Na hora de se vestir com elegância, menos pode ser muito mais

Minimalismo é uma palavra cada vez mais conhecida pelas pessoas. O termo frequentemente refere-se a uma série de movimentos artísticos e culturais que aconteceram especialmente no século passado e continuam ocorrendo atualmente. Seja por meio da influência na arte, na arquitetura ou no design, a finalidade dessa estética é a mesma: fazer uso de poucos elementos na hora de se expressar.

A presença do minimalismo pelo mundo ao longo do tempo foi tão grande que acabou se fazendo presente também no vestuário masculino, volta e meia carregado de detalhes e peças que nem sempre significam estilo. Se, por um lado, muitos homens pensam em empilhar peças de roupa na hora de sair de casa sem qualquer critério, há muitos outros adeptos de uma composição bem mais enxuta e, nem por isso, menos elegante. Se você é um daqueles homens que não fazem questão de uma camiseta com estampa, gosta de poucas peças no corpo e também adora cores neutras, o minimalismo pode ser uma ideia fundamental em seu look. Confira a seguir algumas dicas para montá-lo.

Peças muito importantes no minimalismo

Para ter um visual sóbrio, fácil de combinar e com peças que podem ser utilizadas em diferentes contextos, é importante que um homem guarde em seu armário camisetas básicas sem estampas e também polos, preferencialmente em cores neutras. Além disso, para ocasiões mais formais, as camisas brancas e pretas são sempre bem-vindas; no frio, casacos também são muito bem recomendados.

Do cinto para baixo, é recomendável ter calças de alfaiataria, chino e até mesmo o jeans. Acompanha o look masculino minimalista tênis brancos e sapatos sociais. Alguns acessórios, como chapéus, relógios e lenços também podem ser facilmente adotados na composição, mas é preciso atenção para que eles não destoem da ideia do minimalismo, que é justamente ser bem simples.

Os tons e sobreposições

Como é possível imaginar, o minimalismo nas vestimentas demanda o uso de poucas cores e até mesmo adota um visual monocromático. Por isso, é possível fazer muito uso do cinza, do branco e do preto. Por outro lado, é importante evitar sobreposições desnecessárias de peças, o que descaracterizaria por completo a ideia de minimalismo. Para dias mais frios, portanto, o ideal mesmo é recorrer aos casacos de tom parecido, de modo que não seja necessário implementar algo além da camiseta por baixo.

Atenção na hora da compra

É justamente devido às necessidades mais específicas em relação aos tons que o minimalismo no vestuário demanda atenção na hora de ir às compras. Antes de adquirir novas peças, é preciso verificar se elas combinam com as que já estão no guarda-roupa, além de garantir que elas permitam versatilidade na hora de montagem do look. É preciso também refletir sobre a real necessidade de comprar roupas novas, já que o minimalismo defende a consciência na hora do consumo. No fim das contas, a famosa frase “menos é mais” não poderia ser melhor utilizada quando o assunto é minimalismo no vestuário.

 

 

Fonte: José Bento Meirelles – CEO da Minimal Club, marca de moda masculina.