Importado da China, Ora GT será apresentado na próxima semana e chega ao Brasil com até 400 km de autonomia

Meses após o lançamento do Haval H6, a Great Wall Motors (GWM) vai apresentar seu primeiro carro elétrico no Brasil. Na próxima semana, a fabricante irá revelar no Festival Interlagos o Ora GT, hatch médio que promete rivalizar tanto com o recém-chegado BYD Dolphin quanto com o Mini elétrico. A expectativa é de que as primeiras unidades comecem a ser entregues entre setembro e outubro deste ano.

O modelo foi flagrado no final de junho rodando em testes pelo interior de São Paulo. Já nesta semana, Oswaldo Ramos, CCO da GWM no Brasil, confirmou ao podcast #ElectricDays, do Motor1 Brasil, que o elétrico será apresentado entre os dias 21 e 23 de julho, durante o evento automotivo sediado no Autódromo de Interlagos.

Flagra Ora GT foi flagrado em testes no interior paulista — Foto: Reprodução/Sidney Hamano

Chamado de Funky Cat na China, o Ora GT marca ainda o lançamento da segunda submarca da GWM no Brasil. A divisão é conhecida por criar modelos elétricos com estilo retrô e forte inspiração em carros emblemáticos, como o Fusca e até o Porsche Panamera.

Falando em modelos marcantes, o Ora GT vai rivalizar com o Mini Cooper elétrico no Brasil. Para isso, será equipado com baterias que geram mais autonomia que a do carrinho britânico (que roda 161 km no padrão brasileiro). Além disso, custará bem menos que o rival, oferecido por R$ 257.990 atualmente.

O preço do Ora, aliás, deverá ser um pouco mais alto que o do BYD Dolphin, pois será mais equipado e terá um motor mais potente. A expectativa é de que o hatch seja lançado por valores entre R$ 150 mil e R$ 170 mil.

Ora GT pode concorrer com o BYD Dolphin, Renault Zoe, Nissan Leaf e companhia por aqui — Foto: Divulgação

Tamanho

Embora pareça compacto, as dimensões externas doOra GT são maiores que as do Dolphin e parecidas com as do Volkswagen Golf. São 4,23 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 m de altura e ótimos 2,65 m de entre-eixos (o Dolphin tem 2,70 m de entre-eixos). O porta-malas comporta 228 litros.

Motor e autonomia

No mercado chinês, o Ora GT pode ser equipado com motores de145 cv ou 173 cv e baterias de 45,4 kWh ou 59,3 kWh. Na versão de bateria menor, a autonomia é de 310 km; já com a bateria de maior capacidade, o carro consegue rodar até 400 km (ciclo WLTP). Em ambas as versões, a velocidade máxima é limitada em 160 km/h.

O hatch pode ser carregado em tomadas residenciais de 220V, fontes Wallbox de 7 kW e até em fontes de recarga rápida de 150 kW. Nas fontes mais rápidas, leva cerca de 40 minutos para a bateria chegar aos 80% de carga.

Interior

Interior é minimalista, colorido e com visual retrô — Foto: Divulgação

O interior é muito parecido com o do Ballet Cat, modelo que ficou conhecido pela similaridade com o Fusca. Assim, o design é retrô e minimalista, mas os equipamentos são bem tecnológicos.

São destaque as duas telas de 10,25 polegadas que se unem em uma grande moldura no painel e funcionam como central multimídia e painel de instrumentos, teto solar panorâmico, câmera 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com detecção de pedestres, carros e ciclistas e monitoramento de ponto cego.

Fonte: Auto Esporte