Um pacotinho de alegria está chegando com muito amor e cheirinho de neném! Para uma recepção aconchegante, você precisará planejar o quarto de bebê, desde a escolha do berço até a decoração. Com as dicas da arquiteta Pâmela Folle, ficará fácil criar o cômodo dos seus sonhos. Acompanhe!

Como montar o quarto de bebê?

Seja um quarto de bebê feminino ou masculino, o primeiro passo é se organizar bem! Entre as etapas essenciais, a arquiteta cita: “medir todo o espaço disponível, escolher os móveis necessários, a decoração e a iluminação”. Além disso, é muito importante avaliar “quanto tempo levará para os itens comprados chegarem”, assim, você conseguirá deixar tudo perfeito para receber seu pimpolhinho.

Quando começar a preparar o quarto do bebê?

A cegonha bateu na porta? Então, já pode começar a pensar no cantinho do seu bebê. “O quarto tem de ser planejado logo nos primeiros meses, assim, os pais poderão escolher tudo com muita calma, avaliando a criação de projeto, os mobiliários e o conforto”, enfatiza Pâmela.

Quanto custa para montar o quarto do bebê?

Pâmela explica que os gastos variam bastante tanto para montar um quarto de bebê masculino quanto feminino. “Temos muitas variáveis e formas de criar esse ambiente. Um quarto com roupeiro, cômoda, poltrona de amamentação, berço e trocador custa em média de R$ 16.000”.

Para economizar, faça vários orçamentos e considere escolher móveis modulados, assim, você conseguirá montar um ambiente lindo sem gastar muito. Além disso, há itens essenciais e dispensáveis. Acompanhe o próximo tópico!

O que é necessário para o quarto do bebê?

Os itens dispensáveis são todos aqueles que você tem certeza que não usará, por exemplo, é exagero ter uma cômoda e um guarda-roupa. O cercadinho é superlegal, mas ele pode ficar de fora em um quarto pequeno. Abaixo, conheça os itens essenciais:

Berço

Segundo Pâmela, o berço é o item principal do quarto. Como o bebê passará bastante tempo no móvel, ele precisa oferecer segurança e conforto. As dicas da arquiteta são:

  • Avalie se o berço tem a aprovação do Inmetro para garantir a segurança do bebê.
  • Opte por acabamentos arredondados para não correr o risco de ter rebarbas e o bebê se machucar.
Trocador

Um trocador no quartinho oferece conforto e facilita a rotina! Assim como o berço, ele precisa ser confortável tanto para o bebê quanto para os papais? Pâmela indica:

  • Um trocador anatômico com as bordas laterais maiores para impedir o bebê de rolar na hora da troca.
  • Lembre-se de deixar uma lixeira próxima ao trocador! Assim, os pais conseguirão jogar a fralda suja com facilidade sem se distanciar muito do bebê.
  • Ao colocar o trocador em cima da cômoda, você otimiza espaço e garante uma altura confortável.
Cômoda

Escolha uma cômoda reforçada com divisões certinhas para guardar as roupas e os itens do bebê. Além de considerar o qualidade do material do móvel, a arquiteta sugere:

  • Opte por um modelo com cores neutras para acompanhar o crescimento do bebê.
  • Verifique quantas gavetas você precisará para as fraldas, roupas e itens de higiene.
Poltrona para amamentação

Com uma poltrona de amamentação, esse momento ficará ainda mais afetuoso e especial. Para fazer uma boa compra, considere os pontos destacados por Pâmela:

  • Pense, principalmente, no conforto e segurança da mãe, pois ela passará muitas horas utilizando a poltrona.
  • Se possível, experimente a poltrona antes de comprar.
  • Utilize um modelo que se adeque com facilidade ao quarto e não interfera na circulação do ambiente.
Tapetes e cortinas

A cortina ajuda a regular a entrada de luz e o tapete dá um toque todo especial ao ambiente. Uma atenção redobrada para a qualidade do material desses itens, como destaca a arquiteta:

  • Utilize cortinas que passem a luz solar natural, com tecidos leves para o bebê sentir a diferença da noite para o dia.
  • Evite os tapetes que acumulam muito pó e prefira um modelo confortável e fácil de limpar, assim, o bebê poderá brincar tranquilamente.
Decoração

Para a decoração, vale escolher um tema, por exemplo, quarto de bebê nuvem. O importante é deixar o ambiente harmônico, segundo a profissional:

  • O quarto pode ser temático, neutro ou colorido.
  • Escolha decorações calmas e aconchegantes, pois o bebê precisa se sentir seguro no ambiente.
Iluminação

Os bebês são mais sensíveis ao excesso de luz. Eles ficam irritados com a claridade exagerada e não gostam de cômodos muito escuros. Assim, a arquiteta explica que a iluminação precisa ser:

  • Difusa ou indireta para trazer conforto e deixar o ambiente convidativo.
  • Luminárias e pendentes são desagradáveis para o bebê.
Organizadores

Organizadores salvam o dia a dia! Além disso, um ambiente arrumadinho traz a sensação gostosa de aconchego. Pâmela dá as seguintes dicas:

  • Deixe o ambiente funcional e organizado, pois isso otimiza o espaço.
  • Organize bem os itens mais utilizados no dia a dia, facilitando o acesso.

Se você está atenta às tendências modernas e pedagógicas, substituir o berço por uma cama montessoriana pode ser uma boa escolha. Além de auxiliar no desenvolvimento do bebê, o móvel durará bastante tempo.

10 fotos fofinhas de quarto de bebê

A decoração é a etapa mais demorada e precisa ser pensada antes da compra dos móveis, assim, você garantirá que tudo fique em perfeita harmonia. Abaixo, confira projetos em diferentes estilos:

1. Um quarto de bebê arrumado é sinônimo de conforto e aconchego

2. A dica é pensar cada cantinho do espaço

3. Escolha móveis de qualidade

4. E um lindo papel de parede

5. O tema floresta é unissex e aconchegante
6. Veja como este projeto ficou original
7. Independentemente do tamanho do ambiente
8. Com um bom projeto de interior
9. O quartinho ficará uma doce fofura
10. Para você receber seu anjinho

A partir das referências acima, você pode soltar a criatividade para criar novas decorações. Se preferir, contrate um profissional, mas participe de todas as etapas. Outra opção é deixar seu lado decorador aflorar e entrar na vibe faça você mesmo!

 

 

 

Fonte: Dicas de Mulher