É justo dizer que felicidade no trabalho é indispensável, mas esse tema por muitos anos foi negligenciado, nossa cultura nos ensinou que devemos trabalhar a qualquer custo e nos tornarmos um membro responsável da sociedade  mesmo que isso custe a nossa saúde física e mental. [Felizes, jamais].

Contudo, sabemos que profissionais felizes expõem suas realizações corporativas até mesmo em suas redes sociais, pois é natural querer demonstrar ao que pertence. Para a sua marca isso tem uma função importante por que o que acontece dentro da organização fica “pipocando” na tela de diversos usuários, gerando uma certa curiosidade sobre a sua empresa. Sem contar que esse tipo de ação e comunicação melhora consideravelmente a atração de colaboradores mais capacitados para o seu time.

O trabalho não precisa ser entediante e insatisfatório

Falando dos Benefícios da Felicidade no trabalho e a conta é bem simples:
colaborador feliz = é mais criativo, mais produtivo, mais comprometido, mais motivado. Em consequência a empresa terá menos rotatividade, acidentes de trabalho e custos com saúde.

Então, como fazer isso acontecer?

Coloque um tobogã no meio da sala de reuniões, libere a cerveja artesanal e invista em puffs bem coloridos, [contém ironia]. Não, não é sobre isso. E sim, a ergonomia do ambiente é importante, mas sozinha não promove resultados. O processo de mudança começa na gestão, pelos cargos mais estratégicos. Enquanto você como liderança não compreender que tem uma responsabilidade muito importante no processo, o conceito “felicidade” será bem desafiador.

Abaixo listei 10 atitudes que você pode investir pensando na sua equipe. Confira:

1. Envolva-se com os seus colaboradores: saia do seu espaço de trabalho e conecte-se com a sua equipe e outros departamentos. Converse, entenda o momento e as dificuldades que estão enfrentando. “Bater papo” é estratégico sim.  Ah, e não pense que o seu time trabalha horas a fio… (trago verdades), todo mundo tem um tempo ocioso no trabalho. Então, valorize esse recurso com o que realmente importa. Isso vai te ajudar a fortalecer relações.

2. Ajude, deixe-se ser ajudado: um bom time é cooperativo, contribui, troca, tem liberdade para discussões inteligentes, por isso o microgerenciamento é uma grande tolice, essa ação fala muito sobre a cultura organizacional da marca. Ajudar e apoiar as pessoas em seus momentos de necessidade, seja profissional ou pessoal, gera sensação de pertencimento, nos sentimos úteis, promove empatia.

3. Compreenda a rotina do colaborador e seja justo ao repassar  atividades: colaborador sobrecarregado, surta, produz pouco e adoece. Ajude e capacite os colaboradores para que eles compreendam o que é gestão do tempo. Priorizar as tarefas de acordo com sua importância irá ajudar a manter o time mais sólido e focado.

4. Peça Feedback: o feedback do seu colaborador sobre o andamento de processos e expectativas de trabalho, importam e muito. Ajuda a liderança a perceber vantagens, desvantagens, comportamentos, e novos cenários.

5. Estabeleça uma meta ou propósito: para onde o seu time está indo? Sua equipe está ciente das metas e do propósito da empresa? Ter uma estratégia pode afetar positivamente as habilidades de pensar e produzir dos colaboradores.

6. Incentive as pausas: sentar na cadeira e trabalhar sem parar por longas horas pode causar sérios danos mentais e físicos, tá tudo bem parar por alguns minutos. Não são alguns minutos de pausa que vão interferir no resultado final.

7. Valorize-se: nunca se esqueça do seu valor: Lembre-se de suas habilidades e competências. Isso vai garantir que você não se permita e nem permaneça num ambiente tóxico.

8. Forneça feedbacks construtivos: organize reuniões semanais onde você possa reconhecer o trabalho dos seus colaboradores e pontuar todos os ajustes necessários. Feedback, cria uma força de trabalho mais feliz.

9. Implante horários flexíveis de trabalho, (se possível): a modalidade híbrida pode ser uma ótima alternativa para manter a saúde equilibrada e aumentar a produtividade. Desenvolva cronogramas flexíveis, permita o uso da liberdade com responsabilidade – para que eles mesmos criem suas agendas.  Tudo que é combinado/acordado – é mais fácil de ser administrado.

10. Agradeça, e incentive agradecimentos entre a equipe: expressar gratidão melhora e fortalece os relacionamentos, melhora o humor e aumenta os sentimentos positivos uns pelos outros, além de gerar confiança e segurança para quem ouve.

Esses são alguns pontos a serem considerados, somando o custo de todos podemos ver que gerou o total de R$0,00 ou seja, é muito mais na coragem e na força de vontade que fazemos mudanças relevantes para toda uma equipe.

Fonte: Jéssica Simões