A oitava geração do Volkswagen Golf não será vendida oficialmente no Brasil (e provavelmente nunca mais veremos o hatch médio por aqui pelas mãos a fabricante alemã). Porém, uma das mais cobiçadas versões do modelo está sendo vendida no país pela importadora independente Direct Imports: o esportivo Golf R. Só que para ter os 320 cv à disposição será preciso pagar nada menos que R$ 580 mil. Isso mesmo: preço acima do cobrado pelos Porsche 718 Boxster e Cayman.
Além da potência maior que a da versão GTI, o Golf R entrega ainda 42,8 kgfm de torque, tração integral, 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Tudo por conta do conhecido motor 2.0 turbo TSI e do câmbio de dupla embreagem e sete marchas. A cor da unidade oferecida é igual a essa das fotos: azul Lapiz.
A tração integral 4Motion consegue dividir o torque em 50% para cada eixo, caso haja necessidade. Nessa nova geração, o sistema – juntamente com a vetorização de torque – pode variar também a quantidade de torque para as rodas traseiras e enviar até 100% dele para a roda que estiver do lado de fora da curva (no modo Drift).
Isso ajuda a diminuir o raio da curva e o subesterço, além de tornar o carro mais ágil que o antecessor. A suspensão foi ajustada para ficar dois centímetros mais próxima do chão e as molas estão 10% mais rígidas que no modelo anterior. O chassi foi acertado no icônico Nürburgring Nordschleife e a VW diz que o Golf R foi até 17 s mais rápido que o antecessor em seus testes.

Por fora, o Golf R faz jus aos 320 cv, mas sem exageros. Os para-choques são novos, há saias laterais, rodas de 19 polegadas, spoiler integrado ao teto, difusor e quatro saídas de escapamento. Tudo para separar o visual em relação ao do GTI normal.

Painel da Golf Variant R investe em bancos xadrez e padronagem azul — Foto: Divulgação

Por dentro, enquanto o GTI aposta no tom vermelho, o R vai de azul nas costuras, logotipo nos bancos e no volante igual ao do Nivus. O painel de instrumentos é digital com novos grafismos, a central multimídia tem 10,2 polegadas e a “alavanca do câmbio” é no melhor estilo Porsche 911. Mas dificilmente veremos o Golf R nas ruas brasileiras.

O esportivo acirraria a briga com os futuros hatches preparados que serão vendidos no Brasil em breve: o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla. Vai ficar para outra encarnação…

Fonte: Auto Esporte