Com performance e capacidade off-road aprimoradas, quinta geração dá salto de qualidade com tecnologias exclusivas, muita conectividade e serviços inovadores

Foi lá em 1994, no Salão do Automóvel de São Paulo, que a Ford Ranger deu as caras pela primeira vez aqui no Brasil. Sucesso de público e de crítica, a picape começou a ser vendida no ano seguinte – e logo se transformou em sinônimo de robustez e capacidade off-road.

Agora, quase três décadas depois, ela chega à sua quinta geração, disposta a sacudir o segmento, estabelecendo novos parâmetros na categoria das picapes médias. E o que a Nova Ford Ranger tem para cumprir um objetivo tão ousado como este?

Respondendo de forma resumida: sua robustez, performance e capacidade off-road foram aprimoradas, com a adição de um pacote de tecnologias embarcadas exclusivo e inédito na categoria até então.

Ficou curioso para saber a resposta completa? Então veja, a seguir, todos os detalhes e as novidades da Nova Ford Ranger.

Base renovada

Tudo começa com a nova plataforma modular T6, que serve de base para um produto muito mais avançado tecnologicamente – o que, inclusive, demandou a modernização da planta argentina de Pacheco.

A fábrica onde é produzida a picape vendida na América do Sul recebeu 660 milhões de dólares de investimento e adotou recursos de inteligência artificial, com robôs, câmeras e sensores em toda a linha.

A Nova Ford Ranger está mais rígida em relação à antecessora – o que por si só melhorou a performance, tanto no asfalto como no off-road. Também está maior, com 2,20 cm de largura (+4 cm), 5,37 mm de comprimento (+ 2 cm), 327 de entre eixos (+5 cm) e 1884 mm de altura (+4 cm).

Com caixas de rodas menores, a caçamba da Nova Ford Ranger tem capacidade para 1.250 litros e 1.023 kg — Foto: Divulgação
Com caixas de rodas menores, a caçamba da Nova Ford Ranger tem capacidade para 1.250 litros e 1.023 kg. A refinada cabine, digna de um sedã de luxo, teve o espaço interno e o isolamento acústico ampliados.

A nova plataforma também permitiu a adoção de uma arquitetura elétrica mais robusta, capaz de suportar um conteúdo eletrônico muito mais amplo, que permitiu a adoção de sistemas de segurança, assistências ao motorista e conectividade, como veremos adiante.

O coração da Nova Ford Ranger, nas versões XLT e Limited (as primeiras a chegarem ao mercado), é o novo motor 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 600 Nm – por sinal, o maior torque da categoria e que está disponível a apenas 1750 rpm.

O propulsor trabalha em conjunto com um câmbio automático de dez velocidades (o mesmo utilizado na F-150 e no Mustang), com marchas bem escalonadas e trocas quase imperceptíveis.

Já as versões XL e XLS, que em breve completarão a linha, serão equipadas com um motor 2.0 diesel de 170 cv e transmissão manual ou automática de seis velocidades.

O DNA off-road aprimorado

O sistema de tração 4×4 também tem novidade, com a opção da distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. Basta o motorista selecionar a opção “4A”.

Ela se soma às tradicionais opções “2H” (traseira), “4H” (integral com distribuição equivalente entre os dois eixos) e “4L” (integral reduzida, para transposição de situações off-road mais extremas).

O motorista dispõe de seis modos de condução, que modificam os parâmetros das trocas de marcha, o tempo de resposta do acelerador e a calibragem do controle de tração e freios ABS, entre outros itens.

São dois modos para o fora de estrada (Areia e Lama/Terra) e quatro para o asfalto (Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar).

Falando em reboque, a Nova Ford Ranger tem capacidade para rebocar até 3100 quilos – além de 800 mm de capacidade de imersão, a maior do segmento.

Outra importante novidade para a hora de encarar as trilhas é o Navegador Off-Road. Na tela da central multimídia, o motorista é informado dos ângulos de esterçamento da direção e de inclinação da carroceria, além de poder ativar o bloqueio do diferencial central com apenas um toque na tela.

Outro recurso é o Assistente em Descidas, que aciona os freios automaticamente e controla a velocidade em descidas de ladeira. Além disso, o Navegador Off-Road também exibe a imagem da câmera frontal, permitindo visualizar obstáculos à frente que estão encobertos pelo capô – com exibição de linhas de direção na tela, o que permite uma transposição ainda mais precisa e segura.

Um pacote inédito e exclusivo

Os avanços na performance e capacidade são visíveis, mas é o seu pacote inédito de tecnologias embarcadas e de serviços que a Nova Ford Ranger mais impressiona.

Ao adentrar na elegante cabine pela primeira vez, a tela do sistema multimídia SYNC 4 chama a atenção imediatamente. Vertical, com 10” (XLT) ou 12” (Limited), ela permite dividir a tela para exibir controles de música, telefone, ar-condicionado ou configurações simultaneamente.

Destaque para o pacote de tecnologias embarcadas exclusivo e inédito na categoria até então — Foto: Divulgação

Há ainda o painel de instrumentos com tela personalizável de 8” que se adapta ao modo de condução selecionado pelo motorista. A versão Limited, se equipada com o Kit Opcional, traz tela de 12,4” – a mesma da F-150.

O SYNC 4 ainda conta com conexão sem fio ao Apple CarPlay e ao Android Auto, carregamento de smartphone sem fio e câmera 360 graus, que permite a visualização de todo o entorno do veículo, evitando indesejadas colisões durante as manobras.

O pacote da Nova Ford Ranger conta ainda com direção elétrica ativa, bancos de couro ergonômicos e ar-condicionado dual zone com saída independente para o banco traseiro.

Graças à nova plataforma e à arquitetura elétrica, ela também é a única picape média do mercado brasileiro que conta com freio de estacionamento eletrônico e o sistema de assistência de frenagem (EBB – Electronic Brake Booster).

O EBB tem uma importância significativa, uma vez que permite a inclusão várias funções, como a frenagem autônoma de emergência e o Stop and Go com parada total.

Sistemas semiautônomos

O Assistente Autônomo de Frenagem detecta a aproximação de outro veículo ou de pedestres e emite um alerta – podendo acionar os freios de forma autônoma caso o motorista não tome nenhuma ação. Funciona também com a picape em marcha à ré.

A frenagem autônoma também é parte do Assistente em Cruzamentos – se o motorista estiver em um cruzamento, prestes a entrar na via à esquerda, e os sensores detectarem a aproximação de outro veículo na via oposta, os freios são acionados para evitar a colisão.

Com o Alerta de Tráfego Cruzado, o motorista tem mais tranquilidade para sair de uma vaga perpendicular de ré – um alerta é emitido quando há a aproximação de outro veículo na via.

Outro recurso importante é o Assistente de Manobras Evasivas. Ao detectar que apenas a frenagem não evitará uma colisão, o peso do volante é imediatamente reduzido, facilitando assim uma ação de desvio por parte do motorista.

Há também dois recursos que tornam as viagens muito mais agradáveis: o Piloto Automático Adaptativo com Stop & Go e o Assistente de Centralização de Faixa.

O primeiro mantém o veículo na velocidade máxima programada e, caso detecte um veículo mais lento à frente, desacelera automaticamente, mantendo uma distância pré-programada, acompanhando até mesmo uma parada total. E, caso o veículo à frente volte a andar em até três segundos, a Nova Ranger retoma a aceleração autonomamente.

Já o Assistente de Centralização de Faixa monitora as faixas de rolamento do piso e mantém a picape centralizada na pista, fazendo pequenas correções no volante caso detecte uma mudança involuntária.

Por fim, o sistema de Monitoramento de Ponto Cego com Cobertura de Reboque – que emite avisos luminosos no retrovisor do lado correspondente se veículos nas faixas laterais se aproximarem nos pontos sem cobertura de visão nos espelhos.

É possível configurar o sistema para considerar o tamanho de um eventual reboque, aumentando proporcionalmente a área de cobertura, garantindo a mesma segurança.

Uma nova experiência de propriedade

O aplicativo Ford Pass (Android e iOS) dá acesso a comandos remotos — Foto: Divulgação

Mas não é só nas estradas e trilhas que a Nova Ford Ranger oferece um salto de qualidade. A experiência de propriedade da picape também evoluiu com o Minhas Experiências Ford, um pacote de serviços e funcionalidades.

E essa experiência diferenciada pode começar antes mesmo da aquisição. O Ranger Expert, especialista em Nova Ford Ranger, tira dúvidas sobre equipamentos e funcionalidades dos proprietários via WhatsApp – e está disponível aos interessados na picape e que estejam em dúvida, por exemplo, sobre a versão mais adequada para suas necessidades.

Tem ainda o Guia 360 Ford, que oferece acesso fácil e rápido a todas as informações e principais equipamentos da Nova Ranger, por meio de tutoriais práticos e intuitivos.

Já o aplicativo Ford Pass (Android e iOS) dá acesso a comandos remotos. Ou seja, onde quer que esteja, é possível travar e destravar as portas, dar a partida e acionar a climatização (naqueles dias quentes, a cabine pode ficar na temperatura ideal quando você entrar).

Pelo app também dá para conferir a localização do veículo (aqueles que vivem esquecendo o local onde estacionou agradecem!) e checar o nível de combustível e a calibragem dos pneus. Além disso, uma notificação é enviada caso o alarme seja acionado.

Pelo app dá também para agendar as revisões – e, nesse caso, o Minhas Experiências Ford ainda oferece o Serviço Leva e Traz. Caso a concessionária escolhida esteja a menos de 30 km, um funcionário retira o veículo e o devolve no mesmo endereço após a conclusão dos trabalhos.

Então, é por esse conjunto de vários fatores que a quinta geração da Ford Ranger se torna a nova referência dentre as picapes médias no Brasil – colocando-se em um patamar superior em desempenho, conforto, tecnologias, segurança e comodidade.

Fonte: Auto Esporte