Pesquisadores do Barcelona Institute for Global Health analisaram como o horário da primeira refeição do dia pode impactar na saúde
Uma nova pesquisa realizada pela Barcelona Institute for Global Health (ISGlobal) analisou como o horário da primeira refeição do dia pode impactar na saúde. De acordo com o estudo, tomar o café da manhã depois das 9 horas aumentou em 59% os riscos para diabetes tipo 2.
Publicado no periódico International Journal of Epidemiology, o estudo comparou as respostas com os indivíduos que comiam antes das 8h. Ao todo, participaram 103.312 mil voluntários que moravam na França.
Durante o acompanhamento ao longo de 7 anos, os pesquisadores registraram 963 novos casos de diabetes tipo 2. Os participantes que tomavam café da manhã diariamente depois das 9h estavam associados aos maiores riscos da doença.
Para os cientistas, este resultado faz algum sentido, já que a falta do café da manhã pode afetar os níveis de insulina, além da regulação da glicose e lipídios.
Além do café da manhã, os pesquisadores encontraram outra relação curiosa em relação ao jantar. Segundo eles, comer após às 22h também pode aumentar os riscos de diabetes tipo 2. Logo, um jejum prolongado apenas seria vantajoso quando incluísse o café e o jantar cedo.
“Nossos resultados sugerem que uma primeira refeição antes das 8h e uma última refeição antes das 19h podem ajudar a reduzir a incidência de diabetes tipo 2”, explicou o coautor do estudo Manolis Kogevinas.
Fonte: Metrópoles