Todos os ambientes da casa merecem atenção na decoração e também no paisagismo. Se você é adepta a essa ideia e está procurando por plantas para banheiro, veio ao lugar certo. Abaixo, você confere espécies que podem ser usadas tranquilamente nesse espaço e também fotos para dar uma cara nova ao seu cantinho.
16 plantas para banheiro fáceis de cuidar para complementar a decoração
Na lista a seguir, você confere quais espécies conseguem sobreviver ao banheiro, que é um ambiente úmido. Além disso, também há dicas e cuidados para você ficar de olho. Acompanhe
Dracaena
Fácil de cuidar, a dracaena não gosta de luz direta, mas precisa de iluminação indireta. A irrigação pode ser feita apenas uma vez por semana. Além disso, você pode optar entre folhas verdes ou com listras amarelas.
Begônia
Com mais de mil espécies, a begônia é encontrada em versões com apenas folhas, como a maculata na imagem acima, e também outras com flores. Como ela gosta de umidade, a rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco, mas sem encharcar. Ela gosta de sombra, por isso, deixe-a longe do sol direto.
Zamioculca
Essa é uma planta que vive bem tanto a meia-sombra quanto em sombra plena, que não gosta de luz direta. Como ela gosta de umidade, vive bem em um ambiente como o banheiro. Porém, o solo deve ser drenado para que não fique molhado em excesso.
Costela-de-Adão
Com uma aparência bem tropical, a costela-de-Adão sobrevive bem em um ambiente com luz indireta ou com claridade em apenas um período do dia. O solo deve ser drenado e fresco. A rega deve ser feita duas vezes por semana ao longo do ano, diminuindo a frequência para a cada 15 dias durante o inverno.
Astromélia
Com lindas flores delicadas, a astromélia pode ser encontrada em uma grande variedade de cores. Ela gosta de umidade, por isso, as regas devem ser feitas diariamente. Em relação à iluminação, ela se dá bem a meia-sombra ou em sol pleno.
Suculentas
Extremamente fáceis de cuidar, as suculentas só precisam ser regadas quando a camada superficial da terra estiver seca. Como elas gostam de sol, vale a pena deixar esse tipo de planta no local mais iluminado do seu banheiro.
Cactos
Não tem o dedo verde? Não tem problema! Os cactos não precisam de muita manutenção. Porém, eles devem ficar no local mais iluminado do seu banheiro. Já as regas podem ser feitas entre 15 a 20 dias. Para saber exatamente quando molhar a terra, basta checar para ver se ela está seca.
Samambaia
A samambaia é uma ótima pedida de planta para compor uma prateleira ou ficar pendurada em um gancho. Ela gosta de pouca claridade e bastante água. Deve ser regada entre uma a duas vezes por semana, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Espada-de-São-Jorge
Como cresce na vertical, essa é uma planta que não precisa de espaço, então pode se adequar até mesmo em banheiros pequenos. Ela vive bem a meia luz e precisa ser regada uma vez por semana, quando o tempo está ameno, e duas vezes por semana, quanto a temperatura está mais alta. De quebra, ela ainda ajuda a purificar o ar.
Peperômia
Essa é uma planta que precisa de pouca água e luz natural, fatores que fazem com que ela seja uma ótima pedida para o banheiro. Encontrada em diversas variedades, é possível escolher por versões grandes ou pequenas da peperômia. Regue uma vez por semana.
Orquídea
Além de ser bela, a orquídea é uma planta que requer cuidados simples. Ela precisa de iluminação indireta, substrato seco e regas entre duas a três vezes por semana. Além disso, é preciso deixá-la longe da janela, pois é uma planta delicada. Seguindo essas dicas, você manterá a orquídea com uma linda aparência.
Jiboia
A planta jiboia é bem adaptável, por isso, pode se desenvolver muito bem no banheiro. Ela vive bem tanto recebendo sol direto quanto a meia-sombra. Além disso, faça as regas duas vezes por semana ao longo do ano, aumentando essa quantidade no verão.
Asplênio
Essa é uma planta que adora calor e umidade, mas não se dá nada bem com o sol direto. O asplênio precisa ficar em um local com iluminação indireta. Aqui, a dica é evitar molhar as folhas no centro. Uma boa sugestão é utilizar um borrifador.
Bambu-da-sorte
Está procurando por uma planta feng shui para compor a decoração do seu banheiro? O bambu-da-sorte é uma boa pedida, já que é usado para atrair prosperidade e felicidade. Para obter o formato em espiral, como da foto, é preciso cultivá-lo em um vaso com água, que deve ser trocada semanalmente. Se você preferir plantá-lo na terra, faça regas frequentes para sempre deixá-la úmida.
Dinheiro-em-penca
Com pequenas e densas folhas, o dinheiro-em-penca se adapta muito bem a ambientes úmidos. Ele deve ficar a meia-sombra e a rega deve ser com frequência, mas com cuidado para não encharcar o solo.
Bromélia
À esquerda na foto, você vê o exemplo de uma das várias espécies de bromélia. Como o sol pode queimar suas folhas, deixa-a em um local em que ela não receba iluminação direta do sol. Regue as folhas a cada dois dias para mantê-las saudáveis.
Imaginava encontrar tantas opções de plantas para banheiro? Como você pode perceber, a quantidade de espécies para decorar esse ambiente é bem variada.
Fonte: Dicas de Mulher