Versão GT3 R rennsport é exclusiva para colecionadores e tem 620 cv de potência

Se qualquer Porsche já é caro, imagine uma versão limitada a 77 unidades com visual exclusivo e mecânica de corrida. Este é o caso do novo 911 GT3 R rennsport, que foi apresentado na Califórnia (EUA) pela bagatela de 950 mil euros — mais de R$ 5 milhões em conversão direta.

O modelo faz uma homenagem ao Rennsport Reunion, um evento que reúne donos de Porsche de corrida. Diferentemente do GT3 “normal”, o esportivo preparado não pode ser dirigido nas ruas. Isso porque sua homologação é apenas para as pistas.

Porsche 911 GT3 R rennsport tem sete tipos de personalização — Foto: Divulgação

Como o nome sugere, o GT3 R rennsport é baseado na versão GT3 do 911. O novo esportivo recebeu diversos incrementos no motor, na suspensão, no sistema de freios e até no chassi.

Interior do Porsche 911 GT3 R rennsport perdeu o ar-condicionado — Foto: Divulgação

O motor 4.2 de seis cilindros do GT3 R rennsport desenvolve 620 cv, superando por muito os 565 cv disponíveis na versão GT3. A Porsche conseguiu extrair mais potência ao aumentar a compressão dos cilindros e desenvolver pistões e eixo de comando próprios para a versão. De acordo com a fabricante, este motor funciona melhor quando abastecido com combustíveis E25.

A transmissão automatizada de seis marchas é a mesma do GT3 R, com pequenas mudanças nas relações da quarta, quinta e sexta marchas. A alteração permitiu aumentar a velocidade máxima do rennsport em cerca de 20 km/h em comparação com a versão R, atingindo agora 316 km/h.

A suspensão, assim como no GT3, é ajustável de acordo com a preferência do piloto. O serviço pode ser feito nas concessionárias da Porsche em todo o mundo. O sistema de freios de competição, por sua vez, recebeu pastilhas de freio com placas de apoio de titânio.

Porsche 911 GT3 R rennsport será ainda mais caro no mercado de colecionadores — Foto: Divulgação

O GT3 R rennsport também está mais leve devido a retirada de alguns equipamentos (como o sistema de ar-condicionado) e a mudanças nos materiais de certos componentes (como o tanque de combustível, 1 kg mais leve que no GT3 R). Graças a essa redução, a Porsche chegou ao peso em ordem de marcha de 1.240 kg.

A Porsche disponibiliza sete cores básicas e três designs especiais para a carroceria do GT3 R rennsport.

 

 

Fonte: Auto Esporte