Vai viajar e está preocupado com a quantidade de bagagem? Neste artigo listamos 8 motivos para viajar com pouca bagagem que vão te fazer economizar. E na sequência ainda tem um plus: dicas de como organizar e qual mala usar na viagem.
1) Usar companhias aéreas low-cost sem pagar excesso de bagagem: só se você viajar com pouca bagagem
Na Europa e nos EUA é possível viajar com passagens aéreas com tarifas realmente baratas, porém, as companhias aéreas cobram caro por bagagem despachada. Por isso, viajar com o mínimo possível ou apenas com uma mala leve de bordo pode significar otimização de tempo e dinheiro.
2) Facilitar as viagens de trem, ônibus ou até carro alugado: aprenda a viajar com pouca bagagem
Ninguém merece a dificuldade que é puxar uma mala grande e pesada para entrar no vagão do trem. Isso sem contar que ela não cabe nos espaços destinados à bagagem e aí você terá que ficar improvisando no corredor ou ocupar um assento a mais. Em trechos cheios, isso pode ser um problema! O mesmo pode se aplicar a viagens de ônibus ou mesmo em carro alugado – que com menos malas, poderia ter um bagageiro menor.
3) Melhorar a segurança durante os deslocamentos quando você consegue viajar com pouca bagagem
Ficar atento quando se está com muitas malas em deslocamentos nas estações ou mesmo dentro do trem ou ônibus é sempre tenso. Esses locais são geralmente onde há maior risco de furtos e da ação dos “pick pockets“. Por isso, quanto menos bagagem, mais fácil manter a atenção e a segurança. Por isso aprenda a viajar com pouca bagagem.
4) Poder fazer compras no destino se faltar alguma coisa
Um detalhe que a gente esquece é que sempre é possível comprar algo que faltou levar durante a viagem. Pode ser um produto de higiene ou até mesmo roupas e acessórios. Aliás, isso até é até motivo para fazer umas comprinhas. Por isso, não precisa levar todo o seu guarda-roupas dentro da mala de viagem.
5) Ter mais espaço para trazer lembrancinhas e comprinhas de viagem quando você opta por viajar com pouca bagagem
Uma mala bem organizada, leve e com espaço sobrando fica mais fácil para acomodar aquelas lembrancinhas de viagem. Ou até mesmo as compras pessoais que a gente sempre faz. Sempre vale a pena viajar com espaço para as lembrancinhas de viagem.
6) Facilitar o uso de transporte público pra chegar e sair do aeroporto e assim economizar $: só se você viajar com pouca bagagem
Nas principais cidades turísticas do mundo, sempre existe uma opção de transporte público (e assim mais barato) para sair e chegar do aeroporto. Se você estiver com pouca bagagem, esse deslocamento será muito mais prático e econômico.
7) Diminuir a quantidade de itens não usados – porque nunca usamos tudo o que levamos
É fato: a gente sempre traz de volta itens não usados. Otimizar as peças e diminuir a quantidade de bagagem vai garantir que você volte com menos itens não usados ou, quem sabe, nenhum.
8) Agilizar o processo de se arrumar para sair
Essa uma questão bem importante! Em uma viagem geralmente o ritmo é intenso e bastante cansativo, já que queremos aproveitar cada minuto. Sair cedo e voltar tarde para o hotel é algo frequente. Por isso, uma mala mais enxuta vai ajudar você no processo de escolha e consequentemente agilizar o tempo de se arrumar para sair.
Como organizar e qual mala usar na viagem
Uma ótima solução é separar as peças do mesmo tipo usando um kit organizador de mala de viagem (como esse da imagem abaixo). Esses kits são bolsas próprias para armazenar roupas com furinhos que permitem ventilação e a visualização das peças. Essas bolsas servem também para levar os dois pares de calçados. Sim, no máximo 2 pares já são suficientes!
É possível encontrar diversas opções de kit organizador de mala em lojas online como esse da imagem em vários modelos e cores com preços bem em conta. É uma ótima maneira de guardar as roupas durante a viagem e que facilita e muito na hora de escolher o look. Eu uso esse sistema para separar as roupas em categorias e agiliza muito aquele momento de me arrumar antes de sair do hotel.
Quanto à escolha certa da mala de viagem
A escolha da mala adequada também é algo que contribuiu e muito para a organização. Alguns modelos tem divisórias que facilitam bastante a dinâmica do dia-a-dia de hotel, o que ajuda muito a otimizar o tempo e deixa você mais livre para aproveitar a viagem.
Aqui em casa as nossas malas de viagem já ficam abertas na sala porque aos poucos vamos montando e incluindo o que não pode faltar. Falando nisso, uma dica importante é utilizar malas de boa qualidade que tenham maior durabilidade e que resistam ao manejo truculento dos aeroportos mundo afora. Nós usamos modelos de mala pequena e média que sejam bem resistente e que tenham cadeado TSA exigido nos EUA. E não é preciso mais do que o tamanho médio para uma viagem de duas a três semanas. Isso já contando o espaço livre para trazer comprinhas de viagem. No site Portal das Malas sempre tem promoções.
Outra dica é investir em acessórios de viagem de couro que combinam com tudo. Nossa recomendação são os produtos da categoria viagem da marca brasileira Bennemann. São bolsas de viagem, mochilas antifurto, nécessaire, porta passaporte e documentos, shoulder bag mini e outros acessórios com garantia vitalícia. E nossos leitores tem 15% de desconto em todo o site usando o cupom ‘viajaredemais’.
Fonte: Viajar e Demais