Consumo seguro de uma das bebidas preferidas dos brasileiros depende de quantidades e de condições de saúde
O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros e brasileiras, atrás apenas da água, que ocupa a primeira posição.
Ao longo dos anos, a bebida foi associada a benefícios de prejuízos à saúde. Afinal: beber café pode fazer mal? Quem responde a essa dúvida é o médico cardiologista Roberto Kalil, apresentador do CNN Sinais Vitais. O tema foi destaque de uma das pílulas diárias da nova versão do programa.
“A resposta é não. Ele não faz mal à saúde se tomado de forma moderada. O adulto sem problema de saúde pode consumir até quatro xícaras de café coado por dia. O equivalente a, no máximo, 400 mg de cafeína”, afirma Kalil.
De acordo com o especialista, a cafeína, que é o principal composto do café, é um estimulante que melhora o raciocínio e o desempenho em atividades físicas.
“Previne doenças cardiovasculares e também tem uma certa proteção ao fígado, como doenças como a cirrose, por exemplo. Mas é preciso ficar atento: se tomado em excesso, o café pode deixar a pessoa irritada, com insônia, dor de estômago, além dos batimentos cardíacos irregulares”, alerta.
O que comer de café da manhã?
A primeira refeição do dia, o café da manhã está entre os principais consumos alimentares do dia, com o almoço e jantar. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, as três refeições fornecem cerca de 90% do total de calorias consumidas ao longo do dia.
O ministério recomenda a adoção de uma dieta que priorize alimentos naturais ou minimamente processados. Nesse sentido, é possível mesclar o que é prazeroso e ao mesmo tempo saudável. Parte da cultura alimentar do brasileiro, o consumo na forma de bebidas como café, leite e chá deve restringir ou reduzir a quantidade de açúcar adicionado ao mínimo possível.
O Guia Alimentar para a População Brasileira sugere algumas opções de café da manhã:
1. Pãozinho francês
De maneira saudável, o popular pão de padaria pode ser acompanhado de uma porção de frutas, queijo e ovos.
2. Pão em outras versões
O pão de queijo, tradicional prato de Minas Gerais, pode ser acompanhado de alimentos in natura, como as frutas, compondo uma refeição adequada e saudável. Outra versão que deixa a refeição mais nutritiva são os pães feitos com farinha integral.
3. Mandioca
Em partes do Brasil, o pão pode ser substituído por tubérculos, como o cará, a mandioca, o inhame e a batata doce. Além da tapioca, que também é feita à base da mandioca. Bolos à base de mandioca podem ser acompanhados de café com leite ou café puro.
4. Milho
Cereais como arroz, milho e trigo também compõem a rotina alimentar no Brasil.
Especificamente sobre o milho, no café da manhã, ele pode ser destaque como cuscuz, bolo ou mingau.
Fonte: CNN Brasil