SUV médio compartilha plataforma com o Civic, mas não tem motorização híbrida

Uma das marcas que mais lançou novidades em 2023 foi a Honda. Até o começo de outubro, foram três modelos: as novas gerações de Civic e Accord e o inédita esportivo Civic Type R. Antes que o ano acabe, os japoneses resolveram apresentar o modelo que mais deve ajudar nas vendas entre os citados acima. É o ZR-V. Mas pode chamar de SUV do Civic.

Isso porque o SUV médio compartilha a plataforma e parte dos arranjos de suspensão com o sedã. Chega em versão única, importado do México para enfrentar uma legião de rivais. O preço? R$ 214.500.

Equipamentos

Cabine do Honda ZR-V é parecida com a de Civic, Accord e HR-V — Foto: Divulgação/Caio Mattos/Honda

Como de praxe na Honda, não há opcionais. E a única versão do ZR-V é bem equipada.

Há ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de 9 polegadas, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas (mas velocímetro analógico), carregador de celular por indução, teto solar, acesso por chave presencial, partida por botão, sensor de chuva, faróis full-LED com acendimento e facho alto automáticos, bancos de couro e com ajustes elétricos para o motorista, frenagem automática de emergências, alertas de ponto cego e de saída de faixa com correção no volante, controlador de velocidade adaptativo com função de parada, retrovisor fotocrômico, câmera de ré e 7 airbags.

Há alguns deslizes, contudo. A central multimídia só se conecta sem fio com celulares da Apple. E quem viaja no banco traseiro não dispõe de saídas de ventilação dedicadas ou apoio de braço central.

Motorização e consumo

Motor 2.0 do Honda ZR-V entrega 161 cv — Foto: Divulgação/Caio Mattos/Honda

O ZR-V é produzido no México com uma única motorização. E ela segue à moda antiga. Nada de turbo ou injeção direta. Mas o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros entrega números compatíveis com a categoria. São 161 cv a 6.500 rpm e 19,1 kgfm a 4.200 rpm. A Honda não divulga números de desempenho. O câmbio é sempre automático do tipo CVT. Há 7 marchas simuladas.

Apesar de não ter turbo, como nos rivais, o ZR-V consegue se equiparar à maior parte dos concorrentes no consumo de combustível, lembrando que esse motor só pode ser abastecido com gasolina. Confira na tabela abaixo:

Com quem concorre?

O segmento dos SUVs médios é um dos mais disputados (e povoados) atualmente. O ZR-V não será o mais barato da categoria, mas tampouco ocupará a faixa mais cara.

Dimensões

Visualmente, o ZR-V aparenta ser menor. Mas os números o colocam acima dos SUVs médios mais vendidos do país, Jeep Compass e Toyota Corolla. São 4,57 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,61 m de altura.

Mas no porta-malas a situação se inverte. São 389 litros, menos do que o rival japonês, que tem 440 litros.

Honda ZR-V 2024 — Foto: Divulgação/Caio Mattos/Honda

 

 

 

Fonte: Auto Esporte