Pediatra destaca a importância de planejamento para viajar com crianças e dá dicas de como deixar a viagem menos desconfrotável para elas
Uma viagem com crianças requer planejamento cuidadoso, especialmente quando se trata de bebês. A atenção aos cuidados de saúde durante o deslocamento é crucial. O pediatra Clodoaldo da Silveira, diretor técnico do Hospital São Francisco, de Brasília, destaca que as viagens aéreas exigem mais precaução por conta do ambiente pressurizado, que pode causar incômodos, principalmente para as crianças menores.
Segundo o médico, decolagens e pousos são momentos críticos, pois a variação de altitude exerce uma grande pressão nos ouvidos das crianças. “Durante esses momentos, o bebê precisa engolir, pois esse movimento equilibra a pressão externa do ambiente com a interna do ouvido”, explica o pediatra.
Silveira sugere que se faça o bebê mamar, seja no peito ou na mamadeira, ou utilize uma chupeta nas ocasiões de pouso e decolagem. Caso a criança sinta dor, o pediatra recomenda medicamentos analgésicos para aliviar o desconforto.
No entanto, ele desaconselha o uso de qualquer outro medicamento com o objetivo de acalmar a criança. “Os anti-histamínicos, em geral, são remédios que podem afetar o sistema nervoso central, causando sonolência, embora possam ter o efeito oposto. Isso pode levar as crianças a ficarem mais agitadas”, ensina Silveira.
Idade adequada para viajar
As companhias aéreas exigem um mínimo de sete dias de idade para viagens com bebês. No entanto, Silveira faz um contraponto sobre a vulnerabilidade da criança. “Nós recomendamos que a jornada seja adiada, se possível, até os três meses de idade, pelo menos. Antes disso, a criança ainda não recebeu todas as primeiras vacinas e sua imunidade está baixa”, ressalta.
O pediatra destaca ainda que o avião é um ambiente fechado, com a presença de muitas pessoas, o que aumenta o risco de infecções. Por isso, quando as viagens aéreas são necessárias, é aconselhável que os pais ou responsáveis busquem orientação médica para esclarecer dúvidas e receber dicas sobre como lidar com a dor ou qualquer outro desconforto que as crianças possam sentir.
“Toda viagem com bebês deve ser planejada e discutida com o pediatra da criança, para avaliar cada caso. Às vezes, a criança tem necessidades especiais que devem ser avaliadas diretamente pelo médico”, afirma Silveira.
Cuidados com a viagem
Algumas dicas de como se preparar e o que fazer durante o voo com crianças à bordo são:
- Esclarecer a viagem para a criança não ficar ansiosa;
- Levar uma bagagem de mão com tudo que ela pode precisar durante o voo;
- Manter a criança bem alimentada e hidratada;
- Vestí-la com roupas confortáveis;
- Incentivar a criança a engolir ou mastigar algo. Para bebês, o ato de mamar ou tomar um gole de uma garrafa pode ajudar com o ouvido entupido;
- Encorajar o pequeno a levantar e se movimentar um pouco.
Fonte: Metrópoles