Marca britânica deixa de oferecer o motor 3.0 de seis cilindros; visual foi atualizado

Agora marca, a Range Rover começa a dar alguns passos para se distanciar da imagem da Land Rover. Nesta segunda-feira (30), a empresa britânica lançou o Velar 2024. O SUV lançado em 2017 passou pela primeira reestilização. Para o mercado brasileiro, além do visual atualizado, uma mudança importante na gama. A única versão oferecida é a híbrida P400e. Não há mais motorização de seis cilindros a gasolina e 340 cv.

Onovo Velar Dynamic HSE custa R$ 643.950. No visual, as principais mudanças vieram na dianteira com um novo design no miolo da grade. Os faróis mantiveram o mesmo formato, mas mudou a assinatura e a iluminação, que agora é de LED pixel – composto por 67 lâmpadas pequenas que se adaptam a necessidade de uso.

Traseira perdeu emblema "Land Rover" — Foto: Divulgação

Sem Land Rover, nem botões

Na traseira, o que mais chamou atenção foi a retirada do emblema da Land Rover da tampa do porta-malas (você pode entender melhor aqui). O único local que ainda ostenta o nome da histórica fabricante é a grade dianteira. As lanternas são de LED como manda o figurino e o para-choque foi retocado para ficar mais baixo.

Internamente, a JLR apostou em um visual mais minimalista, como nos Volvo. Acabando com os exageros da cabine, o modelo não tem mais duas telas no console central e nenhum botão físico. Todos os comandos foram alocados na nova tela curva de 11,4 polegadas — a mesma de diversos outros modelos da JLR. Os porta-copos estão escondidos e a manopla do câmbio fica isolada.

Interior agora é bem mais limpo — Foto: Divulgação

Os comandos do volante estão em peças de plástico preto brilhante. Quando desligado, as luzes se apagam, e o interior fica discreto.

Como é esperado de um veículo dessa categoria, existem uma série de assistências à condução disponíveis. Frenagem automática de emergência, suspensão adaptativa, alerta de ponto cego, assistência de saída de faixa e controle de velocidade adaptativo são exemplos.

Tela de 11,4 polegadas da multimídia — Foto: Divulgação

Motorização

A cereja do bolo, claro, é que agora teremos apenas a versão híbrida plug-in. Ou seja, um motor 2.0 turbo de 300 cavalos de potência que trabalha junto de um elétrico de 143 cv. Juntos, rendem 404 cv e 65,3 kgfm de torque. O conjunto é capaz de fazer o Velar acelerar de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.

A bateria tem 19,2 kWh. É capaz de garantir uma autonomia de 64 km, em ciclo WLTP, e uma velocidade máxima de até 140 km/h. O SUV pode ser carregado na tomada e leva 2h30 para ir de 0% a 100% em um wallbox de 7 kW AC. Já em carregadores de 50 kW e corrente contínua, são necessários apenas 30 minutos para ir de 0% a 80%.

Loja de shopping

Além do lançamento do Velar 2024, a Range Rover apresentou um novo ponto de exposição de seus veículos. Até o final de dezembro, clientes poderão visitar um espaço no shopping Iguatemi, um dos mais tradicionais de São Paulo. Lá, além de um veículo exposto, é possível configurar os modelos da marca com especialistas e até fazer test-drive (de quinta a domingo).

Se tiver interesse em fechar negócio, o cliente será direcionado a uma concessionária de preferência.

Fonte: Auto Esporte