Mercado oferece opções interessantes que custam entre R$ 105 mil e R$ 126 mil, preços das versões do sedã da Nissan
A Nissan apresentou o novo Versa ao mercado brasileiro. O sedã passou por uma leve reestilização, traz novos itens de série e ficou mais caro. Ele continua sendo vendido em três versões e os preços vão de R$ 105.190 a R$ 126.190, o que representa reajustes de até R$ 4 mil.
Nesta faixa de preço, o mercado de seminovos e usados oferece inúmeras opções de modelos mais espaçosos, de outras categorias e com motores mais potentes e até mais econômicos. Pensando nisso, Autoesporte separou cinco carros usados que podem ser alternativas interessantes ao Versa. Confira:
Toyota Corolla GLI 21/22 – R$ 126.640
Toyota Corolla é equipado com motorização a combustão nas versões de entrada
Se não abre mão de comprar um sedã e prefere modelos japoneses, o Toyota Corolla GLI é uma boa opção. Ele tem o motor 2.0 flex aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque associado a um câmbio automático do tipo CVT que simula 10 marchas.
Entre os equipamentos, destaque para o Toyota Safety Sense, que utiliza assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e farol alto automático.
Embora seja um sedã médio, as dimensões do Corolla são parecias com as do Versa. O sedã da Toyota mede 4,63 metros de comprimento, 1,48 m de altura, 1,76 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. Já o Nissan tem 4,49 metros de comprimento, 1,46 m de altura, 1,74 m de largura e 2,62 m de entre-eixos.
Jeep Compass Sport 20/21 – R$ 122.254
Jeep Compass era equipado com motor 2.0 aspirado de 166 cv e 20,5 kgfm na versão antiga
No entanto, se preferir partir para os SUVs, segmento que está dominando o mercado, o líder Jeep Compass pode ser a saída. Antes da reestilização promovida em 2021, os modelos flex usavam o motor 2.0 Tigershark aspirado de até 166 cv e 20,5 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas. Sem o atual motor 1.3 turbinado, o desempenho e consumo de combustível estão longe de ser referências na categoria. De acordo com os números da Jeep, o Compass 2.0 leva consideráveis 10,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
O consumo é um pouco menos animador: na cidade, roda 6,1 km/l com etanol e 8,8 km/l com gasolina. Na estrada, os números sobem para 7,5 km/l e 10,8 km/l, respectivamente.
O que joga a favor do Jeep, no entanto, é a ótima dirigibilidade, espaço interno e equipamentos, mesmo se tratando de um carro usado. Entre os itens, destaque para central multimídia de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré e chave presencial.
Volkswagen Jetta R-Line 18/19 – R$ 124.059
Se o Jetta novo passa dos R$ 230 mil, a versão seminova tem preço parecido com o novo Nissan Versa
Voltando aos sedãs, o Volkswagen Jetta 2019 é uma boa saída se quiser um carro com pretensões mais esportivas. O motor 1.4 TSI entrega 150 cv e 25,5 kgfm tanto com etanol quanto com gasolina. O câmbio é automático de dupla embreagem e seis marchas. Com esse conjunto, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e chega aos 210 km/h de velocidade máxima.
Na sua lista de equipamentos, o Jetta já dispunha frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, além de ar-condicionado digital com duas zonas, seis airbags e espelho interno antiofuscante. Entre os diferenciais externos estão teto, grade dianteira e retrovisores pintados de preto, rodas de liga leve de 17” e logotipo R-Line nas laterais. Por dentro há revestimentos escurecidos, bancos de couro e volante com base achatada que traz o emblema da versão.
Honda Civic Touring 16/17 – R$ 119.432
Quer o desempenho de um turbo, mas mantendo a confiabilidade de uma marca japonesa? Honda Civic é a solução. Por menos de R$ 120 mil, é possível encontrar a única versão do sedã equipada com motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv e 22,3 kgfm de torque. O câmbio é CVT que simula sete marchas.
O sedã é equipado com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, controle de cruzeiro, paddle shifts, teto solar elétrico, sistema de partida por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis full-LED, sensor de chuva e retrovisor interno fotocrômico. A central multimídia sensível ao toque de sete polegadas integra câmera de ré, GPS e é compatível com os sistemas Apple Car Play e Android Auto
Na geração anterior, o Civic media 4,63 metros de comprimento, 2,70 metros de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,43 m de altura. Na versão Touring, o porta-malas tem capacidade de 519 litros
Kia Sorento EX 15/16 – R$ 123.706
Apesar de mais velho, Kia Sorento 2016 oferece um pacote recheado de equipamentos
Precisa de um carro de sete lugares e quer fugir da Chevrolet Spin? Já pensou em um Kia Sorento? O SUV usa um motor 3.3 V6 de 270 cv e 32,4 kgfm de torque, enquanto o câmbio é automático de seis marchas.
Embora gaste (bem) mais combustível que a concorrência – faz 7,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com gasolina –, o carro é muito espaçoso e bem equipado para a época em que foi lançado. Portanto, recebe ar-condicionado digital com duas zonas, central multimídia com câmera de ré integrada, sensor de ponto cego, luzes diurnas de LED, controles de tração e de estabilidade, abertura automática do porta-malas, seis airbags, assistente de partida em rampa e piloto automático.
Honda City Sedan
Honda City chama atenção pelo baixo nível de consumo, que pode superar os 13,1 km//l na cidade com gasolina
Uma das opções zero-quilômetro na mesma faixa de preço do Versa é o novo City. O modelo tem filosofia parecida com o rival da Nissan, apostando no motor 1.5 aspirado de 126 cv e 15,8 kgfm de torque. O grande destaque é o baixo consumo de combustível, que pode chegar até 13,1 km/l na cidade com gasolina, segundo o Inmetro.
Se engana quem pensa que o Honda City EX é um veículo simples ou com poucos equipamentos. O sedã traz de fábrica seis airbags, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, faróis com acendimento automático, controlador de velocidade, ar-condicionado digital, acesso por chave presencial, partida por botão e central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Nissan Kicks
Nissan Kicks parte de R$ 109.990 após o desconto do governo
Agora, se com todas essas opções, você prefere um modelo da Nissan, mas não quer um sedã, a solução é o Kicks. O SUV usa o mesmo motor 1.6 aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm de torque do Versa, entretanto, fica devendo nos equipamentos. O Kicks não tem, por exemplo, o pacote de segurança Nissan Intelligent Safety Shield nem na versão de topo.
De série, o utilitário recebe ar-condicionado manual, retrovisores externos com regulagem elétrica, quatro airbags, freio ABS, piloto automático, assistente de partida em rampa, regulagem da altura dos faróis, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, luzes de rodagem diurna, indicadores de direção de LED, controle de tração e estabilidade, ISOFIX, rodas de aço de 16″, tag do Sem Parar, duas entradas de 12V e 4 alto-falantes.
Fonte: Auto Esporte