Novo remédio aprovado pela Anvisa é indicado para controle glicêmico; especialista alerta “nem todo mundo aguenta os efeitos colaterais”

Na última semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou um novo medicamento para tratamento de diabetes tipo 2.

Segundo a agência, o remédio é indicado para ser usado como complemento à dieta e exercícios para fazer o controle glicêmico de adultos com a doença.

Trata-se do Mounjaro, que promete ser melhor do que o Ozempic para o tratamento de diabetes tipo 2. A diferença dos dois medicamentos, segundo a médica endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês Claudia Cozer, está na composição.

Toda essa classe de remédios que ajudam na saciedade e na diminuição do apetite são formados por peptídeos intestinais, ou seja, hormônios que ajudam na regulação da fome.

  • No caso do Ozempic, o princípio ativo simula a ação de apenas um hormônio, o GLP-1.
  • Já o Mounjaro tem como princípio ativo a tirzepatida, que é o primeiro receptor de dois hormônios: o GIP e o GLP-1.

“Por se tratar de dois polipeptídeos, os estudos mostraram uma maior probabilidade de saciedade e emagrecimento com o Mounjaro”, explica a endocrinologista. O GIP e o GLP-1 são neurohormônios produzidos pelo trato intestinal humano. “A gente tem essas substâncias no organismo. O que acontece é que estamos fazendo ela no laboratório e injetando no corpo para ter uma dose mais elevada e consequentemente uma sensação maior de saciedade”.

 

 

Fonte: CNN Brasil