Planejar e decorar uma cozinha pequena com ilha é um desafio muito divertido! As dicas da arquiteta Tatiane Waileman vão te ajudar nessa aventura. Além disso, há uma seleção de projetos e vídeos para você se inspirar. Acompanhe a matéria e transforme seu espaço.

Dicas para planejar uma cozinha pequena com ilha

Segundo a arquiteta, a ilha “deixa a cozinha e o ato de cozinhar mais interessantes, pois proporciona uma integração maior com outros ambientes”. Assim, quem prepara a refeição pode conversar com alguém que está na sala de estar, por exemplo. Abaixo, confira dicas para decorar esse espaço.

Tamanho da ilha

O primeiro passo para ter uma cozinha com ilha é considerar o espaço livre. Entretanto, para suportar um fogão, a ilha deverá ter no mínimo 60 cm. Se quiser incluir banquetas, adicione mais 30 cm. Além disso, a arquiteta aponta a importância de uma área adequada para a circulação, assim, “o recomendado é deixar no mínimo 90 cm entre as bancadas”.

Ilha com rodinhas

A ilha com rodinhas é uma opção interessante para espaço pequeno. Além de funcional, ela pode ser deslocada facilmente. Contudo, escolha com cuidado os objetos que ficarão em cima do móvel, pois, caso tenha fios, você pode acabar puxando, derrubando e estragando sem querer.

Ilha com fogão

Se no espaço couber uma ilha sem interferir na área de circulação, uma cozinha com cooktop deixará o ambiente mais prático no dia a dia. Se o espaço for muito limitado, a arquiteta recomenda encostar a lateral da ilha em uma parede, assim, ela não atrapalhará a circulação e você poderá aproveitar as tomadas.

Banquetas e espaço para refeições

Muitas pessoas usam a ilha como uma bancada de cozinha para refeições rápidas. Por isso, dependendo do seu orçamento, vale investir em banquetas modernas. Elas deixarão o ambiente muito mais acolhedor e elegante. Entretanto, cuidado para não atrapalhar a circulação. Então, já planeje a ilha com um vão para esconder os assentos.

Decoração

Para dar funcionalidade à ilha, a arquiteta recomenda apostar em um “cooktop, forno, cuba, banquetas, armários ou, simplesmente, uma bancada de apoio”. Já na decoração de cozinha, quadros, temperos, nichos de madeira e prateleiras. O importante é não sobregarregar o ambiente com itens desconexos.

Iluminação

Por ser um local de maior concentração de pessoas e manuseio de ferramentas afiadas, é preciso prestar muita atenção à iluminação de cozinha. Trilhos de luz e luminárias pendentes são ótimas alternativas, pois unem funcionalidade e estilo.

Tatiana alerta que, muitas vezes, em uma cozinha planejada, “as pessoas focam em aumentar o espaço de bancadas, mas esquecem que uma circulação comprometida pode afetar a qualidade de uso do ambiente”. Então, analise bem a área para não correr o risco de esbarrar com panelas quentes.

10 fotos de cozinha pequena com ilha para inspirar novas ideias

Independentemente do tamanho, uma cozinha planejada com ilha oferece comodidade e estilo aos moradores. Com criatividade e um bom projeto, é possível transformar o espaço. Confira uma seleção de inspirações:

1. Entre a ilha e a bancada, deixe um espaço livre

2. Assim, você evitará acidentes

3. E terá mais conforto para preparar as refeições

4. A ilha pode ser fixa ou com rodinhas

5. A escolha depende da necessidade dos moradores

6. Além disso, é possível encostar a ilha em uma parede

7. Para aproveitar melhor a área de circulação

8. Outra opção é apostar na cozinha americana com ilha

9. Além de funcional, o estilo está em alta

10. Use a ilha como bancada para rápidas refeições

Tenha uma cozinha moderna e acolhedora para se aventurar em novas receitas. Com as dicas da arquiteta e as inspirações acima, você terá uma ilha estilosa sem perder a funcionalidade do espaço.

 

Fonte: Tua Casa