Em suma, tudo varia conforme a condição da dor em um sujeito
Inevitavelmente, a dor faz parte de quem treina de uma pessoa que não se exercita regularmente. Fato que faz com que qualquer orientação médica seja bem-vinda para que alguém esteja pronto em meio a um incômodo. Dessa maneira, surge uma dúvida: gelo ou bolsa térmica? Veja na sequência o que é melhor para dor no quadril.
Entenda o que usar para dor no quadril
“Quando um paciente sente dores após um longo período de caminhada ou exercícios físicos intensos, é recomendável aplicar calor na região. Isso pode ser feito através de uma bolsa de água quente colocada sobre a área afetada ou até mesmo desfrutando de um banho quente relaxante”, disse o médico ortopedista Dr. David Gusmão.
Paralelamente, o especialista argumenta que no frio indica-se usar quando existe um quadro inflamatório agudo, como ocorre após um trauma ou atividades físicas intensas. O profissional destaca a necessidade de proteger a pele e não aplicar gelo diretamente no local com intuito de evitar danos.
“Em situações de caminhadas intensas, jogos esportivos ou exageros em atividades físicas, torna-se aconselhável aplicar uma bolsa de gelo envolvida em um pano sobre o quadril. O frio ajuda a reduzir o inchaço, a inflamação e proporcionando alívio”, completou o ortopedista.
Palavra final
Vale frisar que cada caso tem suas particularidades. Ou seja, a escolha entre o uso de calor ou frio para aliviar a dor no quadril se baseia na avaliação médica e nas condições específicas de um paciente. A consulta com um ortopedista ou fisioterapeuta oferece um diagnóstico preciso com orientações adequadas.
O Dr. David Gusmão finaliza afirmando que essas técnicas de aplicação de calor ou frio auxiliam outros tratamentos. Como, por exemplo: fisioterapia, medicamentos e exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura do quadril.
Fonte: Sportlife