim, veja se existem postos por perto, para abastecer antes da devolução. Se você voltar com o tanque vazio, a locadora vai cobrar por isso e com taxas caras.
Quilometragem controlada
A quilometragem controlada deixa o aluguel do carro mais barato, mas ela deve ser usada com cautela. Se você quer ter o carro à disposição, porém não vai usá-lo muito, é uma ótima escolha. No entanto, se acabar dirigindo mais que o limite diário, vai pagar caro no fim das contas. A taxa cobrada pelo excedente é bem maior que o valor da diária de quilometragem ilimitada pense nisso ao escolher.
Cadeirinha para criança
A cadeirinha é um item obrigatório para quem vai viajar com os pequenos. É possível alugá-la direto na locadora, mas considere levar a que você já tem na viagem. Você sabia que, para crianças de até 2 anos, as companhias aéreas não cobram taxa da cadeirinha? Se você não precisar gastar com esse item, já faz mais uma economia no aluguel do carro.
Estacionamento
Dependendo do destino, o carro não compensa tanto por conta dos estacionamentos caros. Há lugares onde é cobrada até uma diária noturna, separada do valor do dia. Assim, pesquise como é no destino, e considere esse ponto antes antes de optar pelo aluguel. Afinal, não basta estar com o carro, você vai precisar pará-lo em algum lugar.
Taxa do Diesel
Como o Diesel costuma ser mais barato, existe uma taxa sobre os carros que usam esse combustível. Assim, é legal fazer algumas contas pra conferir se vale a pena. Como o gasto para abastecer o veículo vai ser mais baixo, às vezes compensa pagar a taxa. Porém, dependendo do valor cobrado pela locadora, pode ser que não valha a pena.
Em Portugal e na América do Sul, Diesel se chama “gasóleo”. Se estiver pesquisando sobre aluguel de carro para esses destinos, tenha este detalhe em mente.
Demais taxas
Fique esperto com taxas abusivas ou inexistentes. As locadoras menores são mais propensas a cobrar por extras que não condizem com a realidade, e se você notar qualquer prática desse tipo, procure outra loja. Uma boa dica para fugir disso é ir direto nas marcas mais famosas de aluguel de carros mas mesmo assim sempre é válido ficar atento às entrelinhas e ao contrato no geral.
Pegadinhas das locadoras
Fique atento com possíveis pegadinhas ao alugar um carro. Lendo este conteúdo você já vai viajar mais esperto com alguns detalhes, e para reforçar ao máximo, vamos falar aqui alguns pontos que exigem cuidado na hora de pegar o automóvel.
Por exemplo, se a locadora alegar que não tem o carro que você reservou online, confira todos os itens do veículo sugerido por eles. Algumas vezes eles tentam te empurrar um veículo com Taxa de Diesel, ou alguma outra cobrança extra, e você deve recusar. É seu direito pegar o carro que escolheu, e a locadora tem que cumprir com a reserva já efetuada.
Outra pegadinha é a locadora embutir um seguro nas entrelinhas do contrato, fazendo com que você perca a cobertura oferecida pelo seu cartão de crédito. Assim, fique atento com o que os vendedores te oferecem de seguro, e não aceite nada sem ter entendido direito. Pergunte tudo e tire um tempo para ler com atenção o contrato antes de assiná-lo.
Melhores locadoras de aluguel de carros
Caso tenha interesse, abaixo linkamos páginas com conteúdo completo sobre cada uma das locadoras citadas aqui.
Fonte: Dicas de Viagem