Maioria das locadoras só fazem reservas para motoristas com mais de 21 anos, mas existem exceções
Alugar um veículo é uma comodidade (e às vezes uma necessidade) bem-vinda em várias situações. Afinal de contas, ter um carro para se locomover para onde e quando quiser traz uma certa autonomia aos motoristas, que acabam não precisando depender de transporte público, táxis ou aplicativos, por exemplo.
Entretanto, nem todas as locadoras permitem que qualquer condutor faça isso.Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em mãos não é o único requisito para poder alugar um carro. A maioria das empresas, na verdade, também estabelece que 21 anos é a idade mínima para realizar esse serviço. Existem, porém, algumas exceções – e é sobre isso que falaremos a seguir.
Quais são os requisitos para alugar um carro no Brasil?
Como citamos anteriormente, a maioria das locadoras considera que 21 anos é a idade mínima para alugar um carro. Existem, porém, outros pré-requisitos para realizar uma reserva. Além de obviamente ser habilitado, o motorista ainda precisa ter:
- CNH válida e emitida há mais de dois anos;
- CPF válido e sem restrições;
- Cartão de crédito válido com titularidade própria e limite suficiente para realização de bloqueio de caução
E quem é menor de 21 anos e já tem CNH?
Apesar dessa restrição de idade, algumas locadoras realizam reservas de carros para jovens com idades entre 18 e 20 anos. Isso mesmo se o condutor ainda tiver apenas a CNH provisória, também conhecida como Permissão para Dirigir.
É o caso da Localiza,que faz a reserva mediante o pagamento do Condutor Jovem, uma taxa de R$ 29,90 por dia em aluguéis diários e R$ 14,90 por dia em aluguéis mensais. Esses valores serão incluídos na agência de retirada do veículo e adicionados ao valor final do contrato. Não há restrição de categoria para realizar a locação.
A Movida também cobra uma taxa extra para condutores entre 19 e 21 anos, mas não realiza locações para motoristas com 18 anos.
Fonte: Auto Esporte