As mudanças na pele durante a gravidez ocorrem por diversos fatores. As alterações, inclusive, podem surgir também no período pós-parto

A gravidez é um momento desafiador para muitas mulheres, afinal, o corpo passa por mudanças físicas e hormonais. É, ainda, o período em que muitos questionamentos surgem na cabeça das mães de primeira viagem, como os cuidados com a pele do rosto e corpo.

Enquanto o cabelo fica mais macio e sedoso durante a gestação, a pele nem sempre apresenta mudanças agradáveis. Isso acontece porque o órgão fica mais vulnerável ao surgimento de manchas e estrias. As alterações, inclusive, podem surgir no período pós-parto, explica a médica especialista em estética Fernanda Nichelle.

“A pele tende a apresentar algumas mudanças na gestação e também no pós-parto da mulher devido às alterações hormonais, o estresse e a privação de sono. Já o aumento de peso excessivo contribui para uma maior flacidez e ganho de estrias”, elucida.

mulher com estrias

Apesar de natural, as mudanças na pele podem incomodar algumas mulheres. Uma boa notícia é que dá para fugir de sinais e marcas indesejáveis com uma rotina de cuidados específica para o momento. Segundo a dermatologista, a primeira dica é se proteger do sol.

“Nós orientamos intensificar o uso de protetor solar para evitar manchas na gravidez. A hidratação com cremes específicos também é uma ótima dica, pois a pele vai estar preparada para as mudanças que ela vai passar, além de evitar o ressecamento e a sensibilidade”, indica a profissional.

Hidratação na gravidez

Outra dica importante é o cuidado para prevenir o cloasma gravídico. Comuns na gravidez, as temidas manchas escuras na pele podem acometer o rosto, os mamilos, a vulva e a linha do meio da barriga. Embora existam diferentes procedimentos, alguns tratamentos precisam ser evitados.

“Hoje, há várias maneiras de resolver essa questão, mas é preciso evitar o uso de vários produtos durante a gravidez, como diversos ácidos. Neste caso específico, a melhor opção é usar o ácido azelaico para tentar combater o problema”, explica a expert.

E no pós-parto?

Já no período pós-parto, Fernanda revela que há diversos tratamentos que podem ser feitos para cuidar da pele. Para combater a flacidez, é recomendado o uso de bioestimuladores de colágeno ou tecnologias à base de laser, que auxiliam na construção muscular.

mulher esticando o braço

Na esmagadora maioria dos casos, a flacidez nos braços é causada pelo efeito sanfona

Em relação às estrias, há algumas opções de tratamento. “Durante a amamentação é liberado fazer luz pulsada e até mesmo laser na mama. Alguns cremes também podem ser usados, desde que com orientação médica, para prevenir o aparecimento de novas estrias”, afirma Fernanda.

A especialista, então, esclarece: “A estria vermelha é uma estria ‘jovem’, que surgiu recentemente, então conseguimos combatê-la com a estética. Já a estria branca é uma cicatriz, o que torna mais difícil de revertê-la. O que vai valer sempre é manter uma boa hidratação da pele e uma boa proteção com o uso de protetor solar”.

 

Fonte: Metrópoles