As manchas na pele podem surgir por diferentes fatores. Desde a exposição ao sol em excesso, causando uma queimadura, até sinais naturais, como as sardas ou pintas. De qualquer forma, é essencial ficar de olho aberto e ir ao médico ao notar alguma alteração na pele. Isso é o que ressalta a dermatologista Dra. Carolina Pellegrini, do Hospital Santa Catarina – Paulista, além de explicar mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe a matéria!

O que são manchas na pele?

De acordo com Carolina, “as manchas são alterações na cor natural da pele. Elas podem ser pretas, marrom escuro, marrom-claro, esbranquiçadas, avermelhadas e arroxeadas, de tamanho e formato extremamente variáveis”.

Tipos de manchas na pele

Os tipos e as causas das manchas na pele podem ser as mais diversas. A dermatologista citou como exemplos: “alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e câncer de pele”. Confira abaixo mais detalhes:

Efélides ou sardas

“São manchas escuras, avermelhadas, castanhas, ou marrons, que surgem devido ao aumento de melanina. Elas costumam aparecer na adolescência, em pessoas de pele mais clara, principalmente no rosto, colo, braços, ombros e nas costas. Além da exposição solar, principalmente sem uso de filtro solar, elas podem surgir ainda na infância ou pré-adolescência devido à genética” explicou a dermatologista.

Melasma

Segundo Carolina, “são manchas escuras ou acastanhadas que geralmente surgem nas maçãs do rosto, testa, nariz e buço. Elas pioram com a exposição solar, o calor e a luz visível, como a do celular e do computador”.

Cloasma

É um tipo de mancha muito semelhante ao melasma, porém ocorre durante geralmente na gestação. É o resultado das alterações hormonais comuns neste período.

Melanose solar

“Um acúmulo de melanina causado por excesso de exposição ao sol ou questões hormonais. As manchas aparecem nas costas, nas mãos e no colo”.

Queimadura química

São manchas escuras que aparecem na pele após a reação de uma substância com a luz do sol. A mais comum é a causada pelo limão.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Carolina citou que este tipo de mancha surge devido a uma inflamação. “Pode ocorrer depois de realizar um procedimento estético agressivo ou após o surgimento da acne”.

Manchas brancas

São consequência de algumas doenças. Pellegrini comentou que “podem ser devido a uma micose, exposição solar excessiva, dermatite, vitiligo ou esclerose tuberosa”.

Manchas/sinais róseos, avermelhados ou escuros

O câncer de pele costuma se apresentar desta forma. Além disso, a mancha envolve “pintas ou sinais na pele que coçam, sangram ou apresentam mudanças em sua cor, tamanho ou consistência, assim como feridas que não cicatrizam nunca”.

Dúvidas sobre manchas na pele

Carolina ressaltou que “toda mancha na pele pede uma visita ao dermatologista, para que seja feita uma avaliação e indicação do melhor tratamento”. Além disso, em entrevista ao Dicas de Mulher, esclareceu as principais dúvidas sobre o tema:

Dicas de Mulher – Que tipo de mancha na pele devo me preocupar?

Carolina Pellegrini: “toda mancha deve ser examinada por um dermatologista, porém, as mais preocupantes são pintas ou sinais na pele que coçam, sangram ou apresentam mudanças em sua cor, tamanho ou consistência. Também deve se atentar para feridas que nunca cicatrizam; pintas assimétricas, com um lado diferente do outro, com bordas irregulares, com diferentes cores, com mais de 6 mm de diâmetro e que mudam de cor, forma ou tamanho”.

Estresse causa manchas na pele?

“Em alguns casos e dependendo do nível de estresse a pessoa pode desenvolver dermatite seborreica, algumas alergias e acne, por exemplo. E, todas elas podem causar manchas na pele”.

Como identificar manchas na pele?

“Toda e qualquer alteração de cor na pele, seja mais clara ou mais escura que o seu tom de pele, pode ser uma mancha”.

Quais são as áreas do corpo mais sujeitas ao surgimento de manchas?

“Rosto, pescoço, colo, mãos e pernas são as áreas mais sujeitas ao aparecimento de manchas, por estarem mais expostas ao sol”.

Todos os tipos de pele estão propensos às manchas?

“Sim, porém, dois tipos são mais propensos: a pele negra – devido sua maior concentração de melanina – proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele; e a pele idosa – ela apresenta mais manchas por diversas razões, entre elas as mudanças na própria pele e nos vasos sanguíneos que acontecem durante o envelhecimento e pelo excesso de exposição ao sol”.

Quando recorrer ao médico?

“Como comentei antes, toda mancha na pele deve ser avaliada por um dermatologista, o profissional da área é quem pode dizer se aquela mancha é sinal de um problema mais grave ou não. Então, caso você note alterações, marque uma consulta”.

Como você pode ver, manchas na pele nem sempre envolvem algo grave. De qualquer forma, é preciso que você esteja sempre atenta a qualquer mudança na coloração de sua pele, inclusive para o surgimento de pintas. Agora, o que você acha de dar uma lida na matéria sobre clareamento de pele?

 

 

Fonte: Dicas de Mulher