Supermoderno, o closet aberto é uma ideia incrível para quem gosta de um ambiente mais clean e diferenciado. Este modelo de closet tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos e permite que as roupas e outros itens de vestimenta fiquem expostos e organizados de forma acessível. Mas, atenção: para funcionar, você precisa ser uma pessoa bem-organizada, ok? Tendo isso em mente, confira dicas de uma especialista e alguns modelos para se inspirar!

O que você precisa saber antes de montar um closet aberto

Antes de montar um closet aberto em sua casa, você precisa saber algumas informações essenciais para que ele fique perfeito e as roupas bem arrumadas. Confira essas dicas da arquiteta Giovana Sekiama Abelha, do Studio Concha e anote tudo!

  • A questão mais importante quando se trata de closet aberto é a organização pessoal. Você é organizada ou é aquela pessoa que deixa roupa acumulando em cima da cama ou amassada em um canto do armário? Se você é do time da organização, “então prossiga com a ideia de closet aberto. Se não, você está disposta a assumir uma rotina de organização?”, ressalta a arquiteta.
  • A profissional ainda ressalta a importância de um lugar organizado para uma melhor qualidade de vida. “Ao se deparar constantemente com um ambiente todo desarrumado haverá sensação de atraso de vida, de estagnação e de que as coisas não estão fluindo bem”, explica.
  • O contrário também é verdadeiro, pois uma casa limpinha e arrumada passa aquela sensação gostosa de frescor de estar com as coisas em dia “com a vida fluida e movimentada como deve ser”, afirma Giovana.
  • Antes de você investir em um closet aberto é importante saber quais e quantas são as suas peças. “Setorize suas roupas, sapatos e acessórios que gostaria de armazenar no closet para poder ter noção de quanto espaço deve ser dedicado a cada categoria”, pontua a arquiteta.
  • Sabe a regra dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar)? Pois bem, é hora de aplicá-la caso queira um closet aberto! “Aproveite esse momento para incorporar Marie Kondo e se desfaça daquilo que já não lhe serve mais”, Giovana friza.
  • Essa dica vale até para os armários fechados, pois é uma ótima maneira de deixar tudo organizado e bonitinho. De acordo com a arquiteta, “há muitas caixas organizadoras e separadores (de meias, óculos, bolsas etc) que serão grandes aliados na hora de manter o closet arrumado”.
  • Todo mundo tem aquele cobertor ou casacão que só sai do armário nos dias mais frios do ano. E esse tipo de peça precisa estar bem guardado para não sujar, em especial em um closet aberto! “Itens mais específicos que não são usados com frequência, como roupas de inverno ou cobertores, devem ficar armazenados em local fechado para evitar que pegue poeira. Sugiro um maleiro com portas ou caixas organizadoras”, explica a profissional.
  • Por fim, caso você tenha condições, contrate uma organizer! Afinal, essa profissional sabe muito bem como manter a casa arrumada, bonita e bem prática. “Uma organizer vai te dar um atendimento personalizado e deixar o espaço todo otimizado!”, pontua Giovana.

Mais simples do que parece, não é mesmo? O segredo para um closet aberto é basicamente ser bem organizado ou estar disposto a se tornar uma pessoa que está sempre arrumando e deixando as roupas, sapatos e acessórios certinhos em cada lugar!

Dicas para organizar um closet aberto
Qual o tamanho ideal de um closet aberto?

O tamanho do closet aberto depende muito de cada pessoa e varia de acordo com o espaço da casa, quantidade de acessórios e necessidades pessoais.

“Por exemplo, uma vez tivemos uma cliente que trabalhava com marketing digital e ganhava muitas peças de roupas e acessórios para fazer propaganda. Ela precisava de muito espaço de armazenamento! O caso dela não era regra, mas é importante levar em conta cada peculiaridade para dimensionar com assertividade”, reforça Giovana;

Ainda segundo a arquiteta, o ideal é medir o guarda-roupas ou closet atual e analisar se a ideia é ter algo semelhante, maior ou menor!

Quais materiais usar para fazer um closet aberto?

A arquiteta afirma que o que não falta são opções de materais para montar um closet aberto bem bonito. Tem para todos os gostos, bolsos e estilos.

A estrutura pode ser de madeira, de MDF ou de serralheria. Já as prateleiras, nichos e gavetas podem (além dessas outras opções mencionadas) serem de vidro (reflecta, canelado, etc) revestidos (de couro, de tecido), com iluminação de LED e entre outros”, explica.

Como gastar pouco para fazer um closet aberto?

Está com o orçamento limitado? Sem problemas! De acordo com Giovana, nesse caso, a melhor opção é montar um closet inteiro com o mesmo material, de preferência madeira ou MDF.

“Economize na quantidade dos mecanismos que precisam de ferragens (corrediças, dobradiças) e faça cotação com algumas empresas”, explica. Ela ainda ressalta da importância das empresas terem uma boa avaliação de atendimento e dos produtos.

Cores para closet aberto

A questão das cores é algo bem pessoal, pois costuma variar bastante com o gosto de cada pessoa. Segundo a arquiteta, tons amadeirados ou cores neutras claras são os mais populares. Já quem gosta de ousar nas cores está liberado para soltar a imaginação.

Porém, Giovana recomenda que tenha o auxílio de alguém que entenda bem do assunto. “Tenha a humildade de procurar um profissional, arquiteto ou designer de interiores, caso queira ousar, mas não esteja seguro em pensar tudo por conta própria”, aconselha.

Diferença entre closet aberto para adultos x closet aberto para crianças

Quem quer investir também em um closet aberto para crianças precisa estar bem atento a fatores como altura das prateleiras e alcance visual da criança.

A arquiteta explica que isso vale não apenas para closets, “mas qualquer outro ambiente ou elemento que tenha designação especifica por faixa etária”. Assim, de acordo com ela deve se levar em conta a ergonomia da pessoa a ser atendida. “Ou seja: deve atender ao alcance visual, alcance das mãos, ficar confortável para o uso! Contrate um profissional capacitado para projetar!”, reforça.

Extremamente versátil, o closet aberto demanda organização e um pouco de planejamento. Na dúvida, sempre procure um profissional que entenda do assunto, pois é ele quem vai recomendar os melhores materiais, referências e dicas de como deixar tudo arrumadinho e lindo!

20 fotos de closet aberto para você se inspirar

Agora que você já sabe as principais dicas de como ter um closet aberto perfeito, que tal aproveitar para ver na prática como que fica essa maravilha? A lista a seguir traz 20 inspirações bem variadas e diferentes para você se inspirar e já pensando como quer fazer na sua casa!

1. Mega versátil, o closet aberto agrada vários gostos e estilos de vida

2. Mas em primeiro lugar você precisa entender bem de organização, ok?
3. Então, se você é uma pessoa que preza por arrumação siga em frente!
4. E se jogue em diferentes opções de closet aberto
5. Por exemplo, ambientes mais sóbrios ficam lindos com cores assim
6. Tons amadeirados trazem aquela ideia de elegância
7. Outra ideia é investir em luzes para jogar um foco nas peças
8. Agora, se você é mais clean, então se jogue no branco
9. Tons bem clarinhos assim dão aquele ar de frescor e organização
10. E ficam mega delicados, é claro
11. Uma dica bem legal é colocar uma poltrona no closet
12. Assim você pode sentar para provar os sapatos
13. Por falar em sapatos eles ficam melhor na parte de baixo no closet
14. E devem estar separados das roupas, ok?
15. Quem gosta de algo tradicional pode apostar em um closet como esse
16. E não importa o tamanho do seu espaço
17. Com bastante organização dá para fazer um closet lindo
18. Assim, você consegue deixar suas roupas e acessórios à mostra
19. E ainda trazer um charme a mais para o ambiente
20. Fica lindo demais!

Uma ideia mais linda do que a outra, não é mesmo? E como você pode perceber, o closet aberto te ajuda a visualizar melhor as peças que você tem em casa, além de ser uma ótima ideia para quem quer seguir uma vida mais minimalista!

Fonte: Dicas de Mulher